A IMPORTÂNCIA DOS REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS EM PERÍODOS DE PANDEMIA: a inserção da produção científica sobre a COVID-19 no ARCA – RI da FIOCRUZ

Autores

  • Claudete Fernandes de Queiroz Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
  • Luciana Danielli de Araujo Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
  • Andréa Gonçalves do Nascimento Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
  • Eder de Almeida Freyre Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
  • Raphael Belchior Rodrigues Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
  • Catarina Barreto Malheiro Pereira Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
  • Rita de Cassia da Silva Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
  • Leonardo Simonini Ferreira Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
  • Adilson de Almeida Junior Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)

Resumo

A comunicação e a informação nunca foram tão importantes como neste momento de pandemia da COVID-19. Essa emergência de saúde tem mostrado como a atuação dos profissionais de informação nos Repositórios Institucionais têm sido decisiva para o avanço do conhecimento científico sobre essa doença. Essa fase tem propriciado muitas reflexões acerca das atividades desenvolvidas nos Repositórios. Eles se encontram diante de um volume expressivo de informações em tempo real sobre essa nova doença, onde os resultados obtidos nas pesquisas preliminares precisam ser divulgados rapidamente. Por isso, este trabalho apresenta o mapeamento dos processos de trabalho realizado pelos profissionais de informação da Fundação Oswaldo Cruz, com relação ao depósito da produção intelectual da Instituição no Arca - Repositório Institucional da Fiocruz sobre a COVID-19, tendo como objetivo a disseminação e o acesso aos conteúdos. A primeira atitude para que a realização das tarefas no Repositório Arca fosse possível e contínua, consistiu no fortalecimento do vinculo da equipe. Desta forma, tornou-se necessária construir novas estratégias na execução dos trabalhos, e novo redimensionamento nas funções dos profissionais para agir com celeridade na recuperação da produção dos estudos da comunidade científica. A proposta é manter a população bem informada, já que nessa situação de pandemia, os protocolos de prevenção contra a COVID-19 salientam que o cuidado começa com a responsabilidade individual, pela obediência as orientações dos gestores de saúde. No momento atual, não restam duvídas sobre a enorme importância que os Repositórios Institucionais representam, juntamente com a atuação essencial dos profissionais que asseguram informações relevantes e emergenciais a todos os usuários.

Palavras-chave: ARCA - Repositório Institucional da FIOCRUZ; Gestão da Informação científica; Pandemia COVID-19.

Biografia Autor

Claudete Fernandes de Queiroz, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)

Mestre em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas-RJ. Possui especialização em Docência Superior pelo ISEP (RJ) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Santa Úrsula (RJ). Atuou como Bibliotecária nas seguintes instituições: SENAC/Departamento Nacional; SENAI/RJ/Centro de Tecnologia Euvaldo Lodi; Documentar; Conselho Federal de Enfermagem; Ministério da Defesa/Centro Tecnológico do Exército; e atualmente exerce o cargo de Tecnologista em Saúde Pública na Fiocruz, atuando na coordenação técnica do Repositório Institucional Arca.

Downloads

Publicado

2021-07-03

Edição

Secção

PECHA KUCHA - CONFOA