https://ojs.letras.up.pt/ojs/index.php/prismacom/issue/feed PRISMA.COM 2021-12-06T11:24:30+00:00 Elisa Cerveira prisma.com@letras.up.pt Open Journal Systems <p>A revista PRISMA.COM apresenta-se como um espaço democrático e autónomo para a investigação, reflexão e divulgação de textos e trabalhos científicos, opiniões e críticas na interseção das áreas da Comunicação, Informação e Tecnologia, contribuindo para o engrandecimento destes campos inter e transdisciplinares.</p> https://ojs.letras.up.pt/ojs/index.php/prismacom/article/view/11013 Número completo 2021-12-06T11:24:30+00:00 Prisma.com prisma.com@letras.up.pt <p>.</p> 2021-12-06T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2021 https://ojs.letras.up.pt/ojs/index.php/prismacom/article/view/10994 Editorial 2021-11-26T15:11:48+00:00 Elisa Cerveira prisma.com@letras.up.pt <p>.</p> 2021-11-29T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2021 https://ojs.letras.up.pt/ojs/index.php/prismacom/article/view/10995 A economia criativa e a geração millennials no contexto da indústria cinematográfica das histórias em quadrinhos 2021-11-26T15:30:53+00:00 Jeane Rosa Gomes prisma.com@letras.up.pt Francisco Alberto Severo de Almeida prisma.com@letras.up.pt Marcelo Duarte Porto prisma.com@letras.up.pt <p>Esta investigação teve como objetivo conhecer a indústria cinematográfica de histórias em quadrinhos nos aspectos da economia criativa focada nos movimentos sociais e culturais, bem como a percepção da geração millenials por se tratar da geração que acompanhou melhor essa transição das folhas das histórias em quadrinhos para as telas do cinema. A investigação é de características exploratória e descritiva, com base em levantamento bibliográfico, documental e pesquisa de campo. O instrumento de pesquisa de campo, aplicado em 50 (cinquenta) pessoas da geração millenials, foi organizado e estruturado para mensurar o perfil dos participantes, bem como contextualizar os paradigmas condicionantes das variáveis da Economia Criativa e os indicadores da geração millennials. Por fim, conclui, que essa nova cultura de transformar as páginas das histórias de quadrinhos em adaptações cinematográficas é um nicho mercado que exigirá uma grande demanda da indústria do entretenimento nas próximas décadas, para continuar fazendo história no cinema e conseguindo recordes em bilheterias e públicos.</p> 2021-11-29T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2021 https://ojs.letras.up.pt/ojs/index.php/prismacom/article/view/10996 Informar através do som 2021-11-26T15:35:57+00:00 Maria João Marinho da Silva prisma.com@letras.up.pt <p>Este estudo analisa o uso do podcast plataformas digitais, tendo como principal foco a análise do podcast P24, do jornal Público. O objetivo deste estudo é compreender as temáticas dos episódios do P24, as principais editorias abordadas, mas também as suas principais fontes de informação. De forma a conseguir responder a estas questões, foi feita uma análise 18 de maio a 2 de junho. Os resultados confirmam que Sociedade é a editoria mais abordada e que as principais fontes do podcast pertencem ao jornal Público.<br>Este estudo reflete não só a importância e o impacto que o podcast tem nos formatos digitais, mas também a necessidade de se desenvolver mais este formato no contexto digital português.</p> 2021-11-29T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2021 https://ojs.letras.up.pt/ojs/index.php/prismacom/article/view/10997 Marketing digital 2021-11-26T15:43:54+00:00 Luciano Augusto Toledo prisma.com@letras.up.pt Alexandre Santos Lima Junior prisma.com@letras.up.pt Lucas Marçal Franzé Pace prisma.com@letras.up.pt Renan Abujamra da Cunha prisma.com@letras.up.pt Sérgio Baeta de Mendonça prisma.com@letras.up.pt Luiz Alberto Toledo prisma.com@letras.up.pt <p>O artigo é estruturado sob os moldes de pesquisa qualitativa. Por meio do estudo de caso o mesmo tem como premissa investigar como o Marketing digital é aplicado na empresa de Fast Food Burger King. Com a aplicação do Discurso do Sujeito Coletivo são elencados indícios contextuais que permitem apurar a utilização do marketing digital dentro de um contexto de uma empresa de alimentos no Brasil. Por meio da análise de discursos incluídos no material estudado foi possível verificar que o marketing digital no Burger King ocorre por meio da aplicação do inbound marketing. O mesmo permite o uso das redes sociais digitais com o propósito de divulgação de conteúdo pertinente ao público alvo e a potenciais clientes.</p> 2021-11-29T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2021 https://ojs.letras.up.pt/ojs/index.php/prismacom/article/view/10998 Negacionismo Científico 2021-11-26T15:49:54+00:00 Carla MontuorI Fernandes prisma.com@letras.up.pt Luiz Ademir de Oliveira prisma.com@letras.up.pt Vinícius Borges Gomes prisma.com@letras.up.pt Fernando de Resende Chaves prisma.com@letras.up.pt <p>Em 31 de agosto de 2020, o presidente da República do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido), declarou à imprensa que o governo não poderia obrigar os cidadãos a tomarem eventual vacina de imunização ao COVID-19. A fala gerou grande repercussão na imprensa e nas redes. O artigo busca analisar, por meio de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), como foi a reverberação dessa fala no Twitter e de que modo ela se atrelou a aspectos de negacionismo científico. A coleta do corpus se deu por meio de softwares que elencaram os posts de maior impacto na rede nos dias subsequentes à declaração Discute-se, portanto, a fragilidade do campo social da ciência e o modo como a comunicação política está inserida num