https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/issue/feedPáginas a&b: arquivos e bibliotecas2024-12-27T10:50:50+00:00Revista Páginas a&bpaginasab@letras.up.ptOpen Journal Systems<p>A revista <strong>Páginas a&b - arquivos e bibliotecas</strong> iniciou a sua publicação em 1997 e tem vindo a publicar-se regularmente, com uma periodicidade semestral. É uma publicação periódica científica na área da Ciência da Informação e tem por objetivos centrais promover e divulgar estudos de investigação na área, tendo como público-alvo privilegiado os docentes, os investigadores e os estudantes universitários da área da Ciência da Informação, bem como os profissionais das bibliotecas, dos arquivos e dos serviços de informação em geral.</p>https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/14706DOCUMENTO COMPLETO2024-12-26T23:47:49+00:00Páginas a&bpaginasab@letras.up.pt2024-12-27T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Páginas a&b: arquivos e bibliotecashttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/14704IN MEMORIAM2024-12-26T23:04:45+00:00Maria Luísa Cabralcabral1946@gmail.com2024-12-27T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Páginas a&b: arquivos e bibliotecashttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/14404NOTAS DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO DA BIOBIBLIOGRAFIA2024-11-14T12:48:02+00:00Diogo Xavier da Matadiogo.biblio@gmail.comGustavo Silva Saldanhagustavosaldanha@ibict.br<p>O trabalho busca aprofundar a pesquisa crítica epistemológico-histórica em biobibliografia, que ainda carece de maiores investiduras no debate informacional contemporâneo. Explorar e evidenciar uma história da biobibliografia, a partir da materialidade documental dessas fontes. Descrever os solos epistêmicos bibliográficos e documentalistas em que se sustenta a biobibliografia. Apontar seus efeitos sócio-políticos e refletir sobre as potências do trabalho biobibliográfico no contemporâneo. Trata-se de pesquisa crítica epistemológico-histórica a partir de uma seleção e exploração de documentos classificados como bibliográficos entre os séculos XV e XX. Utiliza-se elementos e noções dos procedimentos arqueológico-discursivos de Michel Foucault. Inspeciona algumas obras reconhecidas como biobibliográficas e busca descrever as formações discursivas entre esses diferentes artefatos. Propõe, de forma experimental, que a biobibliografia tenha funcionado historicamente, no período estudado, a partir de três noções epistêmicas distintas, a seleção, a referência e a medição. A partir dos artefatos apresentados, da descrição dos funcionamentos históricos do discurso biobibliográficos, assenta-se perspectivas de caráter crítico para o exercício biobibliográfico. A biobibliografia é produto da ação de representação e organização de pessoas em uma cultura bibliográfica moderna de racionalização do mundo, apesar de sua formação histórico-epistêmica ser de cunho positivista e hegemônica, ela, a biobibliografia, pode ser investida de um caráter crítico para representatividade de grupos subalternizados.</p>2024-12-27T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Páginas a&b: arquivos e bibliotecashttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/14428APLICAÇÃO DA ANÁLISE ICONOGRÁFICA DE PANOFSKY EM CAPAS DE LIVROS DE FICÇÃO NO SISTEMA ARMADILLO2024-11-23T18:30:56+00:00Sandra Rafaela Batista da Silvasandradocumentos@outlook.comVirginia Bentes Pintovbentes@ufc.brHélio Márcio Pajeúhelio.pajeu@ufpe.br<p class="abResumotextopt">Cada vez mais as imagens, sejam fotografias, desenhos, esculturas ou outras do gênero, desempenham papel de destaque na sociedade, seja no campo cientifico, literário ou no cotidiano do cidadão. O uso de imagens é frequente em capas de livros e outros documentos, pois tendem a representar os conteúdos, aspectos que, se considerados, podem auxiliar na representação indexical das temáticas dos itens informacionais. O objetivo dessa pesquisa é: analisar quatro capas de ficção literária amplamente conhecidas, a partir do nível iconográfico, de modo a identificar elementos que possam representar os conteúdos dos respectivos livros. Metodologia: pesquisa aplicada, de natureza exploratória e qualitativa, pautada na análise iconográfica de Erwin Panofsky, adotando-se o <em>software</em> Armadillo photo que possibilita análise semiautomática, natural ou controlada, de imagens. Resultados: são os metadados para a recuperação dos livros analisados e a construção de um tesauro com base nesses elementos, confirmando a relação entre capa e conteúdo, signo e contexto.