EXPLORANDO OS ESPAÇOS DE MEMÓRIA
o papel do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular na preservação documental
Palavras-chave:
Abimael Fonseca, Espaços de memória, Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular, Preservação documentalResumo
Este artigo apresenta um recorte da monografia de graduação intitulada Da estante para exibição: o papel do bibliotecário na preservação de objetos de museus. que visa elucidar questões relacionadas aos objetos museológicos do Núcleo de Pesquisa e Documentação (NUPPO), com foco específico nas coleções "Casa de Barro" do autor Abimael Soares da Fonseca. A pesquisa detecta barreiras e realiza um recorte sobre as atividades de preservação e registros artísticos, visando fortalecer as representações marcadas pelo labor artesanal. Utilizando o método de pesquisa qualitativa, busca-se alcançar resultados eficientes e proporcionar alternativas para a descrição do acervo, ademais, contribuir para a manutenção saudável do estado dos artefatos. Além disso, são avaliadas as normas de higienização dos itens, alinhadas às necessidades do núcleo, uma vez que estes espaços desempenham um papel crucial na preservação da originalidade das peças que transmitem o reconhecimento da tradição popular.
Referências
BELLOTTO, Heloísa Liberalli 2004 Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
CASSARES, Norma Cianflone 2000 Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. [Em linha]. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2000. [Consult. 24 mar. 2024]. Disponível em: https://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf5.pdf.
CARVALHO, Ediane Toscano Galdino de 2001 Da invisibilidade à informação: memórias reveladas de objetos tridimensionais da cultura popular. [Em linha]. Recife, 2021. [Consult. 24 mar. 2024]. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47114. Tese de Doutorado - Universidade Federal de Pernambuco.
CECCHELE, Michelly Ribeiro; RABEL, Marcos; MOREIRA, Marieli Gurgacz 2017 Estudo da aquarela e das tintas naturais no processo de criação artística. Revista Thêma et Scientia. [Em linha]. 7:2e (2017) 112-119. [Consult. 8 mar. 2024].Disponível em: https://ojsrevistas.fag.edu.br/index.php/RTES/article/view/865/925.
FALDINI, Giacomina 1987 Manual de catalogação:exemplos ilustrativos do AACR2. São Paulo: Nobel, 1987.
KOPYTOFF, Igor 2008 A Biografia cultural das coisas: a mercantilização como processo. In A Vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Ed. Arjun Appadurai. Niterói: Ed. UFF, 2008.
OGDEN, Sherelyn, ed. 2001 Administração de emergência. 2ª ed. Rio de Janeiro, 2001.
SÁ, Rosilda 2016 Não se finaliza a experiência cultural compartilhada: o legado do Mestre Abimael Fonseca acerca da construção de fornos e da cocção cerâmica. Conceitos. [Em linha]. 2:24 (2016) 125-135. [Consult. 14 mar. 2024]. Disponível em: https://www.adufpb.org.br/site/wp-content/uploads/2017/05/REVISTA-CONCEITOS-ED-241.pdf.
SÁ, Rosilda 2001 Sistemas elementares de queima: uma alternativa para as aulas de cerâmica. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2001.
SOUSA, Brisa Pozzi de; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes 2014 A Análise de assunto no processo de indexação: um percurso entre teoria e norma. Informação & Sociedade: Estudos. [Em linha]. 24:1 (2014) 19-34. [Consult. 12 mar. 2024]. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/16281/10872.