TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E LIDERANÇA: a realidade da e-liderança

Autores

  • Patrícia Alves Martins Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do Instituto Politécnico do Porto
  • Manuel Salvador Gomes Araújo Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do Instituto Politécnico do Porto
  • Alberto Manuel Brandão Simões Centro de Estudos Humanísticos, Universidade do Minho

Resumo

O uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na liderança levou ao surgimento de um novo paradigma, a e-liderança. Contudo, não se pode chamar à liderança com apoio nas TIC e-liderança. Na e-liderança todos os processos de liderar decorrem com recurso às TIC e apenas excecionalmente há recurso a encontros face a face. Semelhante dependência obriga a que haja alterações em todas as facetas da liderança, como sejam as características do líder, da equipa e mesmo do tipo de relação que há entre ambos. As TIC também alteram a forma como se cria e gere a informação e o conhecimento dentro das equipas, agora e-equipas. Num estudo, verificou-se que 35% das empresas inquiridas possuem equipas virtuais. Claramente, a existência de equipas virtuais dentro das empresas dependerá da sua dimensão, maturidade, assim como do mercado em que se inserem.

Palavras-chave: e-liderança; Informação empresarial; Liderança; Tecnologias da Informação e Comunicação

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Publicado

2016-06-08

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Artigos