PROFISSIONAIS DE CONFIANÇA OU FUNCIONÁRIOS DISPENSÁVEIS?
EXPLORANDO AS FONTES DE TENSÃO ENTRE OS PROFESSORES DE UMA ESCOLA SECUNDÁRIA DE ELITE
Palavras-chave:
Ensino; Professores; Interações família-escola; Escolas PrivadasResumo
Neste estudo qualitativo, examino as fontes de tensão entre os professores da Richmond Academy of Science (a Academia) – uma das mais exclusivas escolas internacionais de inglês em Bangalore, uma cidade no sudoeste da Índia. Abordo a seguinte questão: Como é que a posição da Academia, como uma das principais escolas internacionais, influencia as interações dos professores com os aluno, os pais e os administradores? A análise das entrevistas com 24 professores da Academia indica que os aspectos estruturais da escola, como a sua dependência do recrutamento de alunos de famílias com mais recursos económicos, influenciam a forma como os alunos, os pais e os administradores interagem com os professores. Nalguns casos, os professores são tratados como profissionais de confiança cujas opiniões são valorizadas, enquanto noutros casos, são tratados como funcionários dispensáveis cujo trabalho envolve cumprir os objectivos estabelecidos por outros – nomeadamente os pais e os administradores seniores. As tentativas dos professores para satisfazer estas expectativas contraditórias levam a uma tensão de papéis, que eles exprimem sob a forma de resignação e frustração. Questionar como os professores de uma escola de elite vivenciam o seu trabalho fornece uma visão importante de como as caraterísticas estruturais das escolas e o comportamento dos principais intervenientes moldam as experiências profissionais dos professores.
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