MEMÓRIA ACADÊMICA EM FOCO

estratégias de gestão documental, conservação e preservação em instituições de ensino superior (IES)

Autores

Palavras-chave:

Conservação de documentos, Gestão de documentos, Memória acadêmica, Preservação de documentos

Resumo

Este estudo realiza uma investigação abrangente das práticas de gestão documental da memória acadêmica em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, com ênfase nas estratégias de organização, conservação e preservação de documentos. Este estudo, realizado no segundo semestre de 2023, adota uma abordagem metodológica comparativa para examinar projetos de gestão documental implementados em diversas IES brasileiras, buscando compreender a diversidade de abordagens e identificar práticas recorrentes. As etapas do estudo incluíram: seleção dos casos, coleta de dados, análise dos dados, identificação de pontos em comum entre os casos estudados e síntese dos resultados. Foram examinados aspectos administrativos, técnicos e operacionais, como infraestrutura física e tecnológica; atividades de limpeza, catalogação e arquivamento; políticas institucionais de preservação; e capacitações e treinamentos para os profissionais responsáveis pela gestão documental. Os resultados obtidos proporcionam insights valiosos, o aprimoramento de políticas e procedimentos de gestão documental, fortalecendo  a promoção da memória acadêmica nas instituições de ensino superior. Além disso, a análise comparativa destaca boas práticas e desafios persistentes, contribuindo para a discussão mais ampla sobre a preservação do patrimônio documental acadêmico em um contexto diversificado de instituições de ensino superior.

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Publicado

2024-12-27

Como Citar

Silva, S. F. da, Korobinski, R. R., & Hino, M. R. M. C. (2024). MEMÓRIA ACADÊMICA EM FOCO: estratégias de gestão documental, conservação e preservação em instituições de ensino superior (IES). Páginas a&b: Arquivos E Bibliotecas, 113–131. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/14387

Edição

Secção

Artigos