Maria Ximenez, Pedro de Barcelos e um cantar de escárnio de Estevam da Guarda

Autores

  • José Carlos Ribeiro Miranda

Resumo

O segundo casamento de Dom Pedro Afonso, filho natural de Dom Dinis, cedo se viu perturbado por uma questão dúbia envolvendo a sua esposa, Maria Ximenez Cornel. Facto conhecido há muito, pelos vários indícios apontando nesse sentido, nunca foi, todavia, totalmente esclarecido, embora se tenham vindo a acumular mais alguns dados capazes de elucidar o sucedido. Tendo em vista esse renovado enquadramento e, como sempre ocorre, após uma reponderação das informações já existentes, propomos agora que a difamação levantada contra a mulher de Dom Pedro coincida com o tema central de um cantar de escárnio de Estevam da Guarda. Aí, o trovador censura uma donzela, que não será outra senão a mulher do Conde, pela sua falta de disposição para a manutenção de relações íntimas com o marido.


Palavras-chave: Maria Ximenez Cornel; Dom Pedro Afonso, Conde de Barcelos; casamento; negligência; difamação; escárnio; carta.

Downloads

Publicado

2019-09-11

Como Citar

Ribeiro Miranda, J. C. (2019). Maria Ximenez, Pedro de Barcelos e um cantar de escárnio de Estevam da Guarda. Guarecer. Revista Eletrónica De Estudos Medievais, (3), 57–75. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/ojs/index.php/gua/article/view/6340