Linguarum Arena https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena <p>A Linguarum Arena. Revista do Programa Doutoral em Didática de Línguas da Universidade do Portoiniciou a sua edição em 2010. Na qualidade de revista científica, tem como objetivo principal a divulgação de trabalhos sobre a didática de línguas que primam pela qualidade e pela relevância, em termos teóricos e empíricos. É, igualmente, um espaço que inclui os contributos provenientes de outras áreas disciplinares afins à didática de línguas.</p> pt-PT iduarte@letras.up.pt (Isabel Margarida Duarte) mselas@letras.up.pt (Mariana Selas) Mon, 13 Dec 2021 00:00:00 +0000 OJS 3.3.0.3 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Ensino e crenças https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11045 <p>Tomando como ponto de partida a reflexão em torno das práticas<br>de ensino do Português Língua Estrangeira (PLE)1 que o professor deve<br>realizar, no âmbito da sua atividade docente, centrar-nos-mos no papel que o<br>contexto socioeducativo exerce na prática de ensino do Português em Macau.<br>Mais concretamente, analisaremos as propostas que têm surgido no Território<br>a defender a adoção de metodologias de ensino baseadas em crenças que se<br>formaram em relação ao aprendente chinês. Veremos como na origem dessas<br>crenças está em grande medida a política educativa implementada na anterior<br>administração, que contribuiu para a segmentação e hieraquização das várias<br>comunidades, com ênfase para a portuguesa e a chinesa. E procuraremos,<br>através da realização de um pequeno estudo de caso, aferir da sua presença e<br>relevância na aula de PLE.</p> João Paulo Pereira Direitos de Autor (c) 2021 João Paulo Pereira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11045 Mon, 13 Dec 2021 00:00:00 +0000 Propuesta didáctica https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11046 <p>.</p> Patrícia Fernández Martín Direitos de Autor (c) 2021 Patrícia Fernández Martín https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11046 Mon, 13 Dec 2021 00:00:00 +0000 Atenuação de atos de fala diretivos em livros de PLE https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11047 <p>Neste trabalho é analisado um tipo pragmático específico de<br>estratégias de atenuação de solicitações (ordens e pedidos) nos diálogos<br>de dois livros didáticos de português para estrangeiros, os procedimentos<br>acompanhantes, tal como classificados por Kerbrat-Orecchioni (2005, 2006). O<br>trabalho se fundamenta na teoria dos atos de fala (Austin, 1962/1990; Searle,<br>1979/2002), nos conceitos de face, de Goffman (1967/1980) e de polidez positiva<br>e negativa, de Brown e Levinson (1987). Os resultados mostraram que as<br>estratégias de atenuação incluíram não apenas recursos lexicais, mas também<br>procedimentos de reformulação do enunciado e que o uso de moderadores, do<br>tipo “por favor” estava entre os recursos lexicais de atenuação mais utilizados.<br>Os resultados assinalam ainda deficiências no tratamento pragmático da<br>questão nos livros analisados.</p> Patrícia Mariano Marcos, Paulo Pinheiro-Correa Direitos de Autor (c) 2021 Patrícia Mariano Marcos, Paulo Pinheiro-Correa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11047 Mon, 13 Dec 2021 00:00:00 +0000 A densidade de ideias e a complexidade gramatical na avaliação da produção escrita em português L2 https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11038 <p>A avaliação da produção escrita em L2 de nível avançado é de<br>difícil quantificação, como também são os objetivos estabelecidos para<br>esta competência no mesmo nível. A correção não é suficiente. Procura-se a<br>qualidade da escrita, traduzida na precisão e na riqueza lexicais, bem como<br>na complexidade frásica. No sentido de medir estas características da escrita<br>sofisticada, propõem-se a Densidade de Ideias e a Complexidade Gramatical<br>como parâmetros de avaliação da escrita já explorados por Snowdon et al.