debate maximizado por uma sociedade midiatizada, onde informações e conteúdos passam por novos circuitos de sociabilidade</p> 2021-11-29T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2021 https://ojs.letras.up.pt/ojs/index.php/prismacom/article/view/10999 As tecnologias digitais e o ensino de ciência 2021-11-26T15:55:33+00:00 Olira Saraiva Rodrigues prisma.com@letras.up.pt Cleide Sandra Tavares prisma.com@letras.up.pt Romualdo Cardoso prisma.com@letras.up.pt <p>Este artigo versa a respeito do cenário atual, de mudanças e anseios por uma nova educação, na necessidade do desenvolvimento da cultura científica e tecnológica nas instituições de ensino. O objetivo dessa pesquisa reside na perspectiva de construir momentos de reflexão na formação científica e tecnológica do professor. Quanto aos objetivos, pesquisa é explicativa, quanto aos procedimentos, bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, em um método indutivo de investigação. A escrita constrói um percurso de apropriação da cultura digital, tendo a proposta curricular de alguns documentos curriculares, na perspectiva do letramento científico. Para tanto, a análise epistemológica se fundamenta em Vigotski (2010), Piaget (2014), Moran (2013) (2015) (2019), Saviani 1999), Libâneo (2013) (2001), Santos (2007), Lemos (2003), Santaella (2013), dentre outros.</p> 2021-11-29T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2021 https://ojs.letras.up.pt/ojs/index.php/prismacom/article/view/11002 O contributo do profissional da informação na curadoria digital 2021-11-29T09:59:58+00:00 Alcinete Maquine Carvalho Oliveira prisma.com@letras.up.pt Ana Isabel Sousa Rosa prisma.com@letras.up.pt Rosangela da Silva Gomes prisma.com@letras.up.pt <p>O profissional da informação ganha cada vez mais espaço de atuação na atual sociedade da informação. As tecnologias de informação e comunicação aparecem para facilitar a realização dos trabalhos em meio digital. Com o crescente aumento da informação, seja digitalizada ou nascida em meio digital, tornou-se urgente o cuidado com os objetos digitais. A curadoria digital aparece como uma alternativa no cuidado dos objetivos digitais, garantindo que estes tenham um tempo maior de vida e possa ser utilizado. Acredita-se que as atividades relacionadas a curadoria digital tem exigido constantes atualizações e outras competências para o profissional da informação. Logo pretende-se saber: quais as práticas do profissional da informação que contribuem para a curadoria digital? Objetivo Geral: identificar quais tipologias do profissional da informação que realiza atividades pertinentes a curadoria digital. Objetivos específicos: destacar as literaturas que tratam sobre o profissional da informação na curadoria digital; verificar as competências necessárias para o profissional da informação atuar como curador digital; especificar os aspectos semelhantes e diferentes nas tipologias do profissional da informação. Resultados: A maioria dos curadores digitais são profissionais bibliotecários, arquivistas ou museólogos, com formação em mestrado nas áreas de biblioteconomia, gestão de registos, arquivistas ou em ciência da informação. Poucos são especializados ou tem mestrado em curadoria digital ou curadoria de dados. Algumas das atividades que o curador digital realiza inclui os seguintes serviços: criação de metadados; acesso, coleta e manipulação de conteúdo; descartes; manutenção de recursos; desenvolver políticas e gerenciamento de planos de dados e procedimentos para conteúdos digitais. Conclusão: A curadoria digital é importante para garantir a vida longa e integridade do objeto digital, para isso as organizações adaptam a sua realidade, modelos de ciclo de vida para atuar junto a estes objetos digitais. Percebe-se que a formação especializada para curador digital, está diretamente ligada as áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Destaca-se nesta pesquisa a tipologia do profissional da informação: o bibliotecário, que mais realiza atividades relacionadas a curadoria digital.</p> 2021-11-29T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2021 https://ojs.letras.up.pt/ojs/index.php/prismacom/article/view/11003 O memorialista e seu sacrifício 2021-11-29T10:14:14+00:00 Sílvia Maria do Espírito Santo prisma.com@letras.up.pt Cláudia Leonor Guedes de Azevedo Oliveira prisma.com@letras.up.pt Herika Maria da Silva Aguiar prisma.com@letras.up.pt Luís Paulo Césari Domingues prisma.com@letras.up.pt Guilherme Mapelli Venturi prisma.com@letras.up.pt <p>Este artigo analisa duas práticas comuns que envolvem os pesquisadores da Ciência da Informação, Jornalismo e História: o documento e a entrevista, práticas essas que são sustentadas pelos conceitos de memória e pela busca da interdisciplinaridade. A metodologia origina-se dos elementos identificados nos estudos regionais, instrumentalizados pela coleta de depoimento oral, em caráter exploratório. Dos objetivos teóricos e práticos, destaca-se o contributo investigativo, balizado nos pressupostos de que a memória convoca reconstruções históricas que se fazem presentes na atualidade, sendo projetada, a partir do passado, e reinterpretada por agentes de diversas expressões acadêmicas e culturais. Os resultados são enumerados quanto às inferências sobre o estudo documental da história regional, com destaque para os usos da entrevista e do documento, que são, ao mesmo tempo, individuais e coletivos, em função das perspectivas inseridas nas construções, reconstruções e fraturas sociais do passado, em especial na figura do memorialista local.</p> 2021-11-29T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2021