A PRODUÇÃO CIENTÍFICA E O ACESSO ABERTO SOBRE A CIÊNCIA DE DADOS NO CONTEXTO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: estudo bibliométrico

Autores

Resumo

Palavras-chave: Ciência de Dados; Ciência da Informação; Estudo bibliométrico; Revistas científicas de acesso aberto.

Biografias Autor

Maurício Torres de Matos, Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Pará, MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, especialização em Redes de Computadores pela Universidade Federal do Pará, Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará e Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário do Estado do Pará. É Analista de Controle Externo no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará.

Marise Teles Condurú, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorado em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará/UFPA (2012), Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Especialização em Documentação Científica pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/UFRJ (1982) e Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (1980). É Professora Adjunta da Faculdade de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará. Professora Permanente do Mestrado em Ciência da Informação - PPGCI e do Mestrado Profissional em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local - PPGEDAM, todos da UFPA. Professora de Cursos de especialização da UFPA. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Informação, Meio Ambiente e Sociedade. É responsável técnica pela pesquisa, organização e divulgação das informações do Grupo de Pesquisa Hidráulica e Saneamento. Foi Coordenadora de Informação Ambiental do Núcleo de Meio Ambiente (1997 a 2013) e Professora Substituta do Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFPA. Autora de 3 livros técnicos, estando um na 2a edição e o outro na 5a. edição; de artigos técnico-científicos; de 1 manual técnico; e de trabalhos técnico-científicos apresentados em eventos nacionais e internacionais. Orienta trabalhos de conclusão de curso de pós-graduação e de graduação. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização da Informação e Processos de Comunicação (produção, organização e disseminação da informação ambiental) e sistemas de recuperação da informação; e Metodologia Científica.

Alegria Celia Benchimol, Museu Paraense Emilio Goeldi

Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ- ECO ) em 2015. Mestre em Ciência da Informação, desde 2009, pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e Graduada em Letras (Português e Francês) pela Universidade Federal do Pará(UFPA).Trabalhou no Museu Paraense Emílio Goeldi até junho de 2019 , quando se aposentou. Tem experiência na área de Comunicação Científica, e Documentação de acervos científicos. Foi Curadora da Coleção Etnográfica do Museu Paraense Emílio Goeldi em 2009 e 2010. Atualmente é Coordenadora do Grupo de Trabalho Museu, Patrimônio e Informação (GT9) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Ciência da Informação (ANCIB).É professora permanente do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Pará desde 2017 e Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Diversidade Sociocultural do Museu Paraense Emílio Goeldi desde 2019.

Downloads

Publicado

2021-07-03

Como Citar

de Matos, M. T., Condurú, M. T., & Benchimol, A. C. (2021). A PRODUÇÃO CIENTÍFICA E O ACESSO ABERTO SOBRE A CIÊNCIA DE DADOS NO CONTEXTO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: estudo bibliométrico. Páginas a&b: Arquivos E Bibliotecas, 247–248. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/10228

Edição

Secção

POSTER - CONFOA