Características das empresas e demandas dos empregadores por competências

resultados preliminares da aplicação em Portugal do “Módulo de Empregadores” do PIAAC

Autores

  • João Queirós
  • Luís Rothes

Resumo

No âmbito do segundo ciclo do Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos (PIAAC), um pequeno grupo de países europeus, que Portugal integrou, decidiu juntar à recolha de dados realizada através do “Inquérito às Competências dos Adultos”, principal componente do Programa, um processo adicional de inquirição, direcionado para empregadores e orientado para a produção de informação sobre as respetivas demandas por competências, em contextos de atuação empresarial, como os atuais, frequentemente pautados por desequilíbrios entre oferta e procura de qualificações e de competências.
O presente artigo apresenta de forma sucinta o propósito, metodologia e principais detalhes técnicos da aplicação do “Módulo de Empregadores” do PIAAC no nosso país e discute preliminarmente alguns dos resultados obtidos, procurando desse modo lançar pistas de aprofundamento da investigação a realizar com recurso aos dados entretanto disponibilizados.

Downloads

Publicado

2024-01-18

Como Citar

Queirós, J., & Rothes, L. (2024). Características das empresas e demandas dos empregadores por competências: resultados preliminares da aplicação em Portugal do “Módulo de Empregadores” do PIAAC. Sociologia: Revista Da Faculdade De Letras Da Universidade Do Porto, 46. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/13813