Aprendizagem baseada em projetos
uma experiência pedagógica na área da Ciência da Informação
Palavras-chave:
Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação, Inovação pedagógica, Formação em Ciência da InformaçãoResumo
Os contextos de trabalho, as funções e as competências dos profissionais da informação, tradicionalmente identificados como bibliotecários, arquivistas e documentalistas, estão a ser profundamente reconfigurados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. Neste cenário, impõem-se novas abordagens à formação destes profissionais, nomeadamente no contexto do ensino superior. No presente texto, apresenta-se a aprendizagem baseada em projetos como um contributo para a introdução de metodologias de ensino inovadoras na área da Ciência da Informação. A partir de uma revisão da literatura sobre a aprendizagem baseada em projetos e sobre formação em Ciência da Informação, é apresentada uma experiência pedagógica concretizada num curso de licenciatura desta área. São descritas a planificação e as estratégias de implementação, com recurso a ferramentas digitais, de uma experiência de aprendizagem baseada em projetos numa unidade curricular específica, com uma análise crítica do processo e dos resultados obtidos. Evidencia-se que esta opção de ensino-aprendizagem promove uma integração harmoniosa da teoria e da prática, favorecendo a motivação dos estudantes e o desenvolvimento de competências técnicas e transversais. O trabalho contribui para a reflexão sobre metodologias didáticas em Ciência da Informação e pode servir de orientação para experiências pedagógicas futuras, nesta área.
Referências
AGOSTO, D.; COPELAND, A.; ZACH, L. 2013 Testing the benefits of blended education: using social technology to foster collaboration and knowledge sharing in face-to-face LIS courses. Journal of Education for Library and Information Science. 54:2 (2013) 94-107.
APARAC-JELUŠIC, T.; KURBANOGLU, S. 2019 Innovative approaches to teaching and learning in Library and Information Science. [Em linha]. Education for Information. 35:2 (2019) 53-63. Disponível em: https://doi.org/10.3233/EFI-199003.
ARQUERO-AVILÉS, R.; MARCO-CUENCA, G.; SISO-CALVO, B. 2019 From the classroom to the library: the experience of entrepreneurship and teaching innovation in the area of Library and Information Science in Spain. In Supporting Entrepreneurship and Innovation. Ed. by Janet A. Crum, Samantha Schmehl Hines. [Em linha]. Bingley: Emerald Publishing, 2019, p. 183-201. (Advances in Library Administration and Organization; 40). Disponível em: https://doi.org/10.1108/S0732-067120190000040002.
BAPTISTA, S. G.; MUELLER, S. P. M., ed. 2004 Profissional da informaçã: o espaço de trabalho. Brasília: Thesaurus, 2004.
BARROWS, H. S. 1996 Problem-based learning in Medicine and beyond: a brief overview. New Directions for Teaching and Learning. 68 (1996) 3-12.
BLUMENFELD, P. C. [et al.] 1991 Motivating project-based learning: sustaining the doing, supporting the learning. Educational Psychologist. 26:3/4 (1991) 369-398.
BORKO, H. 1968 Information Science: what is it? American Documentation. 19:1 (jan. 1968) 3-5.
BOROCHOVICIUS, E.; TORTELLA, J. C. B. 2014 Aprendizagem baseada em problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação. [Em linha]. 22:83 (2014) 263-293. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362014000200002.
BORREGO, Á. 2015 Library and information education in Europe: an overview. BiD. [Em linha]. 35:35 (2015). Disponivel em: https://doi.org/10.1344/bid2015.35.8.
BOWLER, L.; LARGE, A. 2008 Design-based research for LIS. Library and Information Science Research. [Em linha]. 30:1 (2008) 39-46. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.lisr.2007.06.007.
DAVIDSON, N.; MAJOR, C. H. 2014 Boundary crossings: cooperative learning, collaborative learning and problem-based learning. Journal on Excellence in College Teaching. 25:3/4 (2014) 7-55.
DILLENBOURG, P. 2007 What do you mean by collaborative learning? In Collaborative learning: cognitive and computational approaches. Oxford: Elsevier, 2007, p. 1-19.
DOLMANS, D. H. J. M. [et al.] 1997 Seven principles of effective case design for a problem-based curriculum. Medical Teacher. 19:3 (1997) 185-189.
DOROTY, G. K. 2006 Rethinking information work: a career guide for librarians and other information professionals. Westport: Libraries Unlimited, 2006.
EHLERS, U.-D.; KELLERMANN, S. A. 2019 Future skills: the future of learning and higher education: results of the International Future Skills Delphy Survey. Karlsruhe, 2019.
