A Alfabetização Midiática e Informacional

a produção científica em repositórios e bases de dados abertas da América Latina, Portugal e Espanha

Autores

  • Bruno Fortes Luce Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Laura Soares Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lizandra Brasil Estabel Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Alfabetização Midiática e Informacional, Base de dados, Ciência aberta, UNESCO

Resumo

A Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), desenvolvida conforme cartilhas da União das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), tem como objetivo permitir aos alunos uma aprendizagem mais autônoma para a utilização das mídias e das informações como forma de articulação de processos e mudanças sociais, e por isso vem ganhando mais ênfase na sociedade atual, com o intuito de possibilitar um melhor relacionamento com as informações que nos cercam. Este estudo tem como objetivo central realizar um levantamento nos repositórios e bases de dados abertas mantidas por países da América Latina, Portugal e Espanha a fim de identificar a produção científica sobre AMI no âmbito da academia. Para a realização das buscas foram utilizados os termos Media and Information Literacy e suas traduções para o espanhol e o português brasileiro como Alfabetização Midiática e Informacional, definidas pela própria UNESCO, e a utilização do termo Literacia Midiática Informacional para o português europeu. Ao final foi possível verificar a existência de poucos trabalhos sobre o tema, que todos os trabalhos recuperados têm base no material desenvolvido pela UNESCO, e que o Brasil foi o país que mais publicou sobre esta temática.

Biografias Autor

Bruno Fortes Luce, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Mestrado no Programa de pós-graduação em informática na educação, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Possui graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário Metodista (2011) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fake News, Desinformação, Hiper-informação, Letramento Informacional, pós-verdade, gelateca, análise bibliométrica, repositórios digitais. No jornalismo atuou em assessorias de imprensa com experiencia em gestão de crise.

Laura Soares , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) no curso A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno (EAD). Mestra em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Bibliotecas Escolares e Especializadas.

Lizandra Brasil Estabel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Informática na Educação - PGIE/UFRGS, possui Especialização em Informática na Educação - PGIE/UFRGS e graduação em Biblioteconomia pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS). Coordenadora e Professora do Curso Técnico em Biblioteconomia, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)- Campus Porto Alegre. Professora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu do Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS. Docente Permanente e orientadora de Mestrado e de Doutorado no PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS (PPGEC/UFRGS). Coordenadora do GT RS/POA de Leitura Inclusiva da Rede Nacional de Leitura Inclusiva da Fundação Dorina Nowill para Cegos (FDN). Coordenadora do Programa CERLIJ: leitura, informação, acessibilidade e literatura no Curso Técnico em Biblioteconomia. Prêmio de Pesquisa Emerald/CAPES - Edição 2015 na categoria Ciência da Informação. Membro do Comitê Gaúcho de Acessibilidade: Tecnologia e Informação (CGATI). Foi Coordenadora Pedagógica e Tecnológica e Professora do Curso de Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade (EBEA) da FABICO/UFRGS, na modalidade EAD. Coordenou os Cursos de Extensão em EAD de Bibliotecas Públicas e Escolares - BIBLIOTEC I, II e III (FABICO/UFRGS), Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade (SECADI/MEC, UAB e SEAD/UFRGS), CAPATEC (MEC, UAB e SEAD/UFRGS), CAPADOC (PROGESP/UFRGS), Conexões de Leitura na Biblioteca Escolar, entre outros. Coordenou o primeiro curso nacional de Técnico em Biblioteconomia, na modalidade EAD, ofertado pela Rede ETEC/Brasil do MEC. Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa LEIA (Leitura, Informação e Acessibilidade), da FABICO/UFRGS e IFRS onde desenvolve pesquisa sobre a inclusão social, informacional e digital de pessoas com deficiência e com doenças crônicas (Fibrose Cística). Coordenadora do Projeto de Pesquisa Acessibilidade e Inclusão de Adolescentes com Fibrose Cística no Uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação e na Criação de Game V. Tem experiência nas áreas de Ciências da Informação, Informática na Educação e Educação Aberta e a Distância (EAD), atuando principalmente nos seguintes temas: Biblioteconomia, Leitura, Information Literacy, Literacia em Saúde, Mídias Sociais, Inclusão Social e Digital, Acessibilidade, Formação de professores e bibliotecários, Makerspace e EAD mediada por computador. 

Referências

ALBAGLI, Sarita 2015 Ciência aberta em questão. In ALBAGLI, S.; MACIEL, M. L.; ABDO, A. H. - Ciência aberta em questão. [Em linha]. Brasília : IBICT; Rio de Janeiro : UNIRIO, 2015. [Consult. 18 abr. 2021]. Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/1060/1/Ciencia%20aberta_questoes
%20abertas_PORTUGUES_DIGITAL%20%285%29.pdf
.

ALCOLEA-DÍAZ , Gema; REIG, Ramón; MANCINAS-CHÁVEZ, Rosalba 2020 Currículo de Alfabetización Mediática e Informacional de la UNESCO para profesores desde la perspectiva de la estructura de la información. Comunicar : Media Education Research Journal. [Em linha]. 62 (2020) 103-114. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://idus.us.es/handle/11441/90370.

