Submissões

Submissões Online

Já possui um nome de utilizador/senha de acesso à revista ElingUP : Revista eletrónica de Linguística dos Estudantes da Universidade do Porto?
Acesso

Não tem nome de utilizador/senha?
Registo de utilizadores

O registo no sistema e posterior acesso ou autenticação são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Instruções para Autores

TÍTULO DO ARTIGO

Subtítulo do artigo

 

Nome e Apelido do Primeiro Autor (*)

INSTITUIÇÃO DO PRIMEIRO AUTOR (PAÍS, NA LÍNGUA DO ARTIGO)

Nome e Apelido do Segundo Autor (**)

INSTITUIÇÃO DO SEGUNDO AUTOR (PAÍS, NA LÍNGUA DO ARTIGO)

Nome e Apelido do Terceiro Autor (***)

INSTITUIÇÃO DO TERCEIRO AUTOR (PAÍS, NA LÍNGUA DO ARTIGO)

 

RESUMO. Incluir aqui um resumo do artigo na língua em que o artigo se encontra escrito, com um máximo de 100 palavras. A entrada deste parágrafo, se diferente do português, deve substituir “RESUMO” por um equivalente na língua em que o resumo estiver escrito.

PALAVRAS-CHAVE. Incluir aqui até 6 palavras-chave, na língua em que o artigo estiver escrito. A entrada deste parágrafo, se diferente do português, deve substituir “PALAVRAS-CHAVE.” por um equivalente na língua em que o artigo estiver escrito.

 

ABSTRACT. Include here an English abstract of your paper, with up to 100 words.

KEY-WORDS. Include here up to 6 key-words, in English.

 

RESUMO. Se o artigo for escrito numa língua diferente do português, incluir aqui um resumo em português, com um máximo de 100 palavras, aproximadamente.

PALAVRAS-CHAVE. Se o artigo for escrito numa língua diferente do português, incluir aqui até 6 palavras-chave, em português.

 

 

 

1 -      Título de secção de primeira ordem

 

Comece aqui o seu texto, respeitando as seguintes indicações: tipo de letra Garamond, 12 pontos, espaçamento 1,5 linhas, justificado à esquerda e à direita. Parágrafo com avanço de 1,25. Formato A4, com 2,5 cm nas margens direita, esquerda e superior, e 3,5 cm na margem inferior. Deverá usar o presente template para o seu texto, usando a opção Editar -> Colar especial -> Texto não formatado. Na formatação deve usar apenas os estilos definidos na folha de estilos deste template.

 

1.1 -    Título de secção de segunda ordem

1.1.1 -     Título de secção de terceira ordem

 

Evite subsecções de quarta ordem (p. ex., subsecções como 1.1.1.1). Todos os títulos de secção deverão ser numerados, apresentados em itálico (Garamond, 12 pontos) e antecedidos de uma linha em branco (12 pontos, espaçamento 1,5 linhas). O texto respectivo deve começar na linha imediatamente abaixo, com uma entrada de parágrafo.

Quando dois títulos de ordem diferentes forem imediatamente consecutivos, não introduza linhas em branco entre eles; respeite apenas o intervalo de uma linha em branco antes do primeiro desses títulos.

Não termine os títulos de secção com ponto final.

 

2 -      Submissão de trabalhos

 

De acordo com as normas da Revista, podem ser submetidos para publicação trabalhos de autoria de estudantes de 1.º, 2.º ou 3.º ciclos da Universidade do Porto na área das Ciências da Linguagem. O trabalho deve ser submetido eletronicamente, em versão texto (.doc, .docx, .rtf ou outra compatível com MS OfficeÔ) e PDF, à Direção da Revista para o e-mail revistaeling.up@gmail.com.

A equipa editorial remeterá posteriormente o trabalho para dois avaliadores da Comissão Científica, que se pronunciarão sobre a qualidade do texto, a pertinência da sua publicação e eventuais modificações ou correções que julguem necessárias.

No momento da submissão, os manuscritos deverão vir já formatados de acordo com as normas editoriais da Revista, conforme determinadas pelo presente documento. A Direção da Revista reserva-se o direito de não reencaminhar para os avaliadores os trabalhos que não se encontrem devidamente formatados.

