A CIÊNCIA CIDADÃ NO CONTEXTO BRASILEIRO DOS DADOS GOVERNAMENTAIS ABERTOS

Autores

  • Luiz Gustavo Sena Brandão Pessoa Universidade Federal da Paraíba - UFPB João Pessoa, Paraíba
  • Marckson Roberto Ferreira de Sousa Universidade Federal da Paraíba - UFPB João Pessoa, Paraíba

Resumo

A tecnologia da informação nos remete a questão paradigmática do estudo dos dados no contexto da e-Science e da Ciência Cidadã. A proposta busca fazer uma reflexão aplicada entre a e-Science à luz da Ciência da Informação e sua relação com a disseminação dos dados governamentais abertos, propondo verificar a partir da disponibilidade desses dados, se a administração pública está cumprindo princípios relativos à publicidade, transparência e acesso à informação por parte do governo. Buscou-se verificar se os municípios que compõem a microrregião de Umbuzeiro no Estado da Paraíba estão disponibilizando dados governamentais em tempo real, como preceitua a legislação. A metodologia utilizada corresponde a pesquisa documental e descritiva, com tratamento de dados realizado por estatística simples através do aplicativo LibreOffice Calc. Os resultados demonstram que os municípios estudados estão de forma incipiente com relação ao requisito “tempo real”, merecendo mais atenção dos gestores públicos quanto a esse ponto.

Palavras-chave: Ciência da Informação; Portais Governamentais Municipais; Publicidade e Transparência.

Biografias Autor

Luiz Gustavo Sena Brandão Pessoa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB João Pessoa, Paraíba

Professor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba. Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação. Possui Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília; Graduação em Ciências Jurídicas e Ciências Contábeis. Atuação na Administração Pública, com ênfase em Gestão Pública, Contabilidade, Finanças Públicas e Informação Jurídica

Marckson Roberto Ferreira de Sousa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB João Pessoa, Paraíba

Doutor em Engenharia Elétrica na área de Processamento da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com pesquisa em Interfaces Humano-Computador. Mestrado em Engenharia Elétrica na área de Processamento da Energia pela Universidade Federal da Paraíba. Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Direito pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba. Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação da UFPB. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPB, na linha de pesquisa Organização, Acesso e Uso da Informação, e do Programa de Pós-graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes, na linha de pesquisa Gestão de Projetos e Tecnologias Emergentes. Na Pós-graduação trabalha especialmente os seguintes temas: Competência Informacional; Arquitetura da Informação; Limitações Digitais; Aspectos Jurídicos da Informação. Editor do Portal do Laboratório de Tecnologias Intelectuais (https://lti.pro.br). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Renovatio - Estudos sobre Disrupção, Interação e Aspectos Jurídicos da Informação.

Downloads

Publicado

2021-07-03

Edição

Secção

COMUNICAÇÃO - CONFOA