Os Arquivos à luz da complexidade tecnológica da era digital
Resumo
Como reflexo da produção humana, os Arquivos apresentam uma organização sistémica da informação enquadrável no paradigma da Complexidade apresentado por Edgar Morin, mas tardam a adaptar-se ao paradigma informacional tecnológico da era digital. Procuramos analisar a forma como os Arquivos têm gerido a adaptação às novas circunstâncias que enfrentam, bem como identificar práticas que possam contribuir para a sua visibilidade social e cultural. Identificamos alguns obstáculos a este propósito, que devem dar lugar a mudanças, tanto fora como dentro das próprias instituições arquivísticas. Apresentamos algumas estratégias que nos parecem eficazes para potenciar os seus recursos, integrando-os no contexto infocomunicacional atual, recrutando a participação dos utilizadores, criando conteúdos e reestabelecendo estas instituições como polos culturais dinâmicos, acessíveis e de grande interesse para a comunidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
A PRISMA.COM fornece acesso livre, imediato e gratuito ao conteúdo das suas publicações no sentido de apoiar o compartilhamento global de conhecimento, sendo as suas edições publicadas sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).