 

3 -      Citações, quadros, gráficos e figuras

 

3.1 -    Citações

 

Citações curtas deverão vir incluídas no corpo do texto, entre aspas simples, conforme o seguinte exemplo:

De acordo com a definição encontrada em Carr (2008: 135), o acento primário [“primary stress”] existe somente em “languages [that] have more than one degree of word stress” [negrito do autor].

 

Citações mais extensas deverão vir isoladas do corpo do texto, em Garamond 10 pontos, espaçamento simples, com uma entrada de parágrafo ou duas entradas de parágrafo na primeira linha se, no original, corresponder a uma entrada de parágrafo também (acrescentar uma tabulação na primeira linha) e isoladas entre aspas simples (“ ”). A indicação bibliográfica da fonte da citação deve ocorrer numa linha separada, alinhada à direita, imediatamente a seguir à citação (tipo de letra: Garamond 10 pontos, espaçamento simples). Esta referência é obrigatória, mesmo que repita informação dada no corpo do texto antes da citação. Antes do início da citação e após a referência bibliográfica, deixe uma linha de intervalo (12 pontos, espaçamento 1,5 linhas). Observe o seguinte exemplo:

 

                “Passons à un autre exemple, situé celui-ci dans le domaine de la morphosyntaxe. Nous savons que le système de distinction morphologique de cas dont l’ancien français a hérité grâce à ses origines latines a perdu toute fonction à partir du 14.e siècle. Il est donc intéressant de savoir si au siècle précédent cet abandon s’était déjà annoncé dans quelques-unes des variétés de l’ancien français. ”

(Völker 2009: 53)

 

O corpo do texto deve ser retomado nesta linha, no estilo Normal indicado no início (Garamond 12 pontos, espaçamento 1,5 linhas, justificado à esquerda e à direita).

 

3.2 -    Quadros, gráficos e figuras

 

Os quadros, gráficos e figuras deverão vir inseridos no próprio texto, no lugar em que devem ocorrer. Facultativamente, poderão também ser enviados em ficheiros anexos, em formato PDF. Em caso de dúvida acerca da sua legibilidade, a Direção da Revista poderá solicitar o reenvio dos mesmos num outro formato.

Todos os quadros, gráficos e figuras deverão vir acompanhados de um título, podendo ter ainda uma legenda.

O título deve ocorrer antes do quadro, gráfico ou figura, em Garamond 11 pontos, espaçamento simples, justificado à esquerda. Antes do título: deixe uma linha em branco (12 pontos, espaçamento 1,5 linhas). O quadro, gráfico ou figura devem aparecer imediatamente a seguir ao respetivo título, sem qualquer linha de intervalo, justificados à esquerda, com um avanço de 1,25 cm.

Ordene consecutivamente os quadros, gráficos ou figuras: use letras maiúsculas do alfabeto latino para ordenar os quadros, números árabes para os gráficos e números romanos (maiúsculos) para as figuras. O número de cada quadro, gráfico ou figura, de acordo com este formato, deve ocorrer à cabeça do título, em maiúsculas, separado por um ponto final e um espaço em branco do título, com espaçamento simples.

A legenda, se existir, deve ocorrer imediatamente após o quadro, gráfico ou figura, em Garamond 10 pontos, espaçamento simples, justificado à esquerda. Nesta legenda, além de outros dados que o autor julgue convenientes, deve ser indicada a fonte da informação respetiva (através da indicação “Fonte:”). Após a legenda, ou após o quadro, gráfico ou figura (caso não haja legenda), deixe uma linha em branco (12 pontos, espaçamento 1,5 linhas) e retome o corpo do texto normalmente.

Veja os seguintes exemplos.

 

QUADRO J. Distribuição dos informantes por sexo, nas três escolas consideradas

 

Escola da Agra

Escola da Eira

Escola de Cima

Crianças do sexo masculino

10

8

14

Crianças do sexo feminino

12

9

19

 

O texto deve ser retomado nesta linha.

