REDE ACADÉMICA INTERNACIONAL WEIWER®: um exemplo de práticas educacionais abertas

Autores

Resumo

A Wikipédia enquanto objeto de estudo e estratégia pedagógica está presente nos diversos níveis de ensino no mundo. Em Portugal, a Universidade Aberta, através do LE@D, Laboratório de Educação e Ensino a Distância, é percussora ao promover a sua investigação e integração curricular. É neste campo de ação que foi lançada a Rede Académica Internacional WEIWER® - Wikis, Educação & Investigação | Wikis, Education & Research. A moldura conceptual de suporte está associada à educação aberta e, nesta, a Wikipédia enquanto Prática e Recurso Educacionais Abertos. Neste âmbito específico, a Rede WEIWER® integra diversas perspetivas que, resumidamente, se podem segmentar, por um lado, na promoção da literacia digital e, por outro, na implementação de recursos didáticos e técnico-pedagógicos. Ambas traduzem percursos diversos, com abordagens também diversas, atendendo ao público-alvo envolvido. Estes percursos estão articulados com os eixos da Iniciativa Portugal INCoDe.2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas. Palavras-chave: Educação Aberta, Recursos Educacionais Abertos, Práticas Educacionais Abertas, Wikipédia.

Palavras-chave: Educação aberta; Práticas educacionais abertas; Recursos educacionais abertos; Wikipédia.

Biografias Autor

Teresa Margarida Loureiro Cardoso, Universidade Aberta - LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning

Docente da Universidade Aberta desde 2007 no Departamento de Educação e Ensino a Distância, onde leciona em cursos de graduação e pós-graduação, e orientando projetos de pós-doutoramento, teses de doutoramento e dissertações de mestrado. É investigadora integrada na UID-FCT n.º 4372, Laboratório de Educação a Distância e eLearning  (LE@D), colaborando em projetos, nacionais e internacionais, e participando na organização de eventos científicos. É formadora creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua do Ministério da Educação, autora e editora de publicações. Integra comissões científicas/editoriais, e é coordenadora científica da Rede WEIWER®. Foi corresponsável pela implementação do Programa Wikipédia na Educação em Portugal, nomeadamente pela primeira integração curricular portuguesa, enquadrada no Programa Wikipédia na Universidade. Ao nível da investigação, interessa-se ainda pela educação aberta, jogos e aprendizagem móvel, metodologias de investigação, e TIC em contextos educacionais.

Maria Filomena Martins Silva Coelho Pestana, Universidade Aberta - LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning

Gestora de Formação e investigadora integrada no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID-FCT n.º 4372), Universidade Aberta (Portugal). Licenciada em Educação (Pedagogia Social e da Formação), Mestre em Pedagogia do Elearning e Mestre em Supervisão Pedagógica. Doutora em Educação a Distância e eLearning, e Pós-doutora em Educação a Distância e eLearning. Tem participado em vários projetos de elearning, nomeadamente como e-tutora e produtora de recursos e conteúdos. É ainda e-mentora da Licenciatura em Educação, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) da Universidade Aberta (UAb); coorienta dissertações de mestrado no DEED-UAb. É formadora creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua do Ministério da Educação, autora de publicações. Integra comissões científicas, e é coordenadora executiva da Rede WEIWER®. Foi corresponsável pela implementação do Programa Wikipédia na Educação em Portugal, nomeadamente pela primeira integração curricular, a nível nacional, enquadrada no Programa Wikipédia na Universidade. Ao nível da investigação, interessa-se ainda pela educação aberta, educação de adultos, metodologias de investigação, e TIC em contextos educacionais.

João Paulo Pinto, Universidade Aberta - LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning

É investigador colaborador no LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Universidade Aberta) e no CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Universidade do Algarve). Licenciado em Educação – Minor em Pedagogia Social e da Formação, mestre em Ciências da Educação – Pedagogia do eLearning, e doutorando em Média-Arte Digital (Universidade Aberta / Universidade do Algarve). Colabora ainda com vários grupos de trabalho, participando regularmente em eventos científicos (inter)nacionais e é (co)autor de vários trabalhos publicados em livros, revistas, atas. Interessa-se pela investigação nas áreas das Competências Digitais, Qualificações, Educação de Adultos, Educação Aberta e Online, Redes Sociais, Novas Literacias.

Downloads

Publicado

2021-07-03

Edição

Secção

PECHA KUCHA - CONFOA