O impacto do uso generalizado das TIC (tecnologias da informação e comunicação) no conceito de documento ensaio analítico-crítico (i)

Armando Malheiro da Silva

Resumo


Na consolidação e desenvolvimentos das ciências, é crucial a atenção dispensada à base teórico-metodológica, em que ganha especial relevo a precisão de conceitos gerais e operatórios, relevantes tanto para a delimitação como para a indagação rigorosa do objeto de estudo. Esta premissa é válida para as ciências em geral e, muito particularmente, para aquelas que atravessam, por razões várias, dificuldades de ordem paradigmática. As Ciências da Comunicação e Informação constituem uma interdisciplina atravessada por esse tipo de crise e, nomeadamente, a Ciência da Informação, tendo em conta que esta precisa, entre outras urgências, de se ajustar a um paradigma emergente pós-custodial, informacional e científico, dentro do qual se impõe reexaminar noções centrais como a de informação e de documento em contraponto à generalização do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s), expressão demasiado genérica e vaga e, por conseguinte, de emprego pouco ou nada proveitoso em nível científico. Associados às TIC andam conceitos introduzidos pela Informática e pelas Ciências da Computação, como o de objeto digital, que os profissionais da informação têm se apressado em adotar e cujas implicações epistemológicas são óbvias, e,  inevitavelmente,  um debate em torno de conceções como a de Paul Otlet sobre documentação,  com desenvolvimentos em Espanha no último quartel do séc. XX,  e a teoria geral de informação e comunicação,  lançada por um dos pais das Ciências da Informação e Comunicação em França, Robert Escarpit, em cuja escola se filia Yves Jeanneret, autor de um sugestivo e provocador livro: Y-a-t-il vraiment des tecnologies de l’information? (2ª ed., 2007). Neste artigo parte-se da análise crítica de alguns conceitos-chave e das mencionadas conceções,  tendo em vista uma perspetiva geral que ajude a reforçar a capacidade da CI, em particular, e das CCI em geral, de melhor se ajustar à complexidade dos temas e problemas que importa explorar na Era da Informação em que plenamente já estamos.

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.




Copyright © 2005 | CIC.DIGITAL-Porto | PRISMA.COM | ISSN 1646-3153  | DOI 10.21747/16463153 | Contacto: prisma.com@letras.up.pt 

 

  

Lista da Revistas