A Alfabetização Midiática e Informacional
a produção científica em repositórios e bases de dados abertas da América Latina, Portugal e Espanha
Palavras-chave:
Alfabetização Midiática e Informacional, Base de dados, Ciência aberta, UNESCOResumo
A Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), desenvolvida conforme cartilhas da União das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), tem como objetivo permitir aos alunos uma aprendizagem mais autônoma para a utilização das mídias e das informações como forma de articulação de processos e mudanças sociais, e por isso vem ganhando mais ênfase na sociedade atual, com o intuito de possibilitar um melhor relacionamento com as informações que nos cercam. Este estudo tem como objetivo central realizar um levantamento nos repositórios e bases de dados abertas mantidas por países da América Latina, Portugal e Espanha a fim de identificar a produção científica sobre AMI no âmbito da academia. Para a realização das buscas foram utilizados os termos Media and Information Literacy e suas traduções para o espanhol e o português brasileiro como Alfabetização Midiática e Informacional, definidas pela própria UNESCO, e a utilização do termo Literacia Midiática Informacional para o português europeu. Ao final foi possível verificar a existência de poucos trabalhos sobre o tema, que todos os trabalhos recuperados têm base no material desenvolvido pela UNESCO, e que o Brasil foi o país que mais publicou sobre esta temática.
Referências
ALBAGLI, Sarita 2015 Ciência aberta em questão. In ALBAGLI, S.; MACIEL, M. L.; ABDO, A. H. - Ciência aberta em questão. [Em linha]. Brasília : IBICT; Rio de Janeiro : UNIRIO, 2015. [Consult. 18 abr. 2021]. Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/1060/1/Ciencia%20aberta_questoes
%20abertas_PORTUGUES_DIGITAL%20%285%29.pdf.
ALCOLEA-DÍAZ , Gema; REIG, Ramón; MANCINAS-CHÁVEZ, Rosalba 2020 Currículo de Alfabetización Mediática e Informacional de la UNESCO para profesores desde la perspectiva de la estructura de la información. Comunicar : Media Education Research Journal. [Em linha]. 62 (2020) 103-114. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://idus.us.es/handle/11441/90370.
ALVES, Fernanda Maria Melo; VARELA, Aida 2017 Formação de formadores em Media and Information Litaracy (MIL) para países lusófonos africanos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. [Em linha]. 13 (2017) 254-271. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/650.
BORGES, Jussara 2017 A Contribuição das pesquisas em competências infocomunicacionais ao conceito de Media and Information Literacy. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. [Em linha]. 13 (2017) 27-46. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/667. ISSN 1980-6949
CALIL JUNIOR, A. 2017 Bibliotecas públicas como lócus para a alfabetização midiática e informacional. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçã. [Em linha]. 13 (2017) 136-154. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/663.
CARDOSO, Gustavo; BALDI, Vania 2020 Literacia dos Media: projeto e organização em Portugal e no estrangeiro. OberCom. [Em linha]. (2020). [Consult. 4 dez. 2021] Disponível em: https://obercom.pt/wp-content/uploads/2020/06/Literacias_2020_Final.pdf.
CASARIN, Helen de Castro Silva 2017 Competência informacional e midiática e a formação de professores de ensino fundamental : um relato de experiência. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. [Em linha]. 13 (2017) 301-321. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/649.
CERIGATTO, Mariana Pícaro; CASARIN, Helen de Castro Silva 2015 Novos leitores, novas habilidades de leitura e significação : desafios para a media e information literacy. Informação & Sociedade : estudos. [Em linha]. 25:1 (2015) 39--52. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/039.
COSTA, Teresa [et al.] 2012 A Bibliometria e a avaliação da produção científica : indicadores e ferramentas. In CONGRESSO NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, 11º, Lisboa, 2012 - Actas. [Em linha] 11:1 (2012) 1-7 [Consult. 10 mar. 2021]. Disponível em: https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/429.
DANIELA, Silvia; BORGES, Jussara 2020 Base Nacional Comum Curricular e competências infocomunicacionais : uma análise de correlação. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. [Em linha]. 43:3 (2020) 99-114. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1809-58442020000300099&script=sci_abstract&tlng=pt.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana 2003 Information literacy : princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação. [Em linha]. 32:1 (2003) 23-35. [Consult. 5 abr. 2021] Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1016.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana; FERREIRA, Sueli Mara Soares Pinto; FERRARI, Cybele Ferrari 2017 Competência Informacional e Midiática : uma revisão dos principais marcos políticos expressos por declarações e documentos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. [Em linha]. 13 (2017) 213-253. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/675.
FARIAS, Gabriela Belmont de 2017 Competência Informacional e Midiática no ensino da Biblioteconomia : apontamentos para o contexto brasileiro. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. [Em linha]. 13 (2017) 111-135. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/665. ISSN 1980-6949.
FRIAS-GUZMAN, Maylin 2015 Tendencias de la multialfabetización en los albores del siglo XXI : alfabetización mediática e informacional (AMI) como propuesta integradora. Perspectivas em Ciência da Informação. [Em linha] 20:4 (2015) 15-34. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-99362015000400015&script=sci_abstract&tlng=es.
GÁLVEZ-DE-LA-CUESTA, María del Carmen; GERTRUDIX-BARRIO, Manuel; GARCÍA-GARCÍA, Francisco 2020 Datos abiertos y educación : formación de docentes en la sociedad digital. Páginas de Educación. [Em Linha]. 13:2 (2020) 1-20. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://revistas.ucu.edu.uy/index.php/paginasdeeducacion/article/view/1913.
