A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE DIAGNÓSTICO DE SITUAÇÕES (MDS) PARA UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA EM UMA REDE DE BIBLIOTECAS ESPECIALIZADAS NA ÁREA DA SAÚDE

Autores

  • Carla Carvalho Fundação Oswaldo Cruz
  • Maria Liz Cunha de Oliveira Universidade Católica de Brasília (UCB) - Escola Superior de Ciências da Saúde

Palavras-chave:

Bibliotecas hospitalares, Bibliotecas médicas, Rede de bibliotecas

Resumo

Este estudo é o resultado de uma pesquisa realizada em uma Rede de Bibliotecas Especializadas na Área da Saúde no Distrito Federal, constituída por um complexo sistema de informação na área da saúde. Essa rede é responsável por gerenciar a informação necessária para a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de prestar serviços de coleta, pesquisa e informação nas áreas de Saúde Pública, Ciências Médicas e afins. A pesquisa constatou que uma das maiores fragilidades para o desenvolvimento da rede é que os bibliotecários têm trabalhado de forma isolada, o que contribui para o enfraquecimento da Rede. Com isso, foi utilizada a Metodologia de Diagnóstico de Situação (MDS), com o objetivo de enfrentar o problema identificado. Essa ferramenta ajudou a identificar os "nós críticos" do problema e a formular um plano de ação que identificasse as ações que podem contribuir para o fortalecimento e a cooperatividade entre os bibliotecários integrantes da rede.

Biografias Autor

Carla Carvalho, Fundação Oswaldo Cruz

Doutoranda do Programa de Informação e Comunicação em Saúde da Fiocruz. Mestre em Ciências para a Saúde. MBA em Gestão Estratégica da Informação. Especialização na área de Gestão em Saúde Pública. Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, trabalha no Ministério da Saúde no Rio de Janeiro como Bibliotecária.

Maria Liz Cunha de Oliveira, Universidade Católica de Brasília (UCB) - Escola Superior de Ciências da Saúde

Graduada em Enfermagem (1983), mestrado em Educação (1995 bolsista CAPES ) e doutorado em Ciências da Saúde (2000) todos pela Universidade de Brasília- UnB. Pós Doutorado em psicologia social pela Universidade Católica de Brasília /UCB. Atualmente é professora da pós-graduação em Gerontologia da UCB. Pesquisadora do núcleo permanente na Linha de Pesquisa 1. Aspectos Físicos, Biológicos, Epidemiológicos e Tecnológicos do Envelhecimento. É professora/pesquisadora do mestrado profissional da Fundação de Ensino e Pesquisa do Distrito Federal - FEPECS, na linha de pesquisa de saúde do adulto. Na graduação leciona na área básica e no curso de Enfermagem . É consultora ad hoc da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia e Revista Brasileira Ciência e Movimento, Texto & contexto enfermagem dentre outras. Coordenadora de duas linhas de pesquisa no CNPq epidemiologia e estudos na área da saúde. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UCB e coordenadora do CEP da Faculdade Sena Aires, ambos como voluntária. Trabalhou na Secretaria de Saúde do DF como enfermeira assistencial e Gerente de Enfermagem do Hospital de Base do DF e do Centro de Saúde 01 de Santa Maria - DF, foi Diretora da Divisão de Pesquisa da Fundação de Ensino e Pesquisa- FEPECS e Técnica da Gerência de DST/AIDS da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, ex Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde da ESCS/FEPECS/SES e avaliadora do Sistema Nacional de Educação Superior (INEP).

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Carvalho, C. B. M. de, & Oliveira, M. L. C. de. (2023). A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE DIAGNÓSTICO DE SITUAÇÕES (MDS) PARA UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA EM UMA REDE DE BIBLIOTECAS ESPECIALIZADAS NA ÁREA DA SAÚDE. Páginas a&b: Arquivos E Bibliotecas, 126–142. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/13467

Edição

Secção

Artigos