A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NOS CURSOS SUPERIORES DE BIBLIOTECONOMIA NO BRASIL

Autores

  • Renata Farias Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Jussara Borges Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Competência em Informação, Currículo de Biblioteconomia, Cursos Superiores em Biblioteconomia – Brasil

Resumo

Este trabalho aborda a formação do bibliotecário, tendo como ênfase a presença da temática “competência em informação” no currículo. Assim, tem por objetivo identificar de que maneira a competência em informação é tratada nos cursos superiores em Biblioteconomia no Brasil. A abordagem metodológica se configura como quanti-qualitativa e realiza análise de conteúdo das ementas das disciplinas que tratam da temática e dos respectivos planos de estudo dos cursos. Foi identificado que pouco mais da metade dos cursos de Biblioteconomia ofertam disciplinas obrigatórias ou optativas que contemplam a competência em informação, mesmo que de forma sucinta. Apenas 22% das disciplinas são voltadas especificamente para abordar a temática. A partir dos resultados, a pesquisa conclui que há necessidade de tratar da competência em informação na formação do bibliotecário, considerando as demandas sociais de educação em informação.

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Publicado

2024-07-19

Como Citar

Machado, R. F., & Borges, J. (2024). A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NOS CURSOS SUPERIORES DE BIBLIOTECONOMIA NO BRASIL. Páginas a&b: Arquivos E Bibliotecas, 16–30. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/13601

Edição

Secção

Artigos