https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/issue/feed Linguarum Arena 2025-02-06T10:18:19+00:00 Isabel Margarida Duarte iduarte@letras.up.pt Open Journal Systems <p>A Linguarum Arena. Revista do Programa Doutoral em Didática de Línguas da Universidade do Portoiniciou a sua edição em 2010. Na qualidade de revista científica, tem como objetivo principal a divulgação de trabalhos sobre a didática de línguas que primam pela qualidade e pela relevância, em termos teóricos e empíricos. É, igualmente, um espaço que inclui os contributos provenientes de outras áreas disciplinares afins à didática de línguas.</p> https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/14856 Volume completo 2025-02-06T10:18:19+00:00 Revista Linguarum iduarte@letras.up.pt <p>.</p> 2025-02-06T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2024 Revista Linguarum https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/14787 Editorial 2025-01-20T16:16:48+00:00 Isabel Margarida Duarte iduarte@letras.up.pt Maria de Fátima Outeirinho iduarte@letras.up.pt Rogelio Ponce de León iduarte@letras.up.pt <p>.</p> 2025-01-21T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2025 Isabel Margarida Duarte, Maria de Fátima Outeirinho, Rogelio Ponce de León https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/14796 Sérgio Duarte Julião da Silva. Atividades de Literatura Brasileira: para o ensino de Português Língua Adicional / Português para Estrangeiros. Rio de Janeiro: Editora Telha, 2023. 162 pp. ISBN: 978-65-5412-242-9. 2025-01-21T10:02:50+00:00 Daniel Ferreira iduarte@letras.up.pt <p>.</p> 2025-01-21T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2025 Daniel Ferreira https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/14797 María del Carmen Méndez Santos, 101 preguntas para ser profe de ELE. Introducción a la lingüística aplicada para la enseñanza de español, Madrid, Edinumen, 2021. 247 pp. ISBN: 978-84-91793-86-1 2025-01-21T10:05:35+00:00 Silvia Collado Cabeza iduarte@letras.up.pt <p>.</p> 2025-01-21T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2025 Silvia Collado Cabeza https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/14788 A cópia escolar enquanto atividade parcialmente atenuante de incorreções caligráficas na alfabetização 2025-01-20T16:23:29+00:00 Wagner Ferreira Angelo iduarte@letras.up.pt Dalva Maria Alves Godoy iduarte@letras.up.pt Leonor Scliar-Cabral iduarte@letras.up.pt Vera Wannmacher Pereira iduarte@letras.up.pt <p>É sabido que a escrita de um texto pode ser comprometida pela<br>falta de domínio de um redator em níveis mais elementares da escrita, como<br>a produção das letras do alfabeto. Por essa razão, atividades pedagógicas são<br>selecionadas por professores como um meio de trabalhar o aprendizado da<br>produção das letras, a exemplo da cópia. Com base nessa reflexão, neste artigo<br>é verificada a recorrência/persistência de falhas no registro dos traços<br>invariantes que diferenciam as letras entre si, do alfabeto latino, o que ocasiona<br>a escrita de palavras inadequadas, ou até inexistentes no léxico, produzidas<br>por alfabetizandos expostos tão somente à prática da cópia mecânica<br>de textos colocados na lousa por professores dos 1.º ao 2º. anos do Ensino<br>Fundamental. Para tanto, 86 crianças de três escolas públicas de Florianópolis,<br>Santa Catarina, foram avaliadas quanto à qualidade dos traços invariantes<br>que distinguem entre si as 26 letras do alfabeto latino, contabilizando-se as incorreções<br>em tais traços, em três momentos durante os 1.º e 2.º anos. A análise<br>quantitativa dos dados demonstrou que algumas incorreções, relacionadas<br>aos traços invariantes das letras, observadas ao final do 1.º ano persistiram ao<br>final do 2º. ano. Apesar desse resultado, observou-se que houve uma evolução<br>nos desempenhos do final do 1.º ano à metade do 2.º ano, com decréscimo<br>ao final do 2.º ano. Esse resultado mostra o quanto a prática da cópia textual<br>não retém de forma permanente a aprendizagem dos gestos manuais capazes<br>de garantir a escrita das letras sem falhas, em crianças em processo inicial de<br>alfabetização.