MÍDIA SOCIAL NAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: o caso do Twitter nas Universidades Católica e Federal Rural de Pernambuco

Diego Salcedo, Riane Alves

Resumo


No Brasil, as bibliotecas universitárias são maioria dentre todos os tipos. Uma forma de aproximar-se ao público é adaptar-se às ferramentas da web 2.0, considerada a segunda geração e caracterizada por participação e compartilhamento ativos dos interagentes. O Twitter é uma mídia social inserida nessa geração e é o foco deste artigo. Duas entrevistas foram feitas com bibliotecários-chefes de duas grandes universidades do Recife, a Católica de Pernambuco e a Federal Rural de Pernambuco. Foram analisados os serviços oferecidos, os posicionamentos dos bibliotecários diante da geração atual, o uso do Twitter e as mudanças no relacionamento bibliotecário/interagente. A pesquisa concluiu que é positiva a utilização do Twitter nas bibliotecas universitárias, indica a sua utilização pela Biblioteca Central da Federal Rural de Pernambuco e indica a necessidade de sensibilização e estímulo sobre a temática junto aos bibliotecários que atuam em bibliotecas universitárias públicas e privadas.

Palavras-chave: Biblioteca; Mídia Social; Twitter; Universidade


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