 

GRÁFICO 3. Número de palavras diferentes nos textos produzidos ao longo do ano letivo por crianças falantes nativas do italiano no estudo de Caramello (1972)

 

Fonte: Caramello (172: 65)

OBS.: Este gráfico reporta-se somente aos dados obtidos em língua italiana.

 

Retome aqui o texto, de acordo com as indicações gerais.

 

FIGURA IV. Exemplo de estímulo visual para a indução de palavras iniciadas pela vibrante múltipla /R/ do português

 

 

4 -      Línguas e convenções ortográficas

 

São aceites para publicação trabalhos redigidos em português, inglês, francês, espanhol e alemão.

Devem ser seguidas as normas ortográficas oficiais da língua em que o artigo se encontrar redigido. Para textos em português, poderá ser usada a ortografia portuguesa ou brasileira, desde que o seja de forma consistente ao longo de todo o texto. Para textos em inglês, poderá ser usada a ortografia britânica ou americana, desde que o seja de forma consistente ao longo de todo o texto.

Independentemente da língua em que vierem escritos, todos os artigos serão obrigatoriamente acompanhados de um resumo e de um conjunto de palavras-chave em português e em inglês.

 

5 -      Transcrição fonética

 

Adira estritamente às convenções da International Phonetic Association. Todas as transcrições fonéticas devem seguir o Alfabeto Fonético Internacional.

Use o tipo de letra IPA-samd Uclphon1 SIL Doulos L para efectuar todas as transcrições fonéticas. Este tipo pode ser descarregado gratuitamente a partir de: http://www.phon.ucl.ac.uk/home/wells/fonts.htm.

 

6 -      Símbolos e convenções

 

Explicite convenientemente todos os símbolos e convenções utilizadas, inclusive as siglas, acrónimos e outras abreviações encontradas no seu texto.

Para destacar um termo ou expressão, use itálico, negrito ou uma combinação de itálico e negrito. Não serão aceites sublinhados como forma de ênfase gráfica.

As idades dos informantes de estudos experimentais ou empíricos deverão seguir o seguinte formato: anos; meses; dias.

Exemplos de material verbal ao longo do texto devem ser numerados consecutivamente em números árabes entre parênteses curvos, eventualmente subdivididos em alíneas e eventualmente também acompanhados de um título. Estes exemplos deverão ocorrer em Garamond 11 pontos, espaço simples, com uma entrada de parágrafo, e ser antecedidos e seguidos de uma linha em branco (Garamond 12 pontos, espaçamento 1,5 linhas). Veja os seguintes exemplos.

 

(1) Construções com sujeito nulo (estilo Exemplos)

(a) Queremos saber disso.

(b) Chegaste atrasado!

(c) Tirei uma nota muito boa neste exame.

 

(1) Fomos ao cinema.

(2) Temos ido ao cinema.

(3) Íamos ao cinema.

(4) Tínhamos ido ao cinema.

(5) Já tínhamos ido ao cinema.

 

Nos trabalhos com componente experimental e/ou laboratorial, devem ser dadas todas as informações necessárias à replicação independente da investigação. Os resultados estatísticos devem ser claramente indicados, de acordo com as normas da American Psychological Association.

 

7 -      Notas de rodapé

 

Evite as notas de rodapé. Estas, quando necessárias, deverão ser numeradas consecutivamente, através de números árabes. Quando junto a um sinal de pontuação, a chamada de uma nota de rodapé deve ocorrer à esquerda desse sinal[1].

Use as notas de rodapé para referir comunicações pessoais[2].

 

8 -      Cabeçalhos e rodapés

 

Não coloque qualquer cabeçalho ou rodapé no artigo. Não pagine o artigo.

 

9 -      Referências bibliográficas

 

No corpo do texto, as indicações bibliográficas devem seguir o formato Autor (Data: Páginas). Dentro de parênteses: (Autor Data: Páginas). Assim, Belz & Kinginger (2003: 592) referem a existência de outros autores que apresentam outros pontos de vista (Savignon 1997; Hall 2001). Ao enumerar diversos trabalhos numa mesma referência, indique-os por ordem cronológica, como no exemplo que acaba de ser dado.

