O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PELOS MUSEUS
COMENTÁRIO AOS RESULTADOS GLOBAIS DE UM ESTUDO DE PÚBLICOS REALIZADO EM SETE MUSEUS NACIONAIS EM PORTUGAL
Palavras-chave:
Museus; Museologia; Comunicação; Tecnologias Digitais; Estudos SociaisResumo
Enquanto instituições sociais, os museus desenvolvem uma ação de proximidade com o ambiente que os rodeia. Operando numa lógica de diálogo direto com as necessidades e interesses dos seus participantes, estas instituições representam um reflexo dos ambientes sociais, culturais, económicos, tecnológicos e políticos nos quais se inserem. Como consequência, no seu espaço coabitam noções que, por vezes conflituantes, sustentam os conceitos de tradição, transição e mudança. Deste modo, no contexto da sua história recente, os museus têm sido progressivamente marcados por um ambiente epistemológico e operativo sustentado no uso transversal das tecnologias digitais. A postura que estas instituições adotam face a estas ferramentas, encontra, de um modo geral, reflexos na relação que estabelecem com a sociedade contemporânea. Deste ponto de vista, analisar os impactos sociais do uso das tecnologias digitais pelos museus significa compreender de que forma estas tecnologias podem ou não favorecer a relação que os museus estabelecem com os seus públicos. Assim, procurando apresentar um comentário aos resultados de um estudo de públicos realizado em sete Museus Nacionais em Portugal, esta reflexão visa contribuir para o debate sobre papel do digital na potenciação da comunicação dos museus e da sua perceção junto da sociedade.
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