ALVES, Fernanda Maria Melo; VARELA, Aida 2017 Formação de formadores em Media and Information Litaracy (MIL) para países lusófonos africanos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. [Em linha]. 13 (2017) 254-271. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/650.

BORGES, Jussara 2017 A Contribuição das pesquisas em competências infocomunicacionais ao conceito de Media and Information Literacy. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. [Em linha]. 13 (2017) 27-46. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/667. ISSN 1980-6949

CALIL JUNIOR, A. 2017 Bibliotecas públicas como lócus para a alfabetização midiática e informacional. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçã. [Em linha]. 13 (2017) 136-154. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/663.

CARDOSO, Gustavo; BALDI, Vania 2020 Literacia dos Media: projeto e organização em Portugal e no estrangeiro. OberCom. [Em linha]. (2020). [Consult. 4 dez. 2021] Disponível em: https://obercom.pt/wp-content/uploads/2020/06/Literacias_2020_Final.pdf.

CASARIN, Helen de Castro Silva 2017 Competência informacional e midiática e a formação de professores de ensino fundamental : um relato de experiência. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. [Em linha]. 13 (2017) 301-321. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/649.

CERIGATTO, Mariana Pícaro; CASARIN, Helen de Castro Silva 2015 Novos leitores, novas habilidades de leitura e significação : desafios para a media e information literacy. Informação & Sociedade : estudos. [Em linha]. 25:1 (2015) 39--52. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/039.

COSTA, Teresa [et al.] 2012 A Bibliometria e a avaliação da produção científica : indicadores e ferramentas. In CONGRESSO NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, 11º, Lisboa, 2012 - Actas. [Em linha] 11:1 (2012) 1-7 [Consult. 10 mar. 2021]. Disponível em: https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/429.

DANIELA, Silvia; BORGES, Jussara 2020 Base Nacional Comum Curricular e competências infocomunicacionais : uma análise de correlação. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. [Em linha]. 43:3 (2020) 99-114. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1809-58442020000300099&script=sci_abstract&tlng=pt.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana 2003 Information literacy : princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação. [Em linha]. 32:1 (2003) 23-35. [Consult. 5 abr. 2021] Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1016.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana; FERREIRA, Sueli Mara Soares Pinto; FERRARI, Cybele Ferrari 2017 Competência Informacional e Midiática : uma revisão dos principais marcos políticos expressos por declarações e documentos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. [Em linha]. 13 (2017) 213-253. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/675.

FARIAS, Gabriela Belmont de 2017 Competência Informacional e Midiática no ensino da Biblioteconomia : apontamentos para o contexto brasileiro. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. [Em linha]. 13 (2017) 111-135. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/665. ISSN 1980-6949.

FRIAS-GUZMAN, Maylin 2015 Tendencias de la multialfabetización en los albores del siglo XXI : alfabetización mediática e informacional (AMI) como propuesta integradora. Perspectivas em Ciência da Informação. [Em linha] 20:4 (2015) 15-34. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-99362015000400015&script=sci_abstract&tlng=es.

GÁLVEZ-DE-LA-CUESTA, María del Carmen; GERTRUDIX-BARRIO, Manuel; GARCÍA-GARCÍA, Francisco 2020 Datos abiertos y educación : formación de docentes en la sociedad digital. Páginas de Educación. [Em Linha]. 13:2 (2020) 1-20. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://revistas.ucu.edu.uy/index.php/paginasdeeducacion/article/view/1913.

GARCÍA-PEÑALVO, Francisco José; GARCIA DE FIGUEROLA, C. G.; MERLO, J. A. 2010 Open Knowledge: challenges and facts. Online Information Review. [Em linha]. 34:4 (2010) 520-539. [Consult. 5 abr. 2021]. Disponível em: https://doi.org/10.1108/14684521011072963

GRIZZLE, Alton 2016 Alfabetização Midiática e Informacional : diretrizes para formulação de políticas e estratégias. [Em linha]. Brasília : UNESCO, CETIC.br., 2016. [Consult. 15 mar. 2021]. Disponível em: https://nic.br/media/docs/publicacoes/8/246421POR.pdf.

HERNÁNDEZ-PÉREZ, Tony; GARCÍA-MORENO, Maria Antonia 2010 Los Retos de la alfabetización informacional en las bibliotecas: guía para superar la brecha entre nativos e inmigrantes digitales. Prisma.com [Em linha] 13:1 (2010), 1-20, atual, 2010. [Consult. 20 mar. 2021] Disponível em https://eprints.ucm.es/id/eprint/12139/. ISSN 1646-3153.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS 2012 Declaração de Havana. Havana: IFLA, 2012.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS 2011 Recomendaciones IFLA sobre Alfabetización Informacional y Mediática. Olhanda: IFLA, 2011. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/information-literacy/publications/media-info-lit-recommend-es.pdf

KANIŽAJ, Igor 2017 The Role of civil society organisations in promoting media literacy, transliteracy and media and information literacy in EU. Revista Fuentes. [Em linha]. 19:2 (2017) 69- -80. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://www.bib.irb.hr/1056777.

