O léxico nos anúncios de emprego

um estudo em países lusófonos

Autores

  • Sílvia Ribeiro

Resumo

Este artigo visa contribuir para a descrição do léxico usado em anúncios de emprego, analisando especificamente os nomes de profissão/ocupação que figuram como títulos de 300 anúncios de emprego divulgados online em três países de língua portuguesa: Angola, Brasil e Portugal. O estudo envolveu a identificação e descrição dos principais processos de formação de palavras que operam na construção destas denominações, propondo uma análise comparativa dos dados advindos dos três países em escopo. Os resultados obtidos confirmam tendências encontradas noutras línguas românicas (Marchal & Torny 2003; Buvet 2018), constatando-se a prevalência de denominações de profissão/ocupação composicionais, sobretudo seguindo o esquema compositivo Nome-preposição-Nome, o que estará relacionado com a crescente tecnicidade e especialização destas designações. É também relevante o recurso a termos em inglês, sobretudo nos anúncios publicados em Portugal, o que reflete uma tendência já estudada noutros países (van Hooft 2015; Andreani & Pulcini 2016).

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Publicado

2024-11-04

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Artigos