Nas margens da escrita académica

Authors

  • Ana Luísa Costa

Abstract

Com o estudo de dois casos de escrita académica, a resposta de desenvolvimento de uma
prova de acesso para alunos de cursos profissionais e artísticos e a resposta extensa escrita
a um teste de diagnóstico no contexto de uma Oficina de Português para Fins Académicos,
pretendeu-se caracterizar o perfil de desempenho de escrita de estudantes que ingressam no
ensino superior por vias diferentes do Concurso Nacional de Acesso. Considerando a Resposta
de Desenvolvimento o género agregador, foram analisados textos da ordem do argumentar e
do explicar/expor. A análise revelou resultados globalmente superiores no caso 1 (prova de
acesso), dificuldades transversais ao conjunto de textos e problemas específicos do grupo de estudantes falantes de variedades do português diferentes do PE. Foram identificadas fragilidades
transversais a nível da macroestrutura, como a inclusão de contra-argumentos e a elaboração
de uma conclusão adequada ao plano de texto, bem como a nível da microestrutura, como
pontuação decorrente de conhecimento sintático e recurso pouco diversificado a conectores
contrastivos e causais. Esta caracterização de um perfil de escrita de estudantes à entrada para
o ensino superior permite programar intervenções intencionais nas práticas de escrita das
diferentes áreas científicas dos estudantes.

Published

2022-11-23