Cibergoverno – O Poder Virtual
Resumo
O Cibergoverno é uma realidade que se tem vindo a tornar cada vez mais presente, influenciado não só a forma como o poder é exercido sobre as populações, mas também a forma como as populações lidam com esse mesmo poder.
De facto, hoje em dia boa parte dos serviços públicos são fornecidos à população remotamente através de meios virtuais, como a Internet, dispensando da dimensão física do poder que tem sido, desde sempre, um elemento definidor deste. Com a desconfiança das pessoas face ao poder político que se verifica actualmente, pode perceber-se que o cibergoverno pode ter um papel determinante nesta questão ora ajudando a dar uma nova imagem do poder, ora cimentando essa imagem de um poder distante e impessoal. Por quebrar alguns laços de proximidade e de interacção, o cibergoverno pode, se mal implementado, contribuir para um poder negativo que cimente as novas Sociedades de Controlo e venha a tornar-se numa ferramenta que mine o avanço da Democracia.
Assim, é mais urgente que nunca avaliar a extensão, o papel e a imagem do cibergoverno nas nossas sociedades, de forma a poder preservar a Democracia a par com o avanço tecnológico.
Palavras-chave: Cibergoverno, Democracia, Sociedade.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
A PRISMA.COM fornece acesso livre, imediato e gratuito ao conteúdo das suas publicações no sentido de apoiar o compartilhamento global de conhecimento, sendo as suas edições publicadas sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).