CONSTRUINDO A MEMÓRIA DE UM CAMPO CIENTÍFICO A PARTIR DE INDICADORES BIBLIOMÉTRICOS DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA NO BRASIL

Autores

  • Marcos Felipe Gonçalves Maia Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Maria Eulina Pessoa de Carvalho Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Palavras-chave:

Brasil, Educação, Gênero, Memória, Produção de conhecimento, Sexualidade

Resumo

O texto trata de documentar a produção de conhecimento sobre gênero e sexualidade no ensino de Biologia no Brasil, enquanto campo científico. Objetivou avaliar essa massa textual a partir de seus indicadores bibliométricos com a finalidade de construir a memória de um possível campo científico (in)surgente. Os indicadores surgiram a partir de uma pesquisa bibliográfica, utilizando os os descritores "gênero, sexualidade e ensino de Biologia" em seis bases de dados: BDTD/ IBICT/Brasil, Portal de Periódicos da CAPES, Microsoft Academic, Google Acadêmico, Web of Science e Scopus. Foram selecionados 71 textos, a partir dos quais foram elaborados os indicadores bibliométricos de: cronologia, tipologia, região geográfica, qualidade e citações, os quais demonstram o surgimento de um campo científico na área do ensino de Biologia no Brasil a partir do início dos anos 2000. Apresenta-se, desta maneira, uma forma alternativa de análise bibliométrica para se contrapor à invisibilidade nos grandes centros indexadores mundiais, que apagam a construção e o desenvolvimento de um campo científico que demonstra qualidade e impacto.

Referências

ARAÚJO, Ronaldo; ALVARENGA, Lídia 2011 A Bibliometria na pesquisa científica da pós-graduação brasileira de 1987 a 2007. Encontros Bibli: revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação. [Em linha]. 16:31 (2011) 51-70. [Consult. 25 mar. 2024]. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2011v16n31p51.

ATKINSON, Lauren; CIPRIANI, Andrea 2018 How to carry out a literature search for a systematic review: a practical guide. BJPsych Advances. [Em linha]. 24:2 (2018) 74-82. [Consult. 25 mar. 2024]. Doi: 10.1192/bja.2017.3.

BEIRA, Joana Carlos [et al.] 2020 Indicadores bibliométricos na produção científica em periódicos brasileiros da ciência da informação no estrato A1. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. [Em linha]. 25:2 (2020) 383-408. [Consult. 25 mar. 2024]. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1660/0.

BOURDIEU, Pierre 2004 Os Usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004.

BOURDIEU, Pierre 1976 Le Champ scientifique. Actes de la Recherche en Sciences Sociales. [Em linha]. Nº temático (1976) 88-104. [Consult. 25 mar. 2024]. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/arss_0335-5322_1976_num_2_2_3454.

BURKE, Peter 2003 A Construção social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

CARLSON, Elof Axel 2013 The Seven sexes: biology of sex determination. Bloomington; Indianapolis: Indiana University Press, 2013.

CAVALCANTE, Luiz Ricardo 2011 Desigualdades regionais em ciência, tecnologia e inovação no Brasil: uma análise de sua evolução recente. Rio de Janeiro: IPEA, 2011.

DAL’IGNA, Maria Cláudia; POCAHY, Fernando 2021 Produção de conhecimento em gênero e sexualidade e educação: subversões resistências e reexistências. São Paulo: ANPED; Pimenta Cultural, 2021.

EDITORIAL 2021 Dossiê: Gênero, Sexualidade e Ensino de Biologia: entre práticas, políticas e resistências. Revista da Sbenbio. [Em linha]. 14:1 (2021) 1-4. [Consult. 25 mar. 2024]. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/603.

ELLEGAARD, Ole; WALLIN, Johan 2015 The Bibliometric analysis of scholarly production: how great is the impact? Scientometrics. [Em linha]. 105:3 (2015) 1.809-1.831. [Consult. 25 mar. 2024]. Disponível em: https://link-springer-com.ez6.periodicos.capes.gov.br/article/10.1007/s11192-015-1645-z.

FACCHINI, Regina; DANILIAUSKAS, Marcelo; PILON, Ana 2013 Políticas sexuais e produção de conhecimento no Brasil: situando estudos sobre sexualidades e suas conexões. Revista de Ciências Sociais. [Em linha]. 44:1 (2013) 161-193. [Consult. 25 mar. 2024]. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/833.

FAUSTO-STERLING, Anne 2020 Sexing the body: gender politics and the construction of sexuality. New York: Basic Books, 2020.

FAUSTO-STERLING, Anne 1992 Myths of gender: biological theories about women and men. New York: Basic Books, 1992.

FIGUEIRÓ, Mary Neide 1996 A Produção teórica no Brasil sobre educação sexual. Cadernos de Pesquisa. [Em linha]. 98 (1996) 50-63. [Consult. 25 mar. 2024]. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/795.

