Wiki como estratégia para produção e colaboração na organização de um júri simulado: experiência na oferta de uma disciplina a distância no Brasil
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de relatar e analisar uma experiência que envolveu a produção de wikis por alunos que participaram de uma atividade colaborativa de júri simulado prevista em uma disciplina de graduação. A pesquisa realizada caracteriza-se como um estudo de caso de abordagem qualitativa pautada na analise de uma experiência desenvolvida na disciplina de Didática ofertada no curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância pela Universidade Federal de Santa Catarina no Brasil. Os registros da wiki, a observação da experiência e a avaliação dos alunos permitiram identificar a sistematização coletiva de conhecimentos, a participação e a produção dos alunos. Salienta-se a importância dos recursos tecnològicos como condição para o desenvolvimento da atividade do juri simulado a distância que possibilitou alcançar os objetivos de aprendizagem propostos. Dentre os recursos a wiki permitiu a produção coletiva, a organização e a comunicação para produção de saberes, bem como ofereceu a possibidade de avaliar o processo de produção pelos registros disponibilizados aos tutores e professores da disciplina.
Palavras-chave: Wiki; Educação a distância; Cultura da Convergência.
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