EINFOSE 2018 Intellectual output 04: didactic framework. [Em linha]. 2018. Disponível em: https://einfose.ffos.hr/intellectual-outputs/o4.
EINFOSE 2016-2018 European Information Science Education: encouraging mobility and learning outcomes harmonization (EINFOSE). [Em linha]. 2018. Disponível em: http://einfose.ffos.hr/.
ELY, D. P. 1974 Future training for service: a report for the Library and Information Science Profession. In 25th Southwestern Library Association Biennial Conference. 1974.
KAJBERG, L.; LORRING, L., ed. 2005 European curriculum reflections on Library and Information Science education. Copenhagen: The Royal School of Library and Information Science, 2005.
GORDON, R. S. 2008 What’s the alternative? : Career options for librarians and info pros. Medford: Information Today, 2008.
HUGGINS, S. 2017 Practice-based learning in LIS education: an overview of current trends. Library Trends. [Em linha]. 66:1 (2017) 13-22. Disponível em: https://doi.org/10.1353/lib.2017.0025.
IFLA EDUCATION AND TRAINING SECTION 2012 Guidelines for professional library/information educational programs. [Em linha]. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1002/yd.20075.
INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO 2017 Despacho n.º 10.153/2017. Diário da República. 2ª série. 225 (2017) 26.417-26.419.
JOHNSON, I. M. 2013 The Impact on education for librarianship and information studies of the Bologna process and related European Commission programmes and some outstanding issues in Europe and beyond. Education for Information. [Em linha]. 30:1/2 (2013) 63-92. Disponível em: https://doi.org/10.3233/EFI-130933.
KOKOTSAKI, D.; MENZIES, V.; WIGGINS, A. 2016 Project-based learning: a review of the literature. Improving Schools. [Em linha]. 19:3 (2016) 267-277. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1365480216659733.
KRAUSS, J.; BOSS, S. 2013 Thinking through project-based learning: guiding deeper inquiry. Thousand Oaks: Corwin, 2013.
KRTALIC, M.; MANDL, T. 2019 Didactic trends in LIS education and their reflection in curricula design. Education for Information. [Em linha]. 35:2 (2019) 65-86. Disponível em: https://doi.org/10.3233/EFI-190268.
LAAL, M.; LAAL, M. 2012 Collaborative learning: what is it? Procedia: Social and Behavioral Sciences. [Em linha]. 31 (2011) 491-495. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2011.12.092
MARCHIONINI, G.; MORAN, B. B. 2012 Information professionals 2050: educational possibilities and pathways. Chapel Hill: University of North Carolina, 2012.
MARRA, R. [et al.] 2014 Why problem-based learning works: theoretical foundations. Journal on Excellence in College Teaching. 25:3/4 (2014) 221-238.
MASSON, T. J. [et al.] 2012 Metodologia de ensino: aprendizagem baseada em Projetos (PBL). In COBENGE: XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Belém, 2012, p. 1-10.
MOLE, A. J. C.; DIM, C. L.; HORSFALL, M. N. 2017 Re-engineering LIS education to meet industrial needs for knowledge societies. Journal of Librarianship and Information Science. [Em linha]. 49:3 (2017) 313-319. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0961000616637907.
MOYLAN, W. A. 2008 Learning by project : developing essential 21st century skills using student team projects. International Journal of Learning. 15:9 (2008) 287-292.
OCHÔA, P.; PINTO, L. G. 2017 Strategies, competencies and transitions roles in a digital transformational labour market. In IFLA WLIC 2017: libraries, solidarity, society. Wrocław: IFLA, 2017, p. 1--10.
SAUNDERS, L.; BAJJALY, S. 2022 The Importance of soft skills to LIS education. Journal of Education for Library and Information Science. [Em linha]. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3138/jelis-2020-0053.
SILVA, A. M.; RIBEIRO, F. 2004 Formação, perfil e competências do profissional da informação. In CONGRESSO NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, 8º, Estoril, 2004 - Nas Encruzilhadas da Informação e da Cultura: (re)inventar a profissão: actas. Estoril: APBAD, 2004.
SILVA, A. M.; RIBEIRO, F. 2002 Das “Ciências” Documentais à Ciência da Informação: ensaio epistemológico para um novo modelo curricular. Porto: Afrontamento, 2002.
TERRA, A. L.; MOREIRA, D.; GOMES, F. 2021 Deteção e combate ao plágio em contexto académico: descrição de um projeto desenvolvido no âmbito de um curso de graduação em Ciência da Informação. RICI: Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação. [Em linha]. 14:3 (2021) 742-763. Disponível em: https://doi.org/https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.36185.