<br>(1996) e por Kemper et al. (2001) no âmbito do Nun Study (Snowdon 2001). A<br>sua aplicação ao contexto da aprendizagem do português L2 no nível avançado<br>(C1/C2) é feita no sentido de estudar a natureza das frases produzidas em<br>duas tarefas de produção escrita: uma síntese e uma réplica. Verificou-se,<br>em primeiro lugar, uma variabilidade elevada nos resultados que decorre<br>da heterogeneidade do grupo de estudantes em questão. Em segundo lugar,<br>ambas as medidas evidenciaram uma associação significativa em ambas as<br>tarefas de escrita, levando a concluir que quem escrever com riqueza e precisão<br>lexicais produzirá também frases de complexidade gramatical mais elevada.<br>Por último, verificou-se a influência da leitura sobre a escrita, na medida em<br>que os estudantes que leem por hábito são aqueles que obtiveram marcas mais<br>elevadas nos dois parâmetros medidos.</p> Ângela Filipe Lopes Direitos de Autor (c) 2021 Ângela Filipe Lopes https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11038 Mon, 13 Dec 2021 00:00:00 +0000 O texto literário na aula de PLE https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11039 <p>O uso do texto literário resulta em estratégias extremamente<br>produtivas para a aula de língua estrangeira. O recurso a este material ocasiona<br>uma oportunidade única para a prática reflexiva sobre a língua-cultura-alvo e,<br>consequentemente, viabiliza o treino de competências não somente linguísticas<br>como, ainda, cognitivas, estéticas, culturais, sociais e humanas (Conselho da<br>Europa 2001, 2018). A partir destes pressupostos, o estudo em apreço visa a<br>promoção do texto literário no contexto de ensino-aprendizagem de Português<br>Língua Estrangeira (PLE) e, para o efeito, segue-se a problematização de<br>algumas teorias e práticas. No final, sugere-se uma proposta de didatização<br>de “Bibliotecas”, conto da autoria de Valter Hugo Mãe, como sugestão para a<br>introdução do texto literário na aula de PLE.</p> Daniel Ferreira, Isabel Margarida Duarte Direitos de Autor (c) 2021 Daniel Ferreira, Isabel Margarida Duarte https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11039 Mon, 13 Dec 2021 00:00:00 +0000 Identifying and supporting reflection in pre-service teacher education https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11040 <p>It is widely accepted that reflection and reflective practices are<br />necessary components of teacher education programmes. However, these<br />are not always explored or even fully understood by the very people who are<br />expected to reflect – the student-teachers themselves. Support for these practices<br />is therefore required so that students may understand what reflection is and<br />helped to become reflective practitioners. This article describes the construction<br />and use of a rubric to identify and support reflection in pre-service foreign<br />language teacher education. It begins by reviewing key literature on reflection<br />before moving on to a study of types of reflection and conceptual frameworks<br />in the literature. Four types of reflection were identified and attributed labels:<br />Type 0. Descriptive/behavioural; Type 1. Descriptive/analytical; Type 2.<br />Dialogic/interpretative; and Type 3. Critical/transformatory. These were then<br />used to construct the rubric which incorporated a matrix of five categories:<br />discourse; rationale; level of inquiry; orientation to self; and views of teaching.<br />Examples of how the rubric has been used to both capture and support reflection<br />are provided. It is not a stand-alone tool, but one which is situated within a<br />reflective practice model of teacher education which requires reflexive teacher<br />educators, tools and practices which provide opportunities for reflection. It is<br />flexible enough to allow teacher educators (and students) to identify types of<br />reflection in spoken or written accounts, which may help when self-assessing,<br />giving feedback, and supporting the momentum of reflection during a course<br />or practicum.