CIÊNCIA ABERTA E NOVAS (VELHAS) FORMAS DE FAZER E COMUNICAR CIÊNCIA: ética, integridade e investigação responsável

Autores

  • Ana Inácio ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
  • Maria João Amante Biblioteca Pública de Braga

Resumo

O conceito de Ciência Aberta (CA) acolhe um conjunto alargado de manifestações relacionadas com o novo modelo de comunicação académica e com conceitos como ética, integridade na investigação e investigação e inovação responsáveis.

O trabalho apresentado consiste num contributo eminentemente teórico ao desenvolvermos um mapeamento concetual que permita, em trabalhos futuros, a realização de investigação empírica sólida e fundamentada, essencialmente no que se refere à prática científica dos investigadores portugueses nas instituições de ensino superior. Este enquadramento é, particularmente, relevante para as Bibliotecas de ensino superior que enfrentam novas realidades quanto à gestão de informação de ciência e à forma como se posicionam no contexto da investigação.

Palavras-chave: Bibliotecas de Ensino Superior; Ciência Aberta; Comunicação de ciência.

Downloads

Publicado

2021-07-03

Como Citar

Inácio, A., & Amante, M. J. (2021). CIÊNCIA ABERTA E NOVAS (VELHAS) FORMAS DE FAZER E COMUNICAR CIÊNCIA: ética, integridade e investigação responsável. Páginas a&b: Arquivos E Bibliotecas, 83–86. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/10160

Edição

Secção

PECHA KUCHA - CONFOA