A sala de aula invertida num cenário potencial de integração com a Wikipédia
Resumo
A democratização no acesso a informação e conhecimento, potencializada em grande parte pelos meios digitais, em especial a Internet, tem apresentado uma série de novos paradigmas, principalmente ao meio académico, que através de amplos estudos e investigações, busca constantemente compreender a relação das pessoas no trato da informação e do conhecimento, como por exemplo, no que se refere a forma, quantidade e qualidade da informação disponibilizada. Dentro desse amplo contexto destaca-se a Wikipédia, uma enciclopédia digital online que tem por premissa ser colaborativa, universal e multilíngue, de modo que todas as pessoas possam contribuir no seu aperfeiçoamento, com foco na objetividade e melhoria contínua do conteúdo enciclopédico. O objetivo do presente artigo é demonstrar um cenário potencial de integração da Wikipédia, com o modelo de ensino da sala de aula invertida (ou flipped classroom), que propõe uma abordagem alternativa de b-learning, um derivado do e-learning, que mescla aulas presenciais e à distância (ensino híbrido), valendo-se fortemente das tecnologias digitais.
Palavras-chave: Sala de aula invertida,Wikipédia, tecnologias digitais, b-learning.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
A PRISMA.COM fornece acesso livre, imediato e gratuito ao conteúdo das suas publicações no sentido de apoiar o compartilhamento global de conhecimento, sendo as suas edições publicadas sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).