</p>2024-12-27T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Páginas a&b: arquivos e bibliotecashttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/14401SENTIDOS Y RESIGNIFICADOS DEL PRINCIPIO DE PROCEDENCIA2024-09-20T10:23:51+00:00Rodrigo Fortes de Ávilarodrigo.avila@ufba.brMiguel Angel Rendón Rojasmarr@unam.mx<p>Se realiza una revisión histórico-epistemológica de la literatura sobre el principio de procedencia en la segunda mitad del siglo XX durante la cual se contextualizan las discusiones, analizan las tendencias del debate, se establecen relaciones entre las propuestas y señalan perspectivas emergentes. Se descubre que las nuevas dinámicas de producción de fuentes archivísticas, la transformación de la organización clásica de las instituciones decimonónicas, el reconocimiento de otras fuentes archivísticas externas a las canónicamente reconocidas incitaron un movimiento de resignificación del principio de procedencia a partir de la década de 1960. Ese desplazamiento propició modelos de relación poli jerárquicas de las estructuras organizacionales, además de insertarlo en un enfoque histórico-social. Por tanto, el principio de procedencia se aleja de ser una normativa pragmática y se acerca a niveles de conocimiento más abstracto. Dicho itinerario hizo que las colecciones fueran menos dependientes de los espacios físicos y al mismo tiempo más preocupadas por los contextos culturales de las trayectorias comunitarias.</p>2024-12-27T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Páginas a&b: arquivos e bibliotecashttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/14465CULTURA ORGANIZACIONAL EM ARQUIVOS2024-11-04T09:46:58+00:00Henrique Machado dos Santoshenrique.hms.br@gmail.comDhion Carlos Hedlunddhion.hedlund@gmail.com<p class="abResumotextopt">Este estudo tem por objetivo discutir a relação entre cultura organizacional e gestão de documentos. Entende-se como cultura organizacional o conjunto de hábitos e normas que moldam a forma de interação entre os indivíduos de uma organização, bem como as rotinas e práticas a serem seguidas. A metodologia utiliza o levantamento bibliográfico para constituir um artigo de revisão narrativa. Para tanto, se estabelece um diálogo interdisciplinar entre Administração, Arquivologia e Ciência da Informação, tendo como pano de fundo a influência das tecnologias da informação. A discussão demonstra que a gestão arquivística de documentos e a implementação de sistemas informatizados dependem de uma cultura organizacional que priorize a eficiência administrativa. Logo, é necessário mobilizar a organização, por meio de políticas e normativas que apoiam a gestão arquivística de documentos. Dessa forma, contribuem para o atingimento dos objetivos organizacionais, por meio de tomadas de decisão mais ágeis e assertivas.</p>2024-12-27T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Páginas a&b: arquivos e bibliotecashttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/14411MODELO DE ANÁLISE INFOCOMUNICACIONAL PARA AVALIAÇÃO DE POSTAGENS SOBRE MEIO AMBIENTE, SOCIAL E GOVERNANÇA EM REDES SOCIAIS DIGITAIS2024-11-04T09:40:59+00:00Loredana Kotinskiloredanakotinski@gmail.com<p class="abResumotextopt">Mudanças climáticas e sociais causadas pela atividade humana têm desencadeado desastres ambientais, deslocamentos populacionais e insegurança alimentar. Apesar dos esforços delineados pelo Acordo de Paris, o aumento das temperaturas globais é uma realidade iminente, com consequências potencialmente devastadoras para a biodiversidade e a segurança alimentar. Paralelamente, as Nações Unidas (ONU) têm promovido práticas de ESG (Ambiental, Social, Governança) como estratégias empresariais, com o objetivo de mitigar impactos negativos e promover a sustentabilidade. Nesse contexto, a pesquisa destaca a importância das mídias sociais como uma plataforma para disseminar práticas de ESG e construir uma imagem responsável para os consumidores por meio de reações positivas dos usuários. No entanto, identificar o tipo de conteúdo que gera o maior engajamento positivo ainda é um desafio. Para abordar essa lacuna, a pesquisa visa desenvolver e validar um Modelo de Análise Infocomunicacional (MAI) para avaliar postagens sobre ESG nas mídias sociais e seu engajamento. A metodologia adotada inclui pesquisa bibliográfica, netnografia e o método Delphi para a elaboração e validação do MAI. Os resultados desta pesquisa indicam uma avaliação positiva dos especialistas sobre o MAI, com mais de 93% de aprovação, o que torna o MAI uma ferramenta eficaz para analisar postagens sobre ESG nas mídias sociais.