APLICAÇÃO DO MODELO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO PARA LEITURA DE FACETAS DA MISSÃO SOCIAL DA BIBLIOTECA PÚBLICA: estudo no Facebook e nos sítios Web de bibliotecas portuguesas

Luísa Alvim

Resumo


Apresenta-se neste trabalho o desenvolvimento e a aplicação de um modelo de análise de conteúdo para observação de facetas relativas à missão social da biblioteca pública nas páginas do Facebook e em sítios Web. O modelo apresentado é original e foi desenvolvido a partir da revisão de literatura. Foram concebidas quatro categorias de análise Gerar capital social e coesão social, Consolidar a democracia e a cidadania, Inclusão social e digital e Combater as iliteracias. O modelo permitiu a recolha e análise de dados aplicados a um caso de estudo constituído por 99 bibliotecas públicas portuguesas com página no Facebook em 2014. Com este modelo de análise de conteúdo fez-se a observação das facetas da missão social e fez-se a leitura de ações com facetas sociais na página do Facebook e dos sítios Web das bibliotecas públicas. No final discutem-se em paralelo os resultados da observação das páginas do Facebook das bibliotecas e dos sítios Web. A conclusão geral e mais imediata é que as 99 bibliotecas públicas no Facebook e os sítios Web publicam raramente ações de caráter social, sendo os resultados pouco satisfatórios. As bibliotecas públicas portuguesas destacam-se substancialmente em ações na categoria Gerar capital social e coesão social.

Palavras-chave: Facebook; Métodos qualitativo e quantitativo; Missão social da biblioteca pública; Modelo de análise de conteúdo


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