</p> 2025-01-21T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2025 Wagner Ferreira Angelo, Dalva Maria Alves Godoy, Leonor Scliar-Cabral, Vera Wannmacher Pereira https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/14789 A escrita como pilar da oralidade planeada em português L2 2025-01-21T09:24:59+00:00 Catarina Oliveira de Araujo iduarte@letras.up.pt Ângela Filipe Lopes iduarte@letras.up.pt <p>No âmbito da aprendizagem de línguas, observa-se uma expectativa<br>recorrente, por parte dos aprendentes, para desenvolver e alcançar melhores<br>resultados com relação à produção oral. No entanto, reconhecemos que<br>a aprendizagem da L2 se torna mais completa quando as capacidades linguísticas<br>estão bem integradas durante esse processo. Partindo desse ponto,<br>consideramos que, em um contexto de ensino online de português L2, poderíamos<br>auxiliar a uma produção oral mais fluida e estruturada, isto é, com<br>uma redução das pausas e hesitações, bem como a ampliação do repertório<br>linguístico, a partir do contributo da escrita, visto que ambas são expressões<br>comunicativas com domínios similares e complementares (Marcuschi 2010). A<br>fim de construir uma estratégia didática para atingir tal objetivo, estabelecemos<br>parâmetros para avaliar, no nível intermediário (B1), a oralidade planeada<br>e não-planeada, dando foco às pausas no discurso oral (Goldman-Eisler 1968;<br>Scliar-Cabral 1991) e, com relação à escrita, o conceito de densidade de ideias<br>(Snowdon 1999; Kemper 2001; Lopes 2020, 2021). Por fim, constatamos que as<br>aprendentes atingiram desempenhos orais mais fluentes, embora sejam variáveis.<br>Essa variabilidade pode resultar da relação desigual com a leitura-escrita,<br>seja em L1 ou em L2, como também de outras diferenças interindividuais<br>(Krashen 1985; Ellis 1994; Cook 2002; Dewaele 2002).</p> 2025-01-21T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2025 Catarina Oliveira de Araujo, Ângela Filipe Lopes https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/14791 Erros ortográficos no presente em professores do futuro 2025-01-21T09:41:15+00:00 José António Costa iduarte@letras.up.pt Inês Oliveira iduarte@letras.up.pt Joana Querido iduarte@letras.up.pt Ana Sofia Lopes iduarte@letras.up.pt <p>A escrita corresponde a uma atividade linguística complexa e envolve<br>o domínio das competências gráfica, ortográfica e compositiva, que se<br>pressupõe que tenha sido alcançado até ao final da escolaridade obrigatória.<br>Direcionando a atenção para a competência ortográfica, aquela que se encontra<br>em relevo no presente artigo, importa referir que o seu desenvolvimento é<br>essencial para qualquer indivíduo, porém a sua preponderância aumenta sobejamente<br>no caso de futuros professores, que se assumem como responsáveis<br>por garantir a sistematização do conhecimento das convenções ortográficas.<br>Assim, foi desenvolvido um estudo na Escola Superior de Educação do Instituto<br>Politécnico do Porto, que procurou i) avaliar o nível de estabilização<br>da competência ortográfica dos estudantes à entrada no Ensino Superior (ES);<br>ii) apurar o tipo de erros ortográficos mais recorrentes no nível de ensino em<br>destaque; e iii) verificar a existência de uma relação entre a frequência de erros<br>e o curso do Ensino Secundário frequentado pelos estudantes. Para cumprir<br>estes objetivos, procedeu-se ao levantamento e à análise das incorreções ortográficas<br>presentes em 104 provas de avaliação da unidade curricular Gramática<br>da Comunicação, do 1.º ano da Licenciatura em Educação Básica. Os resultados<br>confirmam que as fragilidades no desempenho ortográfico persistem no ES,<br>situando-se com maior preponderância ao nível das regras de correspondência<br>grafema-fonema e da acentuação gráfica.</p> 2025-01-21T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2025 José António Costa, Inês Oliveira, Joana Querido, Ana Sofia Lopes https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/14792 The different faces of multilinguality 2025-01-21T09:44:12+00:00 Danuta Gabryś-Barker iduarte@letras.up.pt <p>One of the important factors in foreign language teachers’ development<br>is their ability to reflect on educational processes they are involved in<br>and also on themselves as not only teachers but also language learners and<br>users (Gabryś-Barker 2012). The present paper discusses the importance of<br>understanding the different dimensions of the concepts of multilingualism<br>and multilinguality in the educational context and more precisely, in foreign<br>language teacher training. The overview of studies that were carried out as<br>a way of raising awareness of future teachers of English and other foreign<br>languages is presented here as a part of teacher training programmes run<br>at the University of Silesia within the module of research project. The conclusions<br>and implications drawn from the research exemplify how future<br>teachers’ multilingual awareness can contribute not only to their individual<br>multilinguality but foremost to their professional development as teachers of<br>multilingual learners.</p> 2025-01-21T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2025 Danuta Gabryś-Barker https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/14793 Manuais didáticos em Moçambique 2025-01-21T09:49:19+00:00 Vasco Magona iduarte@letras.up.pt <p>Este artigo apresenta um panorama geral da produção de manuais<br>didáticos de/em línguas moçambicanas para o ensino bilingue em Moçambique,<br>com enfâse nos modelos e procedimentos de conceção do livro escolar do<br>1.