AGILIDADE NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

um relato de ensino de métodos ágeis para o profissional da informação

Autores

  • Patrícia Nascimento Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Competência em dados, Métodos ágeis, Scrum

Resumo

Os desafios da gestão de projetos envolvem o reconhecimento de recursos tecnológicos e da competência em dados para o desenvolvimento de produtos e serviços de informação. Este artigo apresenta um relato de ensino de uma disciplina sobre métodos ágeis no contexto da Ciência da Informação. Com abordagem quantitativa e qualitativa, por meio de técnicas de observação e pesquisa documental, a disciplina foi ofertada no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento, na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil, no segundo semestre de 2022 e 2023. Para mensurar os resultados foi considerado o desempenho acadêmico e um formulário de avaliação de preenchimento opcional e sem identificação. Como resultados destacam-se os artefatos desenvolvidos para a disciplina com um eixo teórico e outro prático, o preenchimento das vagas, a motivação e interação dos discentes e a apropriação do Scrum, por meio da execução de um projeto no final da disciplina.

Biografia Autor

Patrícia Nascimento Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Adjunta no Departamento de Organização e Tratamento da Informação na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais . Professora no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC) ECI/UFMG.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Silva, P. N. (2023). AGILIDADE NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: um relato de ensino de métodos ágeis para o profissional da informação. Páginas a&b: Arquivos E Bibliotecas, 16–31. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/13603

Edição

Secção

Artigos