INDEXAÇÃO DE DADOS CIENTÍFICOS: uma análise a partir das políticas da Rede de Repositórios de Dados Científicos do Estado de São Paulo

Autores

Resumo

Os repositórios de dados científicos são uma realidade vivenciada no mundo todo, contribuindo com o armazenamento, preservação e acesso aos dados provenientes de pesquisa científica. Em atenção ao importante papel que esses sistemas contemporâneos desempenham, objetiva-se investigar a indexação de dados científicos no âmbito da Rede de Repositórios de Dados Científicos do Estado de São Paulo, plataforma que permite acesso aos dados científicos e amplia a visibilidade das pesquisas conduzidas no âmbito das instituições participantes. Para tanto, são analisadas as políticas de informação estabelecidas por cada instituição integrante, no intuito de contribuir com os estudos de representação da informação em repositórios digitais. Trata-se de um estudo exploratório e documental, com coleta de dados realizada a partir de consulta aos sítios eletrônicos dos repositórios de dados científicos e instituições integrantes. A análise das políticas de informação identificadas revela que os repositórios de dados vinculados à Rede atendem parcialmente os princípios FAIR, utilizam softwares e padrões que permitem a interoperabilidade, possuem sistemas de identificação dos dados e protocolo para a coleta de metadados. A indexação dos dados científicos nos repositórios integrantes ocorre pelo próprio autor-pesquisador ou pela equipe responsável pelo sistema. Costata-se a necessidade de estudos mais aprofundados na Rede de Repositórios de Dados Científicos do Estado de São Paulo, com destaque para a qualidade do metadado assunto e as especificidades das políticas de indexação em repositórios de dados científicos.

Palavras-chave: Dados científicos; Indexação; Rede de Repositórios de Dados Científicos do Estado de São Paulo; Repositórios de dados científicos.

Biografias Autor

Joyce Mirella dos Anjos Viana, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestre em Ciência da Informação pelo programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (2018-2020). Discente do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas- ADS pelo Instituto Federal de São Paulo (2017-atual). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (2016). Cumpriu Estágio Supervisionado de Capacitação Docente - PESCD (2018-2019). Foi bolsista de iniciação científica do CNPQ (2015-2016) e bolsista do Programa de Educação Tutorial- PET/BIBLIOTECONOMIA (2013-2015)- pela UFMA. Cumpriu estágio extra curricular no Instituto Florence de Ensino Superior (2012 - 2013) e estágio curricular na Biblioteca Central da UFMA. Tem certificação em SCRUM FOUNDATION PROFESSIONAL CERTIFICATE (SFPC) (2020), certificação complementar em em Montagem, Manutenção e Redes de Computadores (2012-2013). Tem interesse e exerce atividades de pesquisa, ensino e extensão nos seguintes temas: Ciência da Informação, Organização do Conhecimento, Organização da Informação, Folksonomias; Redes Sociais; Indexação Social; Big Data; Repositórios Digitais; Tecnologias da Informação e Comunicação; incentivo a leitura por meio de Realidade Aumentada -RA; Tecnologias Interativas; Ensino de Informática a pessoas com Deficiência Intelectual; produção e organização de projetos, eventos científicos e culturais e nas áreas de Comunicação Visual.

Paula Regina Dal'Evedove, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação, Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos, atuando no Curso de Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Tutora do Programa de Educação Tutorial do Curso de Biblioteconomia e Ciência da informação PET/BCI. Cumpriu Estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista com bolsa de Pós-Doutorado Júnior do CNPq. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista; Doutora em Gestión de la Información y de la Comunicación en las Organizaciones pela Universidad de Murcia - UMU/Espanha; Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista; Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista; Tecnólogo em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário Eurípides de Marília. Líder do grupo de pesquisa "Representação e Humanidades Digitais" (UFSCar) e Vice-Líder do grupo de pesquisa "Representação Temática da Informação" (UNESP). Colabora com o grupo de pesquisa "Análise Documentária" (UNESP). Exerce atividades de ensino, pesquisa e extensão nos temas: Organização do Conhecimento; Representação da informação; Humanidades Digitais; Repositórios digitais; Tratamento Temático da Informação; Indexação; Linguagens de indexação; Metadados temáticos; Representação social; e Informação, tecnologias e inovação em saúde. Mãe do Thomas e do Theodoro (licença maternidade de 03/2017 a 09/2017). E-mail: dalevedove@ufscar.br.

Downloads

Publicado

2021-07-03

Edição

Secção

PECHA KUCHA - CONFOA