OS DESAFIOS E AS BARREIRAS DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

Isabel Cristina dos Santos Diniz, Ana Margarida Almeida, Cássia Cordeiro Furtado

Resumo


O presente artigo é resultado parcial de uma investigação, que tem como objetivo principal conhecer as práticas inclusivas em bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas para utilizadores com necessidades especiais. Os resultados apresentados foram recolhidos através da aplicação de um inquérito por questionário on-line aplicado a 87 (oitenta e sete) diretores/coordenadores de bibliotecas (54 - cinquenta e quatro - brasileiras e 33 - trinta e três – portuguesas), tendo sido obtidas 50 (cinquenta) respostas válidas, correspondendo a 28 (vinte e oito) brasileiras e 22 (vinte e duas) portuguesas. Os resultados permitiram identificar problemas de acessibilidade, nomeadamente no que diz respeito a infraestrutura da biblioteca.

Palavras-chave: Acessibilidade; Inclusão; Necessidades Educativas Especiais; Biblioteca Universitária.


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