A Iconografia Editorial como nicho mercadológico para o Bibliotecário
Palavras-chave:
Bibliotecário iconógrafo, Iconografia editorial, Mercado editorial, Nicho mercadológico do bibliotecárioResumo
A pesquisa analisa o mercado iconográfico editorial, assim como as práticas pertinentes aos bibliotecários atuantes neste campo. Observa-se também a rotina laboral do nicho a fim de averiguar a existência de uma relação simbiótica com a Biblioteconomia. Com isso, propõe-se como objetivo principal investigar de que modo a iconografia editorial se estabelece ao perfil do bibliotecário, destacando, por sua vez, as contribuições da práxis biblioteconômica para o desenvolvimento do mercado iconográfico. O estudo tem caráter exploratório, abordagem quanti- -qualitativa e os procedimentos adotados foram a pesquisa bibliográfica e a aplicação de questionário. A pesquisa apresentou as dinâmicas próprias pertencentes à esfera da iconografia editorial e identificou congruência com as atividades equivalentes às práticas desenvolvidas pelo know-how do bibliotecário. Portanto, conclui-se haver um nicho mercadológico propenso à atuação biblioteconômica fundamentado em suas competências adquiridas pela formação como profissional da informação, o que colabora positivamente com o campo iconográfico.
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