GARCÍA-PEÑALVO, Francisco José; GARCIA DE FIGUEROLA, C. G.; MERLO, J. A. 2010 Open Knowledge: challenges and facts. Online Information Review. [Em linha]. 34:4 (2010) 520-539. [Consult. 5 abr. 2021]. Disponível em: https://doi.org/10.1108/14684521011072963
GRIZZLE, Alton 2016 Alfabetização Midiática e Informacional : diretrizes para formulação de políticas e estratégias. [Em linha]. Brasília : UNESCO, CETIC.br., 2016. [Consult. 15 mar. 2021]. Disponível em: https://nic.br/media/docs/publicacoes/8/246421POR.pdf.
HERNÁNDEZ-PÉREZ, Tony; GARCÍA-MORENO, Maria Antonia 2010 Los Retos de la alfabetización informacional en las bibliotecas: guía para superar la brecha entre nativos e inmigrantes digitales. Prisma.com [Em linha] 13:1 (2010), 1-20, atual, 2010. [Consult. 20 mar. 2021] Disponível em https://eprints.ucm.es/id/eprint/12139/. ISSN 1646-3153.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS 2012 Declaração de Havana. Havana: IFLA, 2012.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS 2011 Recomendaciones IFLA sobre Alfabetización Informacional y Mediática. Olhanda: IFLA, 2011. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/information-literacy/publications/media-info-lit-recommend-es.pdf
KANIŽAJ, Igor 2017 The Role of civil society organisations in promoting media literacy, transliteracy and media and information literacy in EU. Revista Fuentes. [Em linha]. 19:2 (2017) 69- -80. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://www.bib.irb.hr/1056777.
LOPES, Paula [et al.] 2018 Measuring media and information literacy skills : construction of a test. Communications : European Journal of Communication Research. [Em linha]. 43:4 (2018) 508-534. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/commun-2017-0051/html.
LUQUE, Santiago Giraldo [et al.] 2014 MIL competences : from theory to practice : measuring citizens' competences on media and information literacy. eLearning Papers. [Em linha] 38:1 (2014) 1-13. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/275041884
_MIL_Competences_from_theory_to_practice_Measuring_citizens'_competences
_on_Media_and_Information_Literacy.
MARTÍNEZ, Clara Janneth Santos 2013 Media and Information Literacy inside the Society of Knowledge’s context. Historia y Comunicación Social. [Em Linha] 18:1 (2013) 781-795. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://revistas.ucm.es/index.php/HICS/article/view/44365.
OLIVEIRA-DELMASSA, Heloá Cristina; DAMIAN, Ieda Pelogia Martins; VALENTIM, Marta Lígia Pomim 2018 As Cinco leis para a alfabetização midiática e informacional e sua relação com os fatores críticos de sucesso no âmbito da gestão do conhecimento. Bibliotecas: Anales de Investigación. [ Em linha]. 14:2 (2018) 218-231. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/58875.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS 1948 Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris : ONU, 1948.
PASSARELLI, Brasilina; ANGELUCI, Alan César Belo 2020 Emerging trends on Brazilian connected students behavior. Páginas a&b : arquivos e bibliotecas. [Em linha]. Série 3. 14 (2020) 28-37. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/8768/9310.
PASSARELLI, Brasilina; GOMES, Ana Claudia Fernandes 2020 Transliteracias : a terceira onda informacional nas Humanidades digitais. Revista ibero-americana de Ciência da Informação. [Em linha]. 13:1 (2020) 253-275. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/29527.
RIBEIRO, Leila Alves Medeiros; GASQUE, Kelley Cirstine Gonçalves Dias 2015 Letramento Informacional e Midiático para professores do século XXI. Em Questão. [Em linha]. 21:2 (2015) 203-221. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/51891/35087. ISSN 1808-5245.
ROMERO-RODRÍGUEZ, Luis M. [et al.] 2016 Analfanautas y la cuarta pantalla : ausencia de infodietas y de competencias mediáticas e informaciones en jóvenes universitarios latino-americanos. Fonseca : Journal of Communication. [Em linha] 12 (2016) 11-25. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://revistas.usal.es/index.php/2172-9077/article/view/14615.
SALEH, Ibrahim 2012 Media and Information Literacy in South Africa : goals and tools. Comunicar : Media Education Research Journal. [Em linha] 39:1 (2012) 35:43. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=39&articulo=39-2012-05.
SILVA, Rafaela Carolina; OTTONICAR, Selma Leticia Capinzaiki; YAFUSHI, Cristiana Aparecida Portero 2017 A Competência em informação e midiática voltada à cidadania : o uso da informação governamental para a participação na democracia. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação. [Em linha]. 15:3 (2017) 604-628. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/42157 DOI: 10.20396/rdbci.v15i3.8649535.
TEBALDI, Raquel 2017 Contribuições das teorias feministas e dos estudos de gênero para os debates sobre alfabetização midiática e informacional. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. [Em linha]. 13 (2017) 196-212. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/vie.
TROPIANO, Lilian 2021 MOOC de literacia midiática e informacional no contexto da desordem da informação. TEAR. [Em linha]. 10:1 (2021) 1-18. [ Consult. 4 dez. 2021]. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5075.
VELEZ, Irma 2017 Políticas públicas en alfabetización mediática e informacional : el legado de John Dewey = Public policies in Media and Information Literacy : John Dewey’s legacy. Revista Fuentes. [Em linha]. 19:2 (2017) 39-56. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://revistascientificas.us.es/index.php/fuentes/article/view/4237.
WILSON, Carolyn 2012 Media and Information Literacy: pedagogy and possibilities. Comunicar : Media Education Research Journal. [Em Linha]. 39 (2012) 15-22. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=39&articulo=39-2012-03.
ZATTAR, Marianna 2017 Competência em Mídia e em Informação no ensino em Biblioteconomia : um breve relato de experiência. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. [Em linha]. 13 (2017) 272-279. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/664 . ISSN 1980-6949.