Observações sobre as disciplinas em temática sobre Gestão de Documentos dos cursos de Arquivologia no Brasil
Palavras-chave:
Arquivologia, Ensino universitário, Gestão de Documentos, Projeto Político de CursoResumo
Os cursos universitários são o caminho para desenvolvimento do conhecimento e avanços das pesquisas científicas, bem como o locus do saber a ser aplicado na prática profissional. A Gestão de Documentos, no campo teórico da Arquivologia, tornou-se um dos principais suportes para a organização documental, facilitando a preservação dos documentos produzidos, racionalizando sua guarda e tornando mais eficiente o acesso à informação arquivística. Nessa perspectiva, objetivou-se observar como a temática Gestão de Documentos se apresenta nos cursos universitários em Arquivologia no Brasil. Realizou-se pesquisa com natureza básica, abordagem quali-quantitativa, com ênfase nos dados quantitativos coletados nos Projetos Políticos de Cursos, tendo o apoio do método de pesquisa documental e bibliográfica, no sentido de compreender como a Gestão de Documentos e suas abordagens teóricas e práticas estão sendo ensinadas nos cursos universitários. Com base nos dados coletados dos 16 cursos de Arquivologia no Brasil, situados em universidades públicas, foram identificadas nos Projetos Políticos de Cursos 51 disciplinas obrigatórias que contemplam a temática, traçando um total de 987 referências bibliográficas entre as consideradas básicas e complementares.
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