DIREITOS DE IMAGEM
o uso de memes nas redes sociais e a sua apropriação enquanto ferramenta de marketing digital pelas indústrias criativas
Palavras-chave:
Direitos de imagem, IA, Marketing digital, Meme, Redes sociaisResumo
Neste estudo, pretende-se explorar a crescente influência das redes sociais enquanto plataformas de comunicação de massa, destacando a proliferação dos memes como prática comum de compartilhamento de imagens de terceiros para comunicar mensagens, muitas vezes envolvendo humor e deboche. Além do fenômeno como entretenimento digital, o texto destaca o uso estratégico de memes por empresas e marcas em campanhas de marketing digital, visando atrair a atenção do público e estabelecer uma conexão por meio do humor. A prática de utilizar memes para fins comerciais levanta questões éticas sobre a apropriação de imagens de terceiros e a possível violação dos direitos autorais e de imagem dos envolvidos. A análise reflexiva, bem como os exemplos trazidos neste estudo, visam contribuir para o entendimento desse fenômeno e de seus desdobramentos e impactos nas indústrias criativas.
Referências
ARAÚJO, E. P. de O. [et al.] 2020 O Meme como estratégia de marketing institucional em redes sociais digitais. Media & Jornalismo. [Em linha]. 20:36 (2020) 73-91. [Consult. 22 dez. 2023]. Disponível em: https://doi.org/10.14195/2183-5462_36_4.
CHAGAS, V., org. 2020 A Cultura dos memes: aspectos sociológicos e dimensões políticas de um fenômeno do mundo digital. Salvador: EDUFBA, 2020.
DAWKINS, R. 2007 O Gene egoísta. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
ROSA, António Machuco 2014 Do copyright às marcas registadas: história e fundamentos da propriedade intelectual. Lisboa: Chiado Editora, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.