A CHEGADA DA INFORMATION LITERACY NO BRASIL

apropriação conceitual e implicações para as traduções

Autores

  • Mariana de Souza Alves Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)
  • Marcos Galindo Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Palavras-chave:

Information Literacy, Brasil, Terminologia, Tradução

Resumo

Apresenta como as discussões sobre a Information Literacy, amplamente discutida no contexto estadunidense, ecoaram em solo brasileiro, a fim de fornecer um apanhado histórico-conceitual para subsidiar os estudos da área. Caracteriza o tema a partir de sua constituição histórica, conceitual-empírica e crítica e das implicações terminológicas e de tradução no Brasil. Utiliza para o apanhado: obras seminais das primeiras pesquisadoras brasileiras que discorreram sobre o tema da Information Literacy (e suas traduções) desde o começo dos anos 2000; documentos institucionais estadunidenses; e produções científicas nacionais sobre o assunto. Verifica que a função educacional da Information Literacy foi um dos atrativos para a chegada do conceito no Brasil e para a sua apropriação pelos estudos sobre Biblioteca e Educação, por isso os elementos conceituais acerca da aprendizagem e da biblioteca escolar estão presentes nas distintas traduções. Conclui que a Information Literacy surge em condições específicas para atender a necessidades de seu país de origem. Dentre os desafios enfrentados nesse movimento de apropriação, além das dificuldades sociais e econômicas do Brasil, que são pouco semelhantes às dos Estados Unidos, há desafios no plano linguístico e epistemológico, especialmente na sua tradução e conceitualização.

Biografias Autor

Mariana de Souza Alves, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda em Ciência da Informação, UFPE (2019). Especialista em Literatura Infantojuvenil, FAFIRE-PE (2018). Mestra em Ciência da Informação, UFPE (2017).Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Bibliotecária da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE (2019). Bibliotecária do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE (2014). Mediadora de Leitura pelo CCLF/FUNCULTURA (2017). Formação em Contação de Histórias, Pronatec (2014) e Zumbaiar (2018). Coordenadora de projeto e cursos de Extensão no IFPE. Atuou na coordenação do Núcleo de Arte e Cultura, IFPE. É membro do GPEALE- Grupo De Pesquisa Em Alfabetização, Linguagem e Decolonialidade, da Universidade Federal de São João Del-Rei, sob coordenação da professora Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo.Produções acadêmicas e área de atuação voltadas para as seguintes temáticas: Literacy. Letramento. Letramento informacional. Leitura, Literatura, Literatura Infantil, Bibliotecas comunitárias, Práticas informacionais e leitoras, Mediação da Leitura, Biblioteconomia, Negritude, Relações Étnico- Raciais, Inclusão e Direitos Humanos.
ORCID ID= http://orcid.org/0000-0002-3452-9629
e-mail: mariana.souzaalves@ufpe.br

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del-Rei

Professora Titular da Universidade Federal de São João del-rei. Doutora em educação pela UFMG. Pós- doutorado pela University of London, King's College, (2009), pela Goldsmits University of London (2019), pela UFSCAR, 2019-2020). Líder do (GPEALE) grupo de pesquisa Alfabetização, Linguaguem e Colonialidade. É pesquisadora da área alfabetização, letramento, internacionalização do ensino superior. Orientadora de mestrado e doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFSJ e da UFPE. Coordena projetos que investigam práticas escolares de alfabetização no contexto da pandemia em áreas urbanas e no campo. Pesquisa letramento acadêmico em contextos de internacionalização da universidade. Foi vice-presidente da ABALF 2014-2017. Bolsista produtividade do CNPq. Coordenadora do FORPRED SUDESTE 2021-2022. Membro do Comitê Científico da Anped 2021-2023. Coordenadora geral da ALFAREDE( Rede de Pesquisa em Alfabetização). Coordenadora Geral da Alfabetização de Adultos na DPAEJA/SECADI-MEC

Marcos Galindo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife

Marcos Galindo (Garanhuns 1962) é Professor Titular do Departamento de Ciência da Informação (2022) da Universidade Federal de Pernambuco e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Doutor em História pelo Departamento de Línguas e Cultura da América Latina da Leiden University ? Países Baixos (2004), mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e bacharel em Biblioteconomia (1984), pela UFPE. É Coordenador científico do Laboratório de Tecnologia do Conhecimento - Liber onde desenvolve os projetos Rede Memorial de Pernambuco e Preservação da memória digital: um panorama brasileiro. Áreas de Interesse: Teoria da Informação, Memória e Uso de tecnologia em sistemas memoriais

Referências

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content/doi/10.1108/00242530510605494/full/html
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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Alves, M. de S., Macedo, M. do S. A. N., & Galindo, M. (2023). A CHEGADA DA INFORMATION LITERACY NO BRASIL: apropriação conceitual e implicações para as traduções. Páginas a&b: Arquivos E Bibliotecas, 302–334. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/13468

Edição

Secção

Artigos