Use as indicações ‘ss.’ para indicar a continuação de um ponto de vista nas páginas seguintes de uma fonte referenciada (Angier 2007: 18 ss.) e passim para referir um ponto de vista recorrente numa dada obra (Chomsky 1965: 20 e passim; Chomsky 1992: passim).

Artigos com dois coautores devem ser referidos, no corpo do texto, separando os dois autores por ‘&’ (Chomsky & Halle 1968). Artigos com três ou mais autores: na primeira referência, deverão ser citados todos os coautores, separados por vírgula até ao penúltimo e separando o penúltimo e o último por ‘&’ (Miller, Brugman, Sands, Namaseb, Exter & Collins 2009). A partir da segunda ocorrência, indicar o primeiro coautor seguido de ‘et al.’ (em itálico): Miller et al. (2000).

 

10 -  Formatação

 

Siga o presente template para formatar o seu manuscrito, colando diretamente o seu texto nas diversas secções deste documento. Dentro do possível, use apenas os formatos disponibilizados.

 

Agradecimentos

Eventuais agradecimentos devem ocorrer numa secção não numerada, imediatamente antes da lista final de referências. Tipo de letra: Garamond 12 pontos, espaçamento simples, justificado à esquerda e à direita. O título da secção em negrito, alinhado à esquerda, precedido de uma linha em branco (Garamond 12 pontos, espaçamento 1,5 linhas (estilo Normal). Não exceda um parágrafo. Inclua aqui eventuais menções a entidades financiadoras da investigação que dá origem ao artigo publicado (estilo Agradecimentos)

 

 

 

Referências

A secção final do seu texto deve ser a lista final de referências. Inclua aqui todos os trabalhos referidos no texto, e somente estes; verifique cuidadosamente que todos os trabalhos referidos no texto são corretamente referenciados na lista final e vice-versa. Esta secção não é numerada e é antecedida pelo título ‘Referências’: Garamond 12 pontos, versaletes (“maiúsculas pequenas”), negrito, alinhado à esquerda. Deixe três linhas de intervalo antes deste título (Garamond 12 pontos, espaçamento 1,5 linhas (estilo Normal).

A primeira referência deve ocorrer imediatamente após o título da secção (estilo Referências).

Ao longo de toda a secção: Garamond 12 pontos, espaço simples, justificado à esquerda e à direita, com indentação de parágrafo (“pendente”).

Siga as normas formais constantes desta secção.

Os títulos devem ser ordenados alfabeticamente; trabalhos do mesmo autor devem ser ordenados cronologicamente. Trabalhos do mesmo autor publicados no mesmo ano devem ser referidos, no texto e na lista final de referências, sendo ordenandos consecutivamente com minúsculas latinas a seguir à data (1981a, 1981b, 1981c).

Não use ‘&’ nem ‘et al.’ na lista final de referências.

As diferentes entradas não são separadas por nenhuma linha de intervalo.

Livros:

Moeschler, J.; Auchlin, A. (2009). Introduction à la linguistique contemporaine. 3.e édition. Paris: Armand Colin.

 

Capítulos incluídos em obras coletivas.

Cormier, L. S. (1985). Action responses. In Interview strategies for helpers (2nd ed., pp. 114-118, 121). Monterey, CA: Brooks.

 

Não inclua na lista de referências, como entradas à parte, os volumes coletivos de que são retirados capítulos referidos autonomamente, a menos que um volume coletivo seja objeto de referência direta no próprio texto. Neste caso, e só neste caso, use o seguinte formato:

Spencer, A.; Zwicky, A. M. (Eds.). 2001. The Handbook of Morphology. Cambridge: Blackwell.

 

Artigos publicados em revistas científicas:

DiCanio, C. 2009. The phonetics of register in Takhian Thong Chong. Journal of the International Phonetic Association 39(2): 162-188.

 

Comunicações em atas de congressos:

Castelo, A. 2005. O léxico de alguns adolescentes da zona de Lisboa. Actas do XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL/Colibri, 323-333.