</p>2024-12-27T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Páginas a&b: arquivos e bibliotecashttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/14363A FORMAÇÃO E EVOLUÇÃO DAS ESTRUTURAS ORGÂNICAS E FUNCIONAIS DO LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (1946-2013)2024-10-20T11:31:50+00:00Joana Soaresjoana.gsoares00@gmail.com<p class="abResumotextopt">O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), instituto de utilidade pública, desenvolve, continuamente, há mais de sete décadas, um extenso plano de atividades de investigação e promoção científica, além de apoio técnico especializado no domínio da engenharia em Portugal. O presente estudo tem como objetivo principal o de identificar e caracterizar, numa perspetiva sistémica e integradora da informação, as estruturas orgânicas e funcionais que constituem o objeto em análise. Efetuado o levantamento diacrónico da estrutura orgânico-funcional, e assinaladas as relações entre as unidades e as funções nela desempenhadas, partindo da elaboração de organogramas, pretende-se descrever a entidade e os seus contextos de produção, conferindo-lhe inteligibilidade necessária para a construção de uma futura proposta de classificação, fundamentada, que organize e represente intelectualmente a informação.</p>2024-12-27T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Páginas a&b: arquivos e bibliotecashttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/14387MEMÓRIA ACADÊMICA EM FOCO2024-10-07T15:23:54+00:00Suely Ferreira da Silvasueyfs@gmail.comRaquel Rutina Korobinskiraquelrutina@gmail.comMarcia Regina Martelozo Cassitas Hinomarciahino@uol.com.br<p>Este estudo realiza uma investigação abrangente das práticas de gestão documental da memória acadêmica em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, com ênfase nas estratégias de organização, conservação e preservação de documentos. Este estudo, realizado no segundo semestre de 2023, adota uma abordagem metodológica comparativa para examinar projetos de gestão documental implementados em diversas IES brasileiras, buscando compreender a diversidade de abordagens e identificar práticas recorrentes. As etapas do estudo incluíram: seleção dos casos, coleta de dados, análise dos dados, identificação de pontos em comum entre os casos estudados e síntese dos resultados. Foram examinados aspectos administrativos, técnicos e operacionais, como infraestrutura física e tecnológica; atividades de limpeza, catalogação e arquivamento; políticas institucionais de preservação; e capacitações e treinamentos para os profissionais responsáveis pela gestão documental. Os resultados obtidos proporcionam <em>insights</em> valiosos, o aprimoramento de políticas e procedimentos de gestão documental, fortalecendo a promoção da memória acadêmica nas instituições de ensino superior. Além disso, a análise comparativa destaca boas práticas e desafios persistentes, contribuindo para a discussão mais ampla sobre a preservação do patrimônio documental acadêmico em um contexto diversificado de instituições de ensino superior.</p>2024-12-27T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Páginas a&b: arquivos e bibliotecashttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/14527ANALISE DO IMPACTO E VISIBILIDADE DAS REVISTAS CIENTÍFICAS DA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO2024-12-06T09:54:59+00:00Viviana Fernández Marcialvmarcial@letras.up.ptLlarina González Solarlarina.gonzalez@gmail.comRita Leiterileite@letras.up.pt<p>O estudo analisa as revistas da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), incidindo sobre 28 revistas ativas, disponíveis na plataforma Digithéke. São sistematizados e examinados diversos fatores, nomeadamente a periodicidade, as políticas de acesso aberto, a revisão por pares e a indexação. É também efetuada uma avaliação exploratória da endogamia e da internacionalização. Os resultados são, em geral, positivos, com as revistas a apresentarem sólidas práticas editoriais, um compromisso com o acesso aberto e a indexação em bases de dados prestigiadas. No entanto, são identificadas oportunidades de melhoria, particularmente no que respeita à disponibilidade e organização da informação sobre as revistas.</p>2024-12-27T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Páginas a&b: arquivos e bibliotecashttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/14472A BIBLIOTECA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO E O PAPEL DO BIBLIOTECÁRIO2024-11-14T13:00:10+00:00Sydiane Leão Santossydianeleao@outlook.com<p>O presente artigo tematiza a biblioteca escolar como unidade de informação importante na formação de cidadãos, durante os processos de educação formal, nos estabelecimentos escolares. O objetivo geral da pesquisa desenvolvida é o de investigar o papel da biblioteca escolar e do bibliotecário na formação de cidadãos críticos e informados. Os objetivos específicos são: analisar como a mediação do bibliotecário escolar promove a leitura crítica entre os alunos e o impacto