LOPES, Paula [et al.] 2018 Measuring media and information literacy skills : construction of a test. Communications : European Journal of Communication Research. [Em linha]. 43:4 (2018) 508-534. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/commun-2017-0051/html.

LUQUE, Santiago Giraldo [et al.] 2014 MIL competences : from theory to practice : measuring citizens' competences on media and information literacy. eLearning Papers. [Em linha] 38:1 (2014) 1-13. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/275041884
_MIL_Competences_from_theory_to_practice_Measuring_citizens'_competences
_on_Media_and_Information_Literacy
.

MARTÍNEZ, Clara Janneth Santos 2013 Media and Information Literacy inside the Society of Knowledge’s context. Historia y Comunicación Social. [Em Linha] 18:1 (2013) 781-795. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://revistas.ucm.es/index.php/HICS/article/view/44365.

OLIVEIRA-DELMASSA, Heloá Cristina; DAMIAN, Ieda Pelogia Martins; VALENTIM, Marta Lígia Pomim 2018 As Cinco leis para a alfabetização midiática e informacional e sua relação com os fatores críticos de sucesso no âmbito da gestão do conhecimento. Bibliotecas: Anales de Investigación. [ Em linha]. 14:2 (2018) 218-231. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/58875.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS 1948 Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris : ONU, 1948.

PASSARELLI, Brasilina; ANGELUCI, Alan César Belo 2020 Emerging trends on Brazilian connected students behavior. Páginas a&b : arquivos e bibliotecas. [Em linha]. Série 3. 14 (2020) 28-37. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/8768/9310.

PASSARELLI, Brasilina; GOMES, Ana Claudia Fernandes 2020 Transliteracias : a terceira onda informacional nas Humanidades digitais. Revista ibero-americana de Ciência da Informação. [Em linha]. 13:1 (2020) 253-275. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/29527.

RIBEIRO, Leila Alves Medeiros; GASQUE, Kelley Cirstine Gonçalves Dias 2015 Letramento Informacional e Midiático para professores do século XXI. Em Questão. [Em linha]. 21:2 (2015) 203-221. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/51891/35087. ISSN 1808-5245.

ROMERO-RODRÍGUEZ, Luis M. [et al.] 2016 Analfanautas y la cuarta pantalla : ausencia de infodietas y de competencias mediáticas e informaciones en jóvenes universitarios latino-americanos. Fonseca : Journal of Communication. [Em linha] 12 (2016) 11-25. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://revistas.usal.es/index.php/2172-9077/article/view/14615.

SALEH, Ibrahim 2012 Media and Information Literacy in South Africa : goals and tools. Comunicar : Media Education Research Journal. [Em linha] 39:1 (2012) 35:43. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=39&articulo=39-2012-05.

SILVA, Rafaela Carolina; OTTONICAR, Selma Leticia Capinzaiki; YAFUSHI, Cristiana Aparecida Portero 2017 A Competência em informação e midiática voltada à cidadania : o uso da informação governamental para a participação na democracia. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação. [Em linha]. 15:3 (2017) 604-628. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/42157 DOI: 10.20396/rdbci.v15i3.8649535.

TEBALDI, Raquel 2017 Contribuições das teorias feministas e dos estudos de gênero para os debates sobre alfabetização midiática e informacional. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. [Em linha]. 13 (2017) 196-212. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/vie.

TROPIANO, Lilian 2021 MOOC de literacia midiática e informacional no contexto da desordem da informação. TEAR. [Em linha]. 10:1 (2021) 1-18. [ Consult. 4 dez. 2021]. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5075.

VELEZ, Irma 2017 Políticas públicas en alfabetización mediática e informacional : el legado de John Dewey = Public policies in Media and Information Literacy : John Dewey’s legacy. Revista Fuentes. [Em linha]. 19:2 (2017) 39-56. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://revistascientificas.us.es/index.php/fuentes/article/view/4237.

WILSON, Carolyn 2012 Media and Information Literacy: pedagogy and possibilities. Comunicar : Media Education Research Journal. [Em Linha]. 39 (2012) 15-22. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=39&articulo=39-2012-03.

ZATTAR, Marianna 2017 Competência em Mídia e em Informação no ensino em Biblioteconomia : um breve relato de experiência. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. [Em linha]. 13 (2017) 272-279. [Consult. 20 mar. 2021]. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/664 . ISSN 1980-6949.

Downloads

Publicado

2021-12-29

Como Citar

Luce, B. F., Soares , L., & Estabel, L. B. (2021). A Alfabetização Midiática e Informacional: a produção científica em repositórios e bases de dados abertas da América Latina, Portugal e Espanha . Páginas a&b: Arquivos E Bibliotecas, 135–151. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/10537

Edição

Secção

Artigos