DIREITOS DE IMAGEM

o uso de memes nas redes sociais e a sua apropriação enquanto ferramenta de marketing digital pelas indústrias criativas

Autores

  • Icaro Machado Ribeiro Universidade do Porto - Faculdade de Letras

Palavras-chave:

Direitos de imagem, IA, Marketing digital, Meme, Redes sociais

Resumo

Neste estudo, pretende-se explorar a crescente influência das redes sociais enquanto plataformas de comunicação de massa, destacando a proliferação dos memes como prática comum de compartilhamento de imagens de terceiros para comunicar mensagens, muitas vezes envolvendo humor e deboche. Além do fenômeno como entretenimento digital, o texto destaca o uso estratégico de memes por empresas e marcas em campanhas de marketing digital, visando atrair a atenção do público e estabelecer uma conexão por meio do humor. A prática de utilizar memes para fins comerciais levanta questões éticas sobre a apropriação de imagens de terceiros e a possível violação dos direitos autorais e de imagem dos envolvidos. A análise reflexiva, bem como os exemplos trazidos neste estudo, visam contribuir para o entendimento desse fenômeno e de seus desdobramentos e impactos nas indústrias criativas.

Biografia Autor

Icaro Machado Ribeiro, Universidade do Porto - Faculdade de Letras

Jornalista (International Federations of Journalists), pesquisador e criador de conteúdo digital, autor do livro de crônicas Criança Viada (Editora Viseu). Profissional de comunicação que domina a convergência midiática e suas TDICs. Expert em Branding Services; Estratégias de Inbound Marketing, Storytelling e Copywriting. Agente transformador, sempre buscando desenvolver atividades com intuito de estimular cada vez mais o cidadão prosumer por meio da educomunicação e de trabalhos sociais que visam a democratização da informação e do acesso. Forte interesse por arte, cultura-sociedade e entretenimento. Enquanto pesquisador, adepto do método psicanalista, desenvolvendo produções artísticas visuais e literárias que verbalizem suas inquietações acerca da relação corpo-sujeito, pautando-se em questões de gênero e sexualidade no universo criança/adulto viado. Nesta bússola, segue produzindo e fomentando a cultura como um todo, principalmente nas causas e lutas LGBTQIA+.

Referências

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ROSA, António Machuco 2014 Do copyright às marcas registadas: história e fundamentos da propriedade intelectual. Lisboa: Chiado Editora, 2014.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Ribeiro, I. M. (2023). DIREITOS DE IMAGEM: o uso de memes nas redes sociais e a sua apropriação enquanto ferramenta de marketing digital pelas indústrias criativas. Páginas a&b: Arquivos E Bibliotecas, 335–346. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/13570

Edição

Secção

Artigos