REFLEXÕES SOBRE A LITERACIA DIGITAL DOS SENIORES AO JOGAR JOGOS DIGITAIS

Autores

  • Iva Autina Cavalcante Lima Santos Universidade do Estado da Bahia Doutorando na UA/UP
  • Ana Isabel Veloso Universidade de Aveiro
  • Lynn Alves Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus I

Resumo

O artigo apresenta uma investigação realizada com cinco participantes da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) na UNEB/Bahia, Brasil, ao jogar jogos digitais, com o propósito de observar alguns indicadores sobre a evolução da literacia digital nos seniores. Os seniores jogaram o jogo “Guardiões da Floresta” durante duas sessões e responderam a três questões sobre o que recordavam do jogo e sobre o que teriam aprendido a respeito das Tecnologias da Informação e Comunicação. Foi adoptada a abordagem metodológica qualitativa e a triangulação de dados foi feita através da observação direta e participante, questionário e entrevista semi-estruturada. A análise dos dados revelou que as práticas de jogos digitais pelos seniores contribuem para a sua literacia digital em que apresentam habilidades e competências em evolução. Estratégias e táticas são reveladas quando estão a descobrir maneiras de jogar e solucionar problemas, criar formas de ultrapassar os desafios, construindo-se significados e elaborando novos comportamentos.

Palavras-chave: Jogos digitais; Literacia; Literacia digital; Seniores

Biografia Autor

Iva Autina Cavalcante Lima Santos, Universidade do Estado da Bahia Doutorando na UA/UP

Ciências Humanas - Tecnologia e Educação

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Publicado

2016-06-08

Como Citar

Santos, I. A. C. L., Veloso, A. I., & Alves, L. (2016). REFLEXÕES SOBRE A LITERACIA DIGITAL DOS SENIORES AO JOGAR JOGOS DIGITAIS. Páginas a&b: Arquivos E Bibliotecas, 87–102. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/1453

Edição

Secção

Artigos