The touristic Porto – gazing over the city
Resumo
O presente artigo resulta de uma investigação sociológica sobre o turismo na cidade do Porto no ano de 2015, entendido na sua configuração emergente de city break. Procurou-se compreender – a partir dos olhares de turistas estrangeiros que a visitam, bem como de imagens que a constroem como destino turístico – se o Porto seria uma cidade “autêntica”, diferente das outras, no contexto de crescimento galopante que o turismo regista em e para Portugal nas primeiras duas décadas do século XXI, subjacente a um circuito europeu mais amplo. As conclusões mais relevantes apontam para a viragem turística e global do Porto, recebendo cada vez mais visitantes, deparando-se com efeitos potencialmente nefastos daí derivados; mas mantendo – aos olhos do turista estrangeiro que o visita – a sua autenticidade, única à sua maneira, e à maneira distinta de cada um que contempla e vivencia esta cidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Sociologia - Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto © 1991 criada pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto está licenciada com uma Licença CC BY-NC 4.0