A Wikidata e os desafios da interoperabilidade na era dos dados abertos ligados na Web: uma breve reflexão
Resumo
Hoje estamos vivendo um momento histórico onde o acesso à informação está mais difundido e móvel com a possibilidade de acesso a um imenso e diverso volume de dados em formato aberto, e em muitas das vezes interligados uns aos outros. As pessoas não querem apenas achar e acessar documentos, mas sim formular perguntas e obter respostas embasadas pelos dados disponíveis. Muitos são os avanços nesse sentido, e nesse contexto se destacam em especial a DBpedia e a Wikidata como fontes de dados centrais para o embrião de uma web semântica sendo construída de forma coletiva e democrática. Por outro lado, muitos ainda são os desafios a serem enfrentados, em particular no que tange à compatibilidade de vocabulários no acesso a essa cada vez maior massa de dados abertos ligados na Web. O objetivo desse trabalho é discutir a possibilidade de a Wikidata poder ser utilizada como uma linguagem intermediária para compatibilidade de vocabulários e dados em um domínio específico, explorando estudos teóricos na área da Ciência da Informação para apoiar esse tipo de abordagem. A metodologia usada parte de uma revisão de literatura sobre o tema e possui caráter exploratório. Como resultado, apresentamos uma breve reflexão sobre o que foi apresentado, esperando contribuir para a compreensão dos desafios de interoperabilidade nas iniciativas de dados ligados abertos que envolvem a Wikidata e de que forma os aportes teóricos da Ciência da Informação podem contribuir.
Palavras-chave: wikidata, interoperabilidade semântica, linguagem intermediária, dados abertos ligados.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
A PRISMA.COM fornece acesso livre, imediato e gratuito ao conteúdo das suas publicações no sentido de apoiar o compartilhamento global de conhecimento, sendo as suas edições publicadas sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).