Entre Textos e Contextos

o ensino de teorias sociológicas

Autores

  • Manuela Reis

Resumo

Em que edifício teórico se alicerça a visão sociológica do mundo e como a comunicamos, em
síntese, aos estudantes no contexto da sua formação universitária básica? Que princípios devem
presidir ao processo de apropriação de instrumentos como as teorias sociológicas, que possam
revelar-se úteis e relevantes à sua prática científica, profissional e cidadã futura? Haverá
“técnicas” para analisar a sociedade ou, antes, experimentação de modelos, formas de pensar
concorrentes, com os quais vamos aprendendo a dialogar e afinar o conhecimento sobre a
sociedade? Argumenta-se, neste artigo, que o pluriparadigmatismo teórico deve ser considerado
recurso fundamental da formação sociológica, bem como a leitura e o trabalho sobre textos
originais, independentemente do estatuto clássico ou contemporâneo desses textos.

Downloads

Publicado

2023-01-24

Como Citar

Reis, M. (2023). Entre Textos e Contextos: o ensino de teorias sociológicas. Sociologia: Revista Da Faculdade De Letras Da Universidade Do Porto, 44. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/13015