O Facebook como instrumento de comunicação das Universidades públicas em Portugal
Palavras-chave:
Comunicação, Facebook, Universidades públicas, PortugalResumo
O presente artigo tem como objetivo investigar se as universidades públicas portuguesas (UPP) usam o Facebook para comunicar com o seu público-alvo.
Primeiramente identificámos quais UPP têm Facebook e como se posicionam em termos de ‘gostos’, comentários e partilhas. Na análise de utilização desta ferramenta examinou-se a frequência em número de posts, a tipologia de informação veiculada e procurámos identificar a extensão relativa ao uso de hashtags, inclusão de fotografia e/ou vídeo. Os resultados obtidos revelaram que UPP usam o Facebook para comunicar, no entanto posicionam-se de diferentes formas na rede. Há muito trabalho a ser feito caso optem por apostar no Facebook como ferramenta de comunicação principal. Os posts são, maioritariamente, textos curtos com imagens provando preocupação em tornar a comunicação mais humana com posts bem-sucedidos. Fazem uso de notícias de media externos para se promoverem e não se observa o uso de hastags e vídeos nos posts.
Referências
AHARONY, Noa 2012 Facebook use in libraries: an exploratory analysis. Aslib proceedings. [Em linha]. 64:4 (2012) 358-372. [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: https://doi.org/10.1108/00012531211244725.
ARROYO-VAZQUEZ, Natalia 2018 Interaction on Spanish university libraries' Facebook pages. El Profesional de la información. [Em linha]. 27 (2018) 65-74. [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: http://eprints.rclis.org/39133/.
BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha 2009 Apontamentos sobre as estratégias de comunicação mediadas por computador nas organizações contemporâneas. In Comunicação organizacional. Org. Margarida Kunsch, M. Krohling. São Paulo: Saraiva, 2009, p. 337-353.
BASALINGAPPA, Anita; SUBHAS, M. S.; TAPARIYA, Rashmi 2016 Understanding likes on Facebook: an exploratory study. Online journal of communication and media technologies. [Em linha]. 6:3 (2016) 234-249. [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: https://www.ojcmt.net/download/understanding-likes-on-facebook-an-exploratory-study.pdf.
BERGER, Arthur Asa 2018 Media and communication research methods: an introduction to qualitative and quantitative approaches. 5th ed. [Em linha]. Los Angeles: SAGE, 2018. [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: https://www.academia.edu/40306080/Media_and_Communication_Research
_Methods_An_Introduction_to_Qualitative_and_Quantitative_Approaches_by
_Arthur_A_Berger.
BERGER, Jonah A. 2015 Word of mouth in interpersonal bommunication. In The Cambridge handbook of consumer Psychology. Ed. Michael Norton, Derek D. Rucker, Cait Lamberton. [Em linha]. New York : Cambridge University, 2015, p. 368-397. [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: https://doi.org/10.1017/CBO9781107706552.014.
BORGES, Maria Manuel 2006 A Esfera: comunicação académica e novos media. [Em linha]. Coimbra, 2006. [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: http://hdl.handle.net/10316/8557. Tese de doutoramento.
BOULIANNE, Shelley; THEOCHARIS, Yannis 2020 Young people, digital media and engagement: a meta-analysis of research. Social Science computer review. [Em linha]. 38:2 (2020) 111-127. [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0894439318814190.
CHAFFEY, Dave 2020 Global social media research: summary. Smartinsights.com. [Em linha]. (Ago. 2020). [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: https://www.smartinsights.com/social-media-marketing/social-media-strategy/new-global-social-media-research/.
CURTO, Diogo Ramada 2014 Uma Nova crise da universidade em Portugal? Análise social. [Em linha]. 210 (2014) 207-212. [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732014000100014.
DUGGAN, Maeve; BRENNER, Joanna 2012 The Demographics of social media users. Pew Research Center: Internet & technology. [Em linha]. (7 abr. 2012). [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: https://www.pewresearch.org/internet/2013/02/14/the-demographics-of-social-media-users-2012/.
DUTTON, William H.; GRANT, Blank; GROSELJ, Darja 2013 Cultures of the Internet: the Internet in Britain: Oxford Internet survey 2013: report OxIS. [Em linha]. (2013). [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Grant-Blank/publication/314445044
_Cultures_of_the_Internet_Five_Clusters_of_Attitudes_and_Beliefs_Among_Users
_in_Britain/links/5d89f594299bf1996f9e5c70/Cultures-of-the-Internet-Five-Clusters-of-Attitudes-and-Beliefs-Among-Users-in-Britain.pdf.
