VALIDAÇÃO AUTOMÁTICA DOS CURRÍCULOS DA PLATAFORMA LATTES À BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD)

Autores

Resumo

Um dos principais problemas em repositórios científicos é identificar relacionamentos e vincular metadados de diferentes fontes. Este trabalho descreve brevemente os novos resultados em um esforço para se construir uma plataforma de software capaz de processar metadados de diferentes fontes heterogêneas. O estudo de caso para essa fase é a vinculação da rede de repositórios de teses e dissertações, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), e a Plataforma Lattes de currículos de pesquisadores. Aplica-se uma estratégia de geração de “hashes” para registros, via regras de transformação sobre título e ano, capturando-se, em um só passo, os identificadores Lattes de autor e orientador das teses e dissertações.

Palavras-chave: BDTD; Enriquecimento de metadados; Ligação de dados; Plataforma Lattes.

Biografias Autor

Thiago Magela Rodrigues Dias, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Doutor em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET-MG tendo trabalhado com Bibliometria, Extração de Dados Científicos e Análise de Redes de Colaboração Científica. Mestre em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET-MG (2008), trabalhando com Arquitetura Orientada a Serviços e Web Mining com o tema: Uma Arquitetura Orientada a Serviços para emprego em Sistemas de Mineração de Dados na Web. Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFOR (2004), além de Especialização em Produção de Software - com Ênfase em Software Livre pela UFLA (2007) e Especialização em Melhoria do Processo de Software, UFLA (2007). Atua como Professor no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) lecionando disciplinas na Graduação e Pós-graduação da instituição. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Bibliometria, Cientometria, Extração e Integração de Dados, Análise de Redes Sociais, Análise de Redes de Colaboração Científica, Acesso Aberto, Organização da Informação, Ciência de dados, Engenharia de Software, Qualidade de Software, MPS.BR, Extreme Programming, Arquitetura Orientada a Serviços, Web Services, Data Mining, Text Mining e Web Mining.

Washington Luís Ribeiro de Carvalho-Segundo, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

É Doutor e Mestre em Informática pela Universidade de Brasília, com Estágio de Doutorado Sanduíche no King's College London. Possui graduação em Matemática (Bacharelado e Licenciatura) também pela Universidade de Brasília. É Coordenador do Laboratório de Metodologias de Tratamento e Disseminação da Informação (COLAB) no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict / MCTI). Áreas de interesse em pesquisa: Repositórios Digitais Abertos, Repositórios de Dados Científicos, Interoperabilidade entre Sistemas de Informação Abertos, Ciência Aberta e Ciência de Dados.

Downloads

Publicado

2021-07-03

Como Citar

Dias, T. M. R., & Carvalho-Segundo, W. L. R. de . (2021). VALIDAÇÃO AUTOMÁTICA DOS CURRÍCULOS DA PLATAFORMA LATTES À BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD). Páginas a&b: Arquivos E Bibliotecas, 164–168. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/10227

Edição

Secção

PECHA KUCHA - CONFOA