Cartuns e Caretas

objetificação, representação visual e informacional da mulher em uma revista de humor no início do século XX no Brasil

Autores

  • Alessandra Nunes de Oliveira Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Jetur Lima de Castro Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)
  • Cecília Abrahão Nascimento Santi Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Liliane Silva do Nascimento Universidade Federal do Pará (UFPA)

Resumo

Esta pesquisa discute as relações de objetificação, representação visual e informacional da mulher identificada nos cartuns que se encontram na Careta, revista de humor no início do século XX, no Brasil. Problematizam-se as relações de humor com a imagem da mulher por meio dos cartuns nas colunas da revista Careta, que criaram deformações discursivas do que seria o movimento feminista através do humorismo gráfico, isto é, por frases e desenhos cômicos. A partir da narrativa documentária da revista levantada por meio dos cartuns, apresenta algumas representações discursivas e visuais colocando a mulher em uma situação de subalternidade. Dado que ‘ler’ um texto visual é também uma tentativa de dissolver seus fetiches, acrescenta-se que os cartuns representam códigos culturais de determinada época e evidenciam o cotidiano ou o pensamento, assim como a visão do que era ou é no momento do olhar dos leitores. Ao nosso escopo, a revista Careta torna-se uma importante fonte de informação para discutir a imagem da mulher e a objetificação que foi abordada nesse periódico no início do século XX no Brasil. Nos cartuns, encontram-se sátiras da imagem do movimento feminista e da mulher. Portanto, convém enfatizar que a temática abordada é pertinente para a compreensão do desenvolvimento político-social na questão da emancipação da imagem da mulher. Em suma, nossa análise percebe o estereótipo existente no discurso “mau formatado” da revista Careta, que influenciou modos de pensar e agir segundo as relações dos padrões estéticos do que seria o ideal da mulher e a imagem do movimento feminista, confrontando--os do ontem para o hoje.

Biografias Autor

Alessandra Nunes de Oliveira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduada em Biblioteconomia (2012-2016) pela Universidade Federal do Pará - (Campus Belém). Atualmente, faz pesquisas na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Desenvolveu atividades de estágio com Bolsa no serviço de referência na Biblioteca-UFRA na área de Biblioteconomia(2012-2013). Realizou atividades de extensão pelo convênio entre Secretaria de Educação do Estado do Pará/SIEBE e a Universidade Federal do Pará-UFPA (2016). Tem interesse em temas como História social, História do Livros e da Bibliotecas, Censura na Informação, informação e sociedade e Mediação da informação.

Jetur Lima de Castro, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (PPGCI-UNESP). Mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM/UFPA). Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará e formação inicial em Administração de Redes de Computadores pelo (Programa Escola de Fábrica) da Universidade Estadual do Pará-UEPA, (Serviço de Processamentos de Dados) SERPRO e Ministério da Educação MEC. Bolsista de Doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Integrante do Grupo de Pesquisa em Informação: Mediação, Cultura, Leitura e Sociedade (UNESP).

Cecília Abrahão Nascimento Santi, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduanda Em Biblioteconomia.

Liliane Silva do Nascimento, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Docente da UFPA

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2021-08-12

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