ERIKSSON, Mats; OLSSON, Eva-Karin 2016 Facebook and Twitter in crisis communication: a comparative study of crisis communication professionals and citizens. Journal of contingencies and crisis management. [Em linha]. 24 (2016) 198-208. [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: https://doi.org/10.1111/1468-5973.12116.
FIGUEIRA, João 2015 O Facebook como estratégia de superação da escassez de meios na comunicação institucional: o caso da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Organicom. [Em linha]. 12:22 (2015) 161-175. [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139275.
FOSK, Alejandro 2017 LATAM digital future in focus. ComScore. [Em linha]. (2017). [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: https://www.comscore.com/lat/Insights/Presentations-and-Whitepapers/2017/2017-LATAM-Digital-Future-in-Focus.
FREITAS, Maria Teresa de Assunção 2000 Escrita teclada: uma nova forma de escrever? [Em linha]. [S. l.: s. n.], 2000. [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc_02-2.pdf.
GONCALVES, Jorge [et al.] 2015 Increasing the reach of government social media: a case study in modeling government-citizen interaction on Facebook. Policy and Internet. [Em linha]. 7:1 (2015) 80-102. [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: https://doi.org/10.1002/poi3.81.
GUERRA, João Pedro Miller; NUNES, Adérito Sedas 1969 A Crise da universidade em Portugal : reflexões e sugestões. Análise social. [Em linha]. 7:25-26 (1969) 5-49. [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224253532Q2dSR4az8Mg76OQ8.pdf.
HOLLEBEEK, Linda D.; GLYNN, Mark; BRODIE, Roderick 2014 Consumer brand engagement in social media: conceptualization, scale development and validation. Journal of interactive marketing. [Em linha]. 28 (2014) 149-165. [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.intmar.2013.12.002.
JOINSON, Adam N. 2008 Looking at, looking up or keeping up with people?: motives and use of Facebook. In CHI 2008, Florence, 2008 - Proceeding of the twenty-sixth annual SIGCHI Conference on human factors in computing systems. [Em linha]. [S. n.: s. l.], 2008). [Consult. 17 maio 2021]. p. 1.027-1.036. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1145/1357054.1357213.
JORDAN, Rachel B. 2017 How frequently should I post to Facebook? 929 marketing creative. [Em linha]. (24 jun. 2017). [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: http://www.rachelbjordan.com/marketing-leadership-blog/how-frequently-should-i-post-to-facebook.
KEMP, Simon 2015 Digital, social & mobile. We are social. [Em linha]. (2015). [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: https://wearesocial.com/sg/special-reports/digital-social-mobile-in-apac-in-2015.
KIM, Cheonsoon; YANG, Sung-Un 2017 Like, comment, and share on Facebook: how each behavior differs from the other. Public Relations review. [Em linha]. 43:2 (2017) 441-449. [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.pubrev.2017.02.006.
KWON, Eun Sook [et al.] 2014 Brand followers: consumer motivation and attitude towards brand communications on Twitter. International journal of advertising. [Em linha]. 33 (2014) 657-680. [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: http://dx.doi.org/10.2501/IJA-33-4-657-680.
LIVINGSTONE, Sonia 2012 Critical reflections on the benefits of ICT in education. Oxford review of Education. [Em linha]. 38:1 (2012) 9-24. [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: http://eds.b.ebscohost.com/eds/pdfviewer/pdfviewer?vid=2&sid=8b34fa4b-9075-4b40-bca2-9f7350da3748%40pdc-v-sessmgr01.
MADDEN, Mary [et al.] 2013 Teens and technology 2013. Pew Research Center: Internet & technology. [Em linha]. (13 mar. 2013). [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: https://www.pewresearch.org/internet/2013/03/13/teens-and-technology-2013/.
MARKTEST GRUPO 2019 Os Portugueses e as redes sociais: 2019. [Em linha]. Lisboa: Marktest, 2019. [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: https://www.marktest.com/wap/a/grp/p~96.aspx.
MENDELSON, Andrew L.; PAPACHARISSI, Zizi 2010 Look at us: collective narcissism in college student Facebook photo galleries. In The Networked self: identity, community and culture on social network sites. Ed. Zizi Papacharissi. [Em linha]. London: Routledge, 2010, p. 251-273. [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: http://eds.b.ebscohost.com/eds/pdfviewer/pdfviewer?vid=6&sid=3398b04a-b880-42c3-b192-2d78d8913ed3%40pdc-v-sessmgr02.