GERMON, Jennifer 2009 Gender: a genealogy of an idea. New York: Palman; Macmillan, 2009.

HALBWACHS, Maurice 1990 A Memória coletiva. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1990.

HARDING, Sandra 1986 The Science question in feminism. Ithaca; London: Cornell University Press, 1986.

HICKS, Diana 1999 The Difficulty of achieving full coverage of international social science literature and the bibliometric consequences. Scientometrics. 44:2 (1999) 193-215.

IRINEU, Bruna; MAIA, Marcos 2018 Gênero e diversidade na escola: cenas, contextos e indicadores educacionais da região do Tocantins. Palmas, TO: EDUFT, 2018.

KRASILCHIK, Myriam 2008 Prática de ensino de Biologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008.

KROEFF, Márcia; PILLA, Marilúcia 2018 Análise dos estudos brasileiros de produção científica e bibliométricos: de 2000 até 2015. In ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENTOMETRIA, 6º, Rio de Janeiro, 2018 - Anais. [Em linha]. Rio de Janeiro, 2018. [Consult. 25 mar. 2024]. Disponível em: https://ebbc.inf.br/ebbc6/docs/6EBBC2018v2018_07_27.pdf.

LARIVIÈRE, Vincent 2012 The Decade of metrics? Examining the evolution of metrics within and outside LIS. Bulletin of American Society for Information Science and Technology. 38:6 [2012].

LE COADIC, Yves-François 2004 A Ciência da Informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

LIMA, Telma; MIOTO, Regina 2007 Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis. [Em linha]. 10:nº esp. (2007) 37-45. [Consult. 25 mar. 2024]. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/HSF5Ns7dkTNjQVpRyvhc8RR/?lang=pt.

LO MORO, Giuseppina [et al.] 2024 Mapping research on LGBT+ persons’ health: a bibliometric analysis. Perspectives in public health. [Em linha] 144:3 (2024). [Consult. 30 maio 2024]. Disponível em: https://doi.org/10.1177/17579139241247758.

MAFEZOLLI, Elisiane; PRADO, Jorge 2023 Os Lugares de memória na produção científica da Ciência da Informação. Brazilian Journal of Information Science: research trends. [Em linha]. 17 (2023). [Consult. 25 mar. 2024]. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/14330.

MAIA, Marcos Felipe Gonçalves 2017 Discurso midiático da ideologia de gênero e sua ressonância nos planos estadual e municipais de educação do Tocantins. [Em linha]. Palmas, 2017. [Consult. 25 mar. 2024]. Disponível em: http://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/493. Dissertação de Mestrado em Educação - Universidade Federal do Tocantins.

MAROLDI, Alexandre [et al.] 2022 Indicadores de gênero na ciência: estudo bibliométrico da região norte do Brasil. In Métricas de la información académica, evaluación de la investigación desde América Latina y Caribe. Org. Gabriel Vélez Cuartas. Buenos Aires: CLACSO; Medellin: Latmétricas, 2022, p. 51-74.

MAYR, Ernst 1998 O Desenvolvimento do pensamento biológico. Brasília: EDUnB, 1998.

MEADOWS, Arthur J. 1998 Communicating research. San Diego: Academic Press, 1998.

MELO, João Henrick; TRINCA, Tatiane; MARICATO, João 2021 Limites dos indicadores bibliométricos de bases de dados internacionais para avaliação da pós-graduação brasileira: a cobertura da Web of Science nas diferentes áreas do conhecimento. [Em linha]. Transinformação. 33 (2021). Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/KmfGWMDK8zSvZszWfSX4VnP/?format=pdf&lang=pt.

MUELLER, Suzana 2007 Literatura científica, comunicação científica e ciência da informação. In Para entender a Ciência da Informação. Org. Lídia Toutain. Salvador: EDUFBA, 2007, p. 125-144.

NANE, Gabriela [et al.] 2023 COVID-19 and the scientific publishing system: growth, open access and scientific fields. Scientometrics. [Em linha]. 128 (2023) 345-362. [Consult. 25 mar. 2024]. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-022-04536-x.

PAGE, Matthew [et al.] 2021 The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. The BMJ. [Em linha]. 71:372 (2021). [Consult. 25 mar. 2024]. Disponível em: https://www.bmj.com/content/372/bmj.n71.

RIBEIRO, Paula Regina [et al.] 2016 O Ensino de biologia e suas articulações com questões de corpos, gêneros e sexualidades. BioGrafia: Escritos sobre la Biologia y su Enseñanza. [Em linha]. 9:16 (2016). [Consult. 25 mar. 2024]. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/52190.

