DESAFIOS NA PRÁTICA DO COMPARTILHAMENTO DE DADOS DE PESQUISA E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO DA CIÊNCIA ABERTA

Autores

  • Erika Rayanne Silva de Carvalho Universidade de Brasília (UnB)
  • Fernando César Lima Leite Universidade de Brasília (UnB)

Resumo

Palavras-chave: Ciência Aberta; Compartilhamento de dados de pesquisa; Comunicação científica; Dados abertos de pesquisa.

Biografias Autor

Erika Rayanne Silva de Carvalho, Universidade de Brasília (UnB)

Estudante de doutorado e mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCINF) da Universidade de Brasília (UnB). Bacharela em Biblioteconomia pela UnB (2013). Participa do Grupo de Pesquisa: Publicações Eletrônicas, registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do CNPq. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia e Documentação. Tem interesse nos seguintes temas: Ciência Aberta, diferenças disciplinares nas práticas de produção, compartilhamento e reuso de dados de pesquisa, e curadoria digital. Atualmente (2020) realiza pesquisa de doutorado sobre a gestão de dados de pesquisa em diferentes disciplinas.

Fernando César Lima Leite, Universidade de Brasília (UnB)

Graduado em Biblioteconomia. Mestre em Ciência da Informação. Doutor em Ciência da Informação. Experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes tópicos: informação em ciência e tecnologia, gestão da informação e do conhecimento científico, biblioteconomia, planejamento e implementação de serviços de informação em C&T em ambiente digital, comunicação científica, divulgação científica, acesso aberto e repositórios institucionais, periódicos científicos eletrônicos. Foi editor pelo Brasil do E-LIS Eprints in Library and Information Science de 2006/2012 (repositório temático internacional da produção científica em Ciência da Informação). Foi analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) onde planejou e implementou atividades de gestão da informação científica, tecnológica e organizacional e coordenou iniciativa e estratégias de acesso aberto à informação científica. Consultor do IBICT entre 2006 e 2009. Especialista Visitante do IBICT entre 2010 e 2013, no âmbito do PCI/CNPQ. Foi vice-coordenador e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da UnB. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Ciência da Informação, diretor da Biblioteca Central da Universidade de Brasília e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Downloads

Publicado

2021-07-03

Edição

Secção

POSTER - CONFOA