NIELSEN COMPANY 2009 Global faces and networked places: a Nielsen report on social networking’s new global footprint. Nielsen blog. [Em linha]. (Mar. 2009). [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: https://www.nielsen.com/content/dam/corporate/us/en/%20newswire/
uploads/2009/03/nielsen_globalfaces_mar09.pdf.
O'REILLY, Tim 2005 What is Web 2.0?: Design patterns and business models for the next generation of software. O'Reilly. [Em linha]. (30 set. 2005). [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: http://www.oreilly.com/pub/a/web2/archive/what-is-web-20.html.
PAI, Peiyu; ARNOTT, David C. 2013 User adoption of social networking sites: eliciting uses and gratifications through a means-end approach. Computers in human behavior. [Em linha]. 29:3 (2013) 1.039-1.053. [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: https://doi:10.1016/j.chb.2012.06.025.
PATEL, Neil 2016 How frequently you should post on social media according to the pros. Forbes. [Em linha]. (12 set. 2016). [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/neilpatel/2016/09/12/how-frequently-you-should-post-on-social-media-according-tothe-pros/.
PETERS, Kay [et al.] 2013 Social media metrics: a framework and guidelines for managing social media. Journal of interactive marketing. [Em linha]. 27:4 (nov. 2013) 281-298. [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.intmar.2013.09.007.
POECZE, Flora 2019 What you post is what you get: the mediator role of reached individuals in the causal relationship of posted content types and follower counts on Facebook. Naše gospodarstvo = Our Economy. [Em linha]. 65:4 (2019) 57-71. [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: http://eds.a.ebscohost.com/eds/pdfviewer/pdfviewer?vid=0&sid=602d7cfb-f766-40a6-9521-e6ff6b40bf90%40sdc-v-sessmgr03.
RUÃO, Teresa 2008 A Comunicação organizacional e os fenómenos de identidade: a aventura comunicativa da formação na Universidade do Minho: 1974-2006. [Em linha]. Braga : Universidade do Minho, 2008. [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/8841/1/tese%20final.pdf. Tese de doutoramento.
SAXTON, Gregory D. [et al.] 2015 #AdvocatingForChange: the strategic use of hashtags in social media advocacy. Advances in social work. [Em linha]. 16:1 (2015) 154-169. [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3034801.
SHIAU, Wen-Lung; DWIVEDI, Yogesh K.; LAI, He-Hong 2018 Examining the core knowledge on Facebook. International journal of information management. [Em linha]. 43 (2018) 52-63. [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2018.06.006.
TAGG, Caroline; SEARGEANT, Philip 2014 Audience design and language choice in the construction and maintenance of translocal communities on social network sites. In The Language of social media. Ed. Philip Seargeant, Caroline Tagg. [Em linha]. London: Palgrave Macmillan, 2014. [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: https://doi.org/10.1057/9781137029317_8.
TARIQ, Umbreen; SARFRAZ, Summaira; ABBAS, Ali 2020 Digital media users and Facebook hashtags’ misinterpretations. Online information review. [Em linha]. (20 jun. 2020). [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: https://doi:10.1108/oir-08-2019-0262.
VILARES, Bela A. E. 2018 A Utilização dos social media pelas instituições de ensino superior em Portugal: estudo de caso na área das ciências da saúde. In JORNADAS APDIS, 13ªs, Lisboa, 2018 - Atas. [Em linha]. Lisboa: APDIS, 2018. [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: https://apdis.pt/publicacoes/index.php/jornadas/article/view/232.
WE ARE SOCIAL; HOOTSUITE; DATA REPORTAL 2019 Most famous social network sites worldwide as of July 2019, ranked by number of active users (in millions). [Em linha]. 2019. [Consult. 17 maio 2021]. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/272014/global-social-networks-rankde-by-numberof-users/.
WORTMANN, Matthias; WATTENBERG, Malte 2019 When do users interact and react to content on Facebook? In ECSM 2019 -EUROPEAN CONFERENCE ON SOCIAL MEDIA, 6th, Brighton, 2019 – Proceedings… [Em linha]. New York: Curran Associates, 2019, p. 288-296. Disponível em: https://www.academic-bookshop.com/ourshop/prod_6801467-ECSM-2019-PDF-Proceedings-of-the-6th-European-Conference-on-Social-Media.html.