CONSTRUINDO A MEMÓRIA DE UM CAMPO CIENTÍFICO A PARTIR DE INDICADORES BIBLIOMÉTRICOS DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA NO BRASIL
Palavras-chave:
Brasil, Educação, Gênero, Memória, Produção de conhecimento, SexualidadeResumo
O texto trata de documentar a produção de conhecimento sobre gênero e sexualidade no ensino de Biologia no Brasil, enquanto campo científico. Objetivou avaliar essa massa textual a partir de seus indicadores bibliométricos com a finalidade de construir a memória de um possível campo científico (in)surgente. Os indicadores surgiram a partir de uma pesquisa bibliográfica, utilizando os os descritores "gênero, sexualidade e ensino de Biologia" em seis bases de dados: BDTD/ IBICT/Brasil, Portal de Periódicos da CAPES, Microsoft Academic, Google Acadêmico, Web of Science e Scopus. Foram selecionados 71 textos, a partir dos quais foram elaborados os indicadores bibliométricos de: cronologia, tipologia, região geográfica, qualidade e citações, os quais demonstram o surgimento de um campo científico na área do ensino de Biologia no Brasil a partir do início dos anos 2000. Apresenta-se, desta maneira, uma forma alternativa de análise bibliométrica para se contrapor à invisibilidade nos grandes centros indexadores mundiais, que apagam a construção e o desenvolvimento de um campo científico que demonstra qualidade e impacto.
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