 

Dissertações, manuscritos, textos inéditos ou sem circulação editorial:

Oliveira, C. A. M. 2009. Do grafema ao gesto. Contributos linguísticos para um sistema de síntese de base articulatória. Dissertação de doutoramento, Universidade de Aveiro.

 

Documentos disponíveis na internet, com publicação anterior ou simultânea em papel:

Lacerda, F.; Sundberg, U. 2006. An Ecological Theory of language Acquisition. Linguística 1(1): 53-106. Disponível na Internet em: http://......, acedido em 27.12.2009.

 

Documentos disponíveis na internet, sem publicação em papel:

Comanescu, F. 2008. Pour une approche discursive des verbes supports: le cas de faire. Romanitas 3(1). http://romanitas.uprrp.edu/english/volumen3/comanescu.html, acedido em 27.12.2009.

 

 



[1] As notas de rodapé devem vir em Garamond 10 pontos, espaço simples, justificadas à esquerda e à direita. Devem ocorrer na mesma página de onde são chamadas.

[2]Segundo F. Matthias (c.p.), o copta admitia codas ramificadas na sua fonologia.

TÍTULO DO ARTIGO

Subtítulo do artigo

 

Nome e Apelido do Primeiro Autor (*)

INSTITUIÇÃO DO PRIMEIRO AUTOR (PAÍS, NA LÍNGUA DO ARTIGO)

Nome e Apelido do Segundo Autor (**)

INSTITUIÇÃO DO SEGUNDO AUTOR (PAÍS, NA LÍNGUA DO ARTIGO)

Nome e Apelido do Terceiro Autor (***)

INSTITUIÇÃO DO TERCEIRO AUTOR (PAÍS, NA LÍNGUA DO ARTIGO)

 

RESUMO. Incluir aqui um resumo do artigo na língua em que o artigo se encontra escrito, com um máximo de 100 palavras. A entrada deste parágrafo, se diferente do português, deve substituir “RESUMO” por um equivalente na língua em que o resumo estiver escrito.

PALAVRAS-CHAVE. Incluir aqui até 6 palavras-chave, na língua em que o artigo estiver escrito. A entrada deste parágrafo, se diferente do português, deve substituir “PALAVRAS-CHAVE.” por um equivalente na língua em que o artigo estiver escrito.

 

ABSTRACT. Include here an English abstract of your paper, with up to 100 words.

KEY-WORDS. Include here up to 6 key-words, in English.

 

RESUMO. Se o artigo for escrito numa língua diferente do português, incluir aqui um resumo em português, com um máximo de 100 palavras, aproximadamente.

PALAVRAS-CHAVE. Se o artigo for escrito numa língua diferente do português, incluir aqui até 6 palavras-chave, em português.

 

 

 

1 -      Título de secção de primeira ordem

 

Comece aqui o seu texto, respeitando as seguintes indicações: tipo de letra Garamond, 12 pontos, espaçamento 1,5 linhas, justificado à esquerda e à direita. Parágrafo com avanço de 1,25. Formato A4, com 2,5 cm nas margens direita, esquerda e superior, e 3,5 cm na margem inferior. Deverá usar o presente template para o seu texto, usando a opção Editar -> Colar especial -> Texto não formatado. Na formatação deve usar apenas os estilos definidos na folha de estilos deste template.

 

1.1 -    Título de secção de segunda ordem

1.1.1 -     Título de secção de terceira ordem

 

Evite subsecções de quarta ordem (p. ex., subsecções como 1.1.1.1). Todos os títulos de secção deverão ser numerados, apresentados em itálico (Garamond, 12 pontos) e antecedidos de uma linha em branco (12 pontos, espaçamento 1,5 linhas). O texto respectivo deve começar na linha imediatamente abaixo, com uma entrada de parágrafo.

Quando dois títulos de ordem diferentes forem imediatamente consecutivos, não introduza linhas em branco entre eles; respeite apenas o intervalo de uma linha em branco antes do primeiro desses títulos.

Não termine os títulos de secção com ponto final.

 

2 -      

 

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram fornecidas quando disponíveis.
  4. O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (excepto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma secção com revisão por pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Revisão Cega por Pares foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.