RODRIGUES, André; VARGAS, Ana 2023 Injustiça de gênero e sexualidade LGBTQIA+: a produção de conhecimento à margem na ciência da informação na região sul. Encontros Bibli: revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação. [Em linha]. 28:Dossiê especial (2023). [Consult. 25 mar. 2024]. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eb/a/v8dKhbwzrMg3DbxDggRnNNc/.

ROSEMBERG, Fúlvia 1992 Educação formal e mulher: um balanço parcial da bibliografia. In Uma Questão de gênero. Org. Albertina Costa e Cristina Bruschini. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1992, p. 151-182.

ROSEMBERG, Fúlvia; PIZA, Edith; MONTENEGRO, Tereza 1990 Mulher e educação formal no Brasil: estado da arte e bibliografia. Brasília, DF: INEP, 1990.

RUEDA-CLAUSEN GÓMEZ, Christian Federico; VILLA-ROEL, Christina; RUEDA-CLAUSEN PINZÓN, Christian Eduardo 2005 Indicadores bibbliométricos: origen, aplicación, contradicción y nuevas propuestas. MED UNAB. [Em linha]. (2005) 29-36. Disponível em: https://revistas.unab.edu.co/index.php/medunab/article/view/208/191.

SCHUBERT, András; SCHUBERT, Gábor 2019 All along the h-index-related literature: a guided tour. In Springer handbook of science and technology indicator. Org. Wolfgang Glänzel, Henk Moed, Ulrich Schmoch, Mike Thelwall. Switzerland: Springer, 2019, p. 301-334.

SCOTT, Joan 2010 Gender: still a useful category of analysis? Diogenes. [Em linha]. 225 (2010) 7-14. [Consult. 25 mar. 2024]. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0392192110369316.

SCOTT, Joan 1995 Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade. [Em linha]. 20:2 (1995) 71-99. [Consult. 25 mar. 2024]. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71721.

SILVA, Luiz Eduardo; OLIVEIRA, Bernardina Juvenal 2014 Mnemosyne infor-comunicativa: a possibilidade axiomática de construção de um conceito de memória para a Ciência da Informação. Informação & Sociedade: Estudos. [Em linha]. 24:1 (2014) 135-143. [Consult. 25 mar. 2024]. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/17658.

SLONGO, Ione Inês 2004 A Produção acadêmica em ensino de Biologia: um estudo a partir de teses e dissertações. [Em linha]. Florianópolis, 2004. [Consult. 25 mar. 2024]. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/30369075.pdf. Tese em Educação - Universidade Federal de Santa Catarina.

SOUZA, Elaine de Jesus; MEYER, Dagmar Elisabeth Estermann; SANTOS, Claudiene 2019 Educação sexual no currículo de Biologia: entre resistências e enfrentamentos à ideologia de gênero. Currículo sem Fronteiras. [Em linha] 19:2 (2019) 770-788. [Consult. 25 mar. 2024]. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/.

TEIXEIRA, Paulo Marcelo; MEGID NETO, Jorge 2012 O Estado da arte da pesquisa em ensino de Biologia no Brasil: um panorama baseado na análise de dissertações e teses. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. [Em linha]. 11:2 (2012) 273-297. [Consult. 25 mar. 2024]. Disponível em: http://reec.webs.uvigo.es/volumenes/volumen11/REEC_11_2_2_ex500.pdf.

TSAY, Ming-Yueh; LI, Chia-Ning 2017 Bibliometric analysis of the journal literature on women’s studies. Scientometrics. [Em linha] 113:4 (2017). [Consult. 25 mar. 2024]. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-017-2493-9.

UNBEHAUM, Sandra 2014 As Questões de gênero na formação inicial de docentes: tensões no campo da educação. [Em linha] São Paulo, 2014. [Consult. 25 mar. 2024]. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9805. Tese em Educação - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

VAN RAAN, Anthony 2019 Measuring science: basic principles and application of advanced bibliometrics. In Springer handbook of science and technology indicator. Org. Wolfgang Glänzel, Henk Moed, Ulrich Schmoch, Mike Thelwall. Switzerland: Springer, 2019, p. 237-280.

WILDGAARD, Lorna 2019 An Overview of author-level indicators of research performance. In Springer handbook of science and technology indicator. Org. Wolfgang Glänzel, Henk Moed, Ulrich Schmoch, Mike Thelwall. Switzerland: Springer, 2019, p. 361-396.

WORTMANN; Maria Lúcia Castagna. VEIGA-NETO, Alfredo 2001 Estudos culturais da ciência e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

Downloads

Publicado

2024-07-19

Como Citar

Maia, M. F. G., & Carvalho, M. E. P. de. (2024). CONSTRUINDO A MEMÓRIA DE UM CAMPO CIENTÍFICO A PARTIR DE INDICADORES BIBLIOMÉTRICOS DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA NO BRASIL. Páginas a&b: Arquivos E Bibliotecas, 193–217. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/14018

Edição

Secção

Artigos