º ciclo do ensino primário (1.ª a 3.ª classes). A pesquisa adota uma abordagem<br>metodológica qualitativa (Kalthoff, 2013), de cunho etnográfico (Jankowsk &amp;<br>Wester, 1995[1991]), na vertente da etnografia linguística (Copland 2011; Maybin<br>&amp; Tusting, 2011; Shaw, Copland &amp; Snell, 2015). Os resultados do presente<br>estudo sugerem, entre outros aspetos, o uso, nas diferentes fases da historiografia<br>do manual didático e, pelos diferentes atores da cadeia livreira moçambicana<br>de, pelo menos, dois modelos de conceção do livro que pressupõem<br>perspetivas antagónicas de produção, nomeadamente, (i) modelo da Edição<br>do Estado e, (ii) modelo da Autorização Prévia. O primeiro, praticado pelo<br>Estado, toma como estratégia basilar o uso do proto-livro. Em contraste, o segundo<br>modelo, adotado pelas ONGs e pelas Agências Internacionais, consiste<br>na conceção da edição de classe a partir do manuscrito na língua moçambicana-<br>alvo.</p> 2025-01-21T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2025 Vasco Magona https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/14794 Áreas de estudo da didática do francês investigadas pelos professores em formação inicial na Faculdade de Letras do Porto 2025-01-21T09:55:22+00:00 Manuela Duarte Teixeira iduarte@letras.up.pt <p>Este estudo tem como principal objetivo realizar um levantamento<br>das competências, da área da didática do francês língua estrangeira, privilegiadas<br>pelos professores estagiários aquando da escolha do objeto de estudo<br>de investigação-ação durante o ano de estágio. O estudo analisa os conteúdos<br>dos relatórios de estágio produzidos e defendidos pelos professores em formação<br>inicial, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no âmbito<br>do mestrado em ensino com componente de língua francesa do Ensino Básico<br>e Secundário. Na análise realizada, observámos quais as estratégias de ensino<br>a que os estagiários mais recorrem, ao serviço de que atividades linguísticas<br>determinadas estratégias aparecem mais vezes, e quais os recursos e materiais<br>didáticos mais utilizados. Identificamos os relatórios que fazem referência<br>direta a conceitos do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR), as<br>dificuldades e os problemas detetados pelos estagiários que fundamentam a<br>escolha do tema de investigação e a justificação da estratégia implementada.<br>Deparámo-nos com o fator motivação na maioria dos relatórios e reparámos<br>na ausência de certas estratégias e recursos que poderiam estar ao serviço da<br>motivação.</p> 2025-01-21T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2025 Manuela Duarte Teixeira https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/14795 A aplicabilidade do conceito de Projeto Didático de Gênero no ensino básico 2025-01-21T09:59:57+00:00 Luciano Magnoni Tocaia iduarte@letras.up.pt André Alexandre Santos Tavares iduarte@letras.up.pt <p>Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa<br>(Tavares, 2024) sobre o aprendizado da produção escrita em aulas de Língua<br>Portuguesa em uma escola particular brasileira, assumindo o lugar fundamental<br>da escrita como instrumento para o desenvolvimento de capacidades de<br>linguagem (Schneuwly; Dolz, 2004). Para tanto, o estudo se baseia nas propostas<br>teórico-metodológicas desenvolvidas no quadro do interacionismo sociodiscursivo<br>(ISD), de acordo com a perspectiva de Bronckart (2007, 2021),<br>no uso dos gêneros textuais no ensino-aprendizagem de línguas (Schneuwly;<br>Dolz, 2004; Tocaia e Lousada, 2024) e no desenvolvimento do Projeto Didático<br>de Gênero (Guimarães; Kersch, 2012, 2014, 2015) como proposta metodológica<br>para o ensino do gênero textual miniconto. Metodologicamente, a pesquisa<br>consiste em analisar duas produções escritas iniciais e duas produções escritas<br>finais do gênero miniconto realizadas por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental<br>II, de acordo com as categorias propostas pelo modelo de análise de<br>textos do ISD e com o modelo didático de gênero elaborado. A partir dos textos<br>produzidos e analisados, podemos verificar como se efetuam o desenvolvimento<br>e a apropriação das capacidades de linguagem (de ação, discursivas<br>e linguístico-discursivas) pelos estudantes durante a execução das atividades<br>propostas nos módulos que organizam o projeto didático apresentado. Os resultados<br>apontam para a eficácia desta metodologia de trabalho tanto para o<br>desenvolvimento das capacidades de linguagem quanto para o aprendizado<br>de produção textual escrita em Língua Portuguesa na educação básica.</p> 2025-01-21T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2025 Luciano Magnoni Tocaia, André Alexandre Santos Tavares