Ensino e divulgação em organização do conhecimento com o apoio de mídias sociais

Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos

Resumo


Aborda o uso de mídias sociais como ferramenta para apoiar o ensino de Biblioteconomia e a difusão da informação para estudantes e bibliotecários, considerando os benefícios destes recursos no ensino superior e as demandas para interação e compartilhamento de informação. Mostra três blogues sobre construção de linguagem documentária, linguística documentária e indexação, e um microblogue sobre indexação e linguagem documentária, ferramentas e mídias sociais em temas de disciplinas na área de Organização do Conhecimento. Considerou-se a premissa que estudantes nativos digitais têm aprendizagem facilitada pela utilização dos ambientes de compartilhamento com que os estudantes estão acostumados. Apresenta pesquisa bibliográfica realizada, o acesso a estas mídias sociais, incluindo a definição de diretrizes de conteúdo e análise temática dos compartilhamentos. A pesquisa na literatura sobre o uso das ferramentas no ensino superior buscou identificar formas de melhorar a experiência dos alunos e oferecer subsídios para ampliar a participação dos estudantes.

Palavras-chave: Ensino em Biblioteconomia; Mídias Sociais; Organização do Conhecimento; Participação de estudantes


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Copyright © 2013 | CIC.Digital (Porto) | Contacto: gabinete_ab@hotmail.com | ISSN 0873-5670 | eISSN 2183-6671 | D.O.I. 10.21747/21836671/pag