MODELO DE ANÁLISE INFOCOMUNICACIONAL PARA AVALIAÇÃO DE POSTAGENS SOBRE MEIO AMBIENTE, SOCIAL E GOVERNANÇA EM REDES SOCIAIS DIGITAIS

Autores

  • Loredana Kotinski Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Palavras-chave:

ESG, Modelo de Análise Infocomunicacional (MAI), Rede social

Resumo

Mudanças climáticas e sociais causadas pela atividade humana têm desencadeado desastres ambientais, deslocamentos populacionais e insegurança alimentar. Apesar dos esforços delineados pelo Acordo de Paris, o aumento das temperaturas globais é uma realidade iminente, com consequências potencialmente devastadoras para a biodiversidade e a segurança alimentar. Paralelamente, as Nações Unidas (ONU) têm promovido práticas de ESG (Ambiental, Social, Governança) como estratégias empresariais, com o objetivo de mitigar impactos negativos e promover a sustentabilidade. Nesse contexto, a pesquisa destaca a importância das mídias sociais como uma plataforma para disseminar práticas de ESG e construir uma imagem responsável para os consumidores por meio de reações positivas dos usuários. No entanto, identificar o tipo de conteúdo que gera o maior engajamento positivo ainda é um desafio. Para abordar essa lacuna, a pesquisa visa desenvolver e validar um Modelo de Análise Infocomunicacional (MAI) para avaliar postagens sobre ESG nas mídias sociais e seu engajamento. A metodologia adotada inclui pesquisa bibliográfica, netnografia e o método Delphi para a elaboração e validação do MAI. Os resultados desta pesquisa indicam uma avaliação positiva dos especialistas sobre o MAI, com mais de 93% de aprovação, o que torna o MAI uma ferramenta eficaz para analisar postagens sobre ESG nas mídias sociais.

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Publicado

2024-12-27

Como Citar

Kotinski, L. (2024). MODELO DE ANÁLISE INFOCOMUNICACIONAL PARA AVALIAÇÃO DE POSTAGENS SOBRE MEIO AMBIENTE, SOCIAL E GOVERNANÇA EM REDES SOCIAIS DIGITAIS. Páginas a&b: Arquivos E Bibliotecas, 73–92. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/14411

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Artigos