A IMPORTÂNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DO BRCRIS DIANTE DA EMERGÊNCIA DO CORONAVÍRUS

Autores

Resumo

Palavras-chave: BRCRIS; Coronavírus; FAIR.

Biografias Autor

Marcos Gonçalves Ramos, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorando em Ciência da Informação no PPGCI IBICT-UFRJ com pesquisa na área Sistemas de Pesquisa Corrente (sigla em inglês CRIS), interoperabilidade semântica, classificação das Ciências Ambientais e teoria da complexidade. Possui mestrado em Ciência da Informação PPGCI IBICT-UFRJ (1992), com dissertação sobre divulgação da informação em energia nuclear; MBA em Gestão de Serviços com ênfase em Turismo e Hotelaria pela Universidade Federal Fluminense (2015) com TCC sobre redes de informação e plataformas de destinos de viagens; Graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica (1986). Tem experiência na área de comunicação, difusão e preservação cultural, tratamento de acervos fotográficos (FUNARJ), memória da divulgação científica do Brasil, bem como comunicação científica e jornalismo científico. Foi coordenador de roteiros internacionais, desenvolvedor de roteiros turísticos e de viagens, criou e desenvolveu roteiros históricos, artísticos, culturais e técnico científicos na Europa, Estados Unidos e Canadá.

Priscila Ramos-Carvalho, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda em Ciência da Informação do PPGCI no IBICT/ECO - UFRJ (desde 2020). Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI IBICT/ECO - UFRJ (2020). Especialista em Gestão Empresarial pela FGV/RJ (2008) e em Marketing pela ESPM/SP (2004). Graduada em Sistema de Informação pela UNESA/RJ (2019) e em Comunicação Social pela UCSAL/BA (2003). Colaboradora do Laboratório em Rede de Humanidades Digitais (LARHUD) e dos grupos de pesquisa: Memória e Sociedade da Informação (MSI) e Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i). Interesses de pesquisa: efeitos de Big Data, Algoritmos e Inteligência Artificial sobre novos modelos de configuração de capital (Plataforma); Governança Digital e Política Digital; Gestão de Dados e Acesso à Informação (FAIR, Data Cloud); e práticas transversais entre as Humanidades Digitais e os movimentos de Ciência Aberta, Dados Abertos e Código Aberto, em prol da Decolonialidade e democratização do conhecimento.

Rosali Fernandez de Souza, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Santa Úrsula (1968), especialização em Documentação Científica (1969) e mestrado em Ciência da Informação (1973) pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia . Doutorado realizado na Polytechnic of North London, conferido pelo Council for National Academic Awards, CNAA (1984). Atualmente é pesquisadora titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT / MCTI. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação IBICT-UFRJ. Área do conhecimento em que atua : Ciência da Informação; subárea: organização e representação do conhecimento.

Downloads

Publicado

2021-07-03

Como Citar

Ramos, M. G., Ramos-Carvalho, P., & Souza, R. F. de. (2021). A IMPORTÂNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DO BRCRIS DIANTE DA EMERGÊNCIA DO CORONAVÍRUS. Páginas a&b: Arquivos E Bibliotecas, 262–263. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/10147

Edição

Secção

POSTER - CONFOA