da presença deste profissional; identificar práticas que incentivem o debate e o pensamento crítico na biblioteca escolar; examinar as estratégias utilizadas pelas bibliotecas escolares para promover a inclusão e a acessibilidade. O referencial teórico trata: a reflexão acerca da biblioteca escolar; a função social da pessoa bibliotecária; a formação de leitores e a literatura infantil e juvenil; inclusão e acessibilidade. Trata-se de pesquisa aplicada e exploratória, utilizando o estudo de caso para aprofundar a compreensão do contexto. A unidade de informação selecionada é a Biblioteca Escolar Gilberto Amado, integrante do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Polo Estância. Os resultados da pesquisa reforçam a importância da presença do profissional bibliotecário, para a gestão da biblioteca escolar. Desse modo, as estratégias para a formação do leitor serão incluídas nas habilidades e competências deste profissional, que ocorrem no atendimento da biblioteca escolar, na sua ação e animação cultural e na mediação de leitura. Como resultado da pesquisa, fica destacado que a presença do profissional bibliotecário é relevante às atividades e à própria existência da biblioteca escolar.</p>2024-12-27T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Páginas a&b: arquivos e bibliotecashttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/14514VIVÊNCIAS PRÁTICAS NO LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE INFORMACIONAL E INCLUSÃO DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO2024-11-04T19:33:13+00:00Fabio Massanti Medinafabio.medina@ufes.brRosa da Penha Ferreira da Costarosa.costa@ufes.brLuiz Carlos da Silvaluiz.c.silva@ufes.br<p>Este relato de experiência aborda as vivências da equipe da Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no Laboratório de Acessibilidade Informacional e Inclusão (LAII) frente aos desafios da acessibilidade informacional para deficientes visuais, com foco na exposição <em>Moradores da Floresta</em>. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, que discute os resultados à luz da produção acadêmica em Ciência da Informação e Biblioteconomia. Utilizou-se pesquisa bibliográfica para compreender as melhores práticas em audiodescrição, descrevendo etapas realizadas. As palavras-chave audiodescrição, acessibilidade e imagem nortearam o levantamento de diretrizes e metodologias. A pesquisa conclui destacando a relevância da acessibilidade informacional para a inclusão, demonstrando como o LAII utiliza a audiodescrição para tornar a informação visual acessível, compartilhando práticas importantes para a promoção da igualdade de acesso à informação.</p>2024-12-27T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Páginas a&b: arquivos e bibliotecashttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/14397GRAPHIC MEDICINE COMO INSTRUMENTO BIBLIOTERAPÊUTICO2024-10-07T15:16:45+00:00Etefania Cristina Pavarinae.pavarina@unesp.br<p class="abResumotextopt">A <em>graphic medicine</em> emerge como uma abordagem terapêutica promissora na biblioterapia, aproveitando as características únicas das histórias em quadrinhos para promover a saúde emocional e o bem-estar dos pacientes. Este estudo teve como objetivo geral discutir o potencial da <em>graphic medicine</em> nos procedimentos biblioterapêuticos, com vistas a contribuir para a promoção da saúde e bem-estar. A metodologia de pesquisa empregada possui uma abordagem qualitativa, de natureza teórica, pautada na pesquisa bibliográfica que relaciona os elementos biblioterapêuticos aos potenciais da <em>graphic medicine</em>. Como resultado, foi constatado que a <em>graphic medicine</em> contribui nos processos biblioterapêuticos de identificação, introjeção, projeção, catarse e introspecção, contribuindo tanto como fonte de informação sobre doenças e tratamentos quanto como meio de externalizar as experiências e vivências dos leitores e pacientes que passam por algum tipo de processo de cura. Conclui-se que <em>graphic medicine</em> se mostra um instrumento valioso que merece ser melhor explorado e evidenciado nas práticas de biblioterapia principalmente clínicas e institucionais.</p>2024-12-27T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Páginas a&b: arquivos e bibliotecashttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/14705RECENSÃO2024-12-26T23:40:25+00:00Armando Malheiro da Silvamalheiro@letras.up.pt2024-12-27T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Páginas a&b: arquivos e bibliotecashttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/14703EDITORIAL 2024-12-26T22:59:06+00:00Fernanda Ribeirofribeiro@letras.up.pt2024-12-27T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Páginas a&b: arquivos e bibliotecas