O DOCUMENTO DIGITAL NO CONTEXTO DAS FUNÇÕES ARQUIVÍSTICAS

Autores

  • Henrique Machado dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniel Flores Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Resumo

Resumo: A evolução das tecnologias da informação atinge diversas áreas do conhecimento. Neste contexto, ocorreu o advento do documento digital, responsável por transformações de ordem teórica e prática na Arquivística. Dentre estas transformações surge a necessidade de reformular conceitos como os de documento arquivístico e até mesmo a presunção de autenticidade. Como consequência, o documento digital foi incorporado ao arquivo em virtude de sua relação orgânica com os demais documentos. Neste sentido, são analisadas as transformações na ótica das sete funções arquivísticas, enfatizando as peculiaridades referentes aos documentos digitais. Por fim, ressalta-se que há necessidade de criar estruturas de metadados desde a produção, as quais irão auxiliar na classificação, avaliação, preservação digital, presunção de autenticidade, otimizando a busca e a difusão dos documentos arquivísticos.

Palavras-chave: Arquivística; Documento arquivístico; Documento digital; Funções arquivísticas

Biografias Autor

Henrique Machado dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação Profissional em Patrimônio Cultural da UFSM, arquivista do escritório de advocacia Martini, Medeiros & Tonetto: advogados associados e integrante dos grupos de pesquisa CNPq-UFSM: Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos (GED/A) e Patrimônio Documental Arquivístico (PDA). Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: preservação digital, gestão do conhecimento, diplomática contemporânea, gestão eletrônica de documentos e software livre.

Daniel Flores, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Ciência da Informação (UFRJ/IBICT). Professor Adjunto do Departamento de Documentação e do Mestrado em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Líder dos grupos de pesquisa CNPq-UFSM: Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos (GED/A) e Patrimônio Documental Arquivístico (PDA).

Downloads

Publicado

2016-07-26

Edição

Secção

Artigos