</p> Maria Ellison Direitos de Autor (c) 2021 Maria Ellison https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11040 Mon, 13 Dec 2021 00:00:00 +0000 Documents and domains https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11041 <p>The early learning of English in the state school network in Portugal<br>has been the subject of a wide debate, which has not been exhausted by<br>the introduction of English teaching as a curricular subject in the 1st cycle,<br>in 2015, and which has helped to develop the intercultural awareness of a<br>greater number of children. The new programmes and guideline documents<br>emanating from the Ministry of Education, where objectives and areas of<br>learning have been redefined, have been discussed and changed since the<br>supranational imposition of the Common European Framework of Reference<br>in 2001, with increasing allusions to the intercultural domain in learning English. Likewise, all the academic literature, from authors such as Byram<br>(2006; 2009) and Guilherme . (2006), points to the centrality of intercultural<br>competence in the learning of citizenship and curriculum construction since the<br>first years of schooling. This article seeks to analyze the extent to which these<br>intentions and visions of the “Intercultural Domain” have been incorporated<br>into the reference curriculum documents and, in turn, will be structuring the<br>experience of learning the English language by Portuguese children.</p> Nicolas Hurst, Carla Franco Direitos de Autor (c) 2021 Nicolas Hurst, Carla Franco https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11041 Mon, 13 Dec 2021 00:00:00 +0000 «Cultura» en el PEFPI https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11042 <p>.</p> Pilar Nicolás Martínez, Marta Pazos Anido, Mónica Barros Lorenzo Direitos de Autor (c) 2021 Pilar Nicolás Martínez, Marta Pazos Anido, Mónica Barros Lorenzo https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11042 Mon, 13 Dec 2021 00:00:00 +0000 La Gramática espanhola para portugueses (Oporto, 1947) de Julio Martínez Almoyna https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11043 <p>.</p> Rogelio Ponce de León Romeo Direitos de Autor (c) 2021 Rogelio Ponce de León Romeo https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11043 Mon, 13 Dec 2021 00:00:00 +0000 Originalidade na escrita acadêmica https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11044 <p>Neste artigo, discuto o tema da originalidade na escrita acadêmica<br>e de sua estreita relação com a pergunta de pesquisa, tomando por base<br>os estudos de Maria da Graça Lisboa Castro Pinto. São inquestionáveis a<br>importância da formalização da pergunta, como orientadora de uma escrita<br>portadora de originalidade, assim como a dificuldade que pós-graduandos têm<br>para elaborá-la dessa perspectiva, o que consiste em um desafio a ser superado<br>já no início do desenvolvimento de uma pesquisa. Sabe-se que pergunta bem<br>definida e em consonância com a natureza da escrita acadêmica, que tem, na<br>originalidade, seu traço essencial, subsidia o autor na explicitação de sua voz,<br>na articulação do aporte teórico e na reflexão sobre ele, no estabelecimento de<br>categorias de análise e na discussão de resultados. Para ilustrar o tema tal como<br>situado, trago à discussão depoimentos de pós-graduandos de três grandes<br>universidades brasileiras e aponto alguns caminhos com vistas à abordagem<br>da escrita acadêmica, com foco na pergunta de pesquisa.</p> Sueli Cristina Marquesi Direitos de Autor (c) 2021 Sueli Cristina Marquesi https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11044 Mon, 13 Dec 2021 00:00:00 +0000 Quaderns de Filologia: Estudis Lingüístics, Vol. 25. València: Universitat de València, 2020. 201 pp. ISSN: 2444-1449 https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11048 <p>.</p> Daniel Ferreira Direitos de Autor (c) 2021 Daniel Ferreira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11048 Mon, 13 Dec 2021 00:00:00 +0000 Volume completo https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11049 <p>.</p> Linguarum Arena Direitos de Autor (c) 2021 Linguarum Arena https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11049 Mon, 13 Dec 2021 00:00:00 +0000 Editorial https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11037 <p>.</p> Isabel Margarida Duarte, Maria de Fátima Outeirinho, Rogelio Ponce de León Romeo Direitos de Autor (c) 2021 Isabel Margarida Duarte, Maria de Fátima Outeirinho, Rogelio Ponce de León Romeo https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11037 Mon, 13 Dec 2021 00:00:00 +0000