REFLEXÕES SOBRE A LITERACIA DIGITAL DOS SENIORES AO JOGAR JOGOS DIGITAIS

Autores

  • Iva Autina Cavalcante Lima Santos Universidade do Estado da Bahia Doutorando na UA/UP
  • Ana Isabel Veloso Universidade de Aveiro
  • Lynn Alves Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus I

Resumo

O artigo apresenta uma investigação realizada com cinco participantes da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) na UNEB/Bahia, Brasil, ao jogar jogos digitais, com o propósito de observar alguns indicadores sobre a evolução da literacia digital nos seniores. Os seniores jogaram o jogo “Guardiões da Floresta” durante duas sessões e responderam a três questões sobre o que recordavam do jogo e sobre o que teriam aprendido a respeito das Tecnologias da Informação e Comunicação. Foi adoptada a abordagem metodológica qualitativa e a triangulação de dados foi feita através da observação direta e participante, questionário e entrevista semi-estruturada. A análise dos dados revelou que as práticas de jogos digitais pelos seniores contribuem para a sua literacia digital em que apresentam habilidades e competências em evolução. Estratégias e táticas são reveladas quando estão a descobrir maneiras de jogar e solucionar problemas, criar formas de ultrapassar os desafios, construindo-se significados e elaborando novos comportamentos.

Palavras-chave: Jogos digitais; Literacia; Literacia digital; Seniores

Biografia Autor

Iva Autina Cavalcante Lima Santos, Universidade do Estado da Bahia Doutorando na UA/UP

Ciências Humanas - Tecnologia e Educação

Downloads

Publicado

2